Tecnologia e sustentabilidade: RH tem como missão colaborar para tornar empresas mais sustentáveis

sustentabilidade com auxílio do rh

Economia de recursos e agilidade nos processos por meio da digitalização, é ponto chave para sustentabilidade com auxílio do RH nas empresas.

Uma coisa é fato, com o passar dos anos, o setor de RH recebeu muitas atribuições, tornando-se cada vez mais estratégico, e hoje tem como missão colaborar para tornar empresas mais sustentáveis, com auxílio da tecnologia.

Com o passar dos anos, o setor de recursos humanos recebeu muitas atribuições, tornando-se cada vez mais estratégico. Apesar da essência de cuidar das pessoas não ter sido deixada de lado, outras preocupações passaram a fazer parte da área, como por exemplo, ações de sustentabilidade.

Um estudo realizado pela IBM Institute for Business Value com 3 mil CEOs de todo o mundo revelou que 48% dos entrevistados do Brasil classificam a sustentabilidade como desafio máximo para suas empresas. E apesar de 68% relatarem a realização de ações e iniciativas de sustentabilidade, apenas 24% afirmam executá-las em toda a empresa.

“Quando o assunto é sustentabilidade, é comum que as pessoas o relacionem às questões de meio ambiente, como exploração de recursos naturais e poluição. De fato, o conceito tem a ver com os temas citados, porém, também vai muito além disso. Quando falamos de sustentabilidade empresarial, os olhares se voltam para organizações que pensam e aplicam atividades que vão beneficiar não só o seu negócio, como também o ecossistema em que está inserida”, afirma Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, empresa de soluções de tecnologia para RH.

Sustentabilidade com auxílio do RH: digitalização e engajamento

E é aí que o RH e a tecnologia podem ajudar! Para a CEO, a digitalização do setor é sinônimo de economia de recursos e agilidade nos processos, além de companhias mais sustentáveis e competitivas. Isso porque além de promover uma revolução nos processos burocráticos do RH, principalmente no que se trata do recrutamento e admissão, a tecnologia também se mostrou uma grande aliada para tornar a área mais sustentável. Hoje em dia, a maioria das empresas já dispensa o recebimento de currículos de papel, reduzindo o desmatamento e se adequando à obrigatoriedade da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Entre as práticas que podem ser estimuladas estão a diminuição do uso de papel, o investimento na digitalização de arquivos, a desestimulação do uso de utensílios de plástico, a mobilidade urbana, como home office ou modelo híbrido, a criação de treinamentos para as lideranças com o tema da sustentabilidade e a utilização de ferramentas de recrutamento e seleção, como o PandaPé, software do Infojobs, que digitaliza todo o processo de contratação de novos funcionários de forma mais assertiva, o que por consequência reduz possíveis gastos com demissões e novas contratações.

Além disso, a promoção de condutas colaborativas e recompensas internas para engajar o público e fomentar o uso consciente de alguns recursos também podem entrar no escopo de ações promovidas pelo RH. Iniciativas como essas são indispensáveis para empresas que desejam investir em sustentabilidade e também melhorar os seus processos.

É importante frisar que uma abordagem mais sustentável, partindo da diretoria e se caminhando para os demais setores, precisa estar cada vez mais enraizada no negócio. Logo, deve ser parte da estratégia da organização e cabe ao RH mobilizar e engajar os colaboradores por meio de ações voltadas para o tema. Tudo isso de forma muito bem pensada em um foco maior: proporcionar boas práticas para os funcionários dentro e fora do ambiente de trabalho.

“Para medir e otimizar o desempenho das atividades, a área de recursos humanos pode estabelecer indicadores que vão apontar se cada projeto está sendo eficiente ou não. A sustentabilidade dentro de uma organização geralmente é alcançada a médio e longo prazo, ou seja, mesmo com a ausência de resultados imediatos, é importante que a empresa esteja ciente disso para que não interrompa essa transição”, finaliza Ana Paula.

Sobre o Infojobs

Com mais de 35 milhões de visitas ao mês e 45 milhões de cadastros, o Infojobs é uma empresa de soluções tecnológicas para RH. A plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos oferece, há 18 anos, ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis. Recentemente, a empresa atingiu o número de 100 mil anúncios publicados, acompanhando a tendência de crescimento das oportunidades no mercado.

PraCarreiras e a mentoria de carreira

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