Trabalho híbrido ou home office total estão na preferência dos profissionais para o pós-pandemia.

home office total

Mas quais habilidades serão exigidas nos modelos de trabalho híbrido e home office total?

Com mais de 32% da população brasileira vacinada com a primeira dose contra a Covid-19, muitas empresas que haviam instituído o home office a seus funcionários começam a traçar estratégias para o retorno ao presencial, outras para adotar o modelo híbrido, e algumas para anunciar o home office definitivo.

O trabalho híbrido parece ser a tendência mais forte no momento e grandes empresas como a BMG já adotaram esse modelo. 43% dos entrevistados para uma pesquisa realizada pelo Google Cloud entre dezembro/20 e janeiro/21 afirmaram que as empresas onde trabalham já definiram que o modelo híbrido será adotado assim que a pandemia passar.

Home office total: As empresas ainda tem dúvidas

33% das empresas ainda não decidiram o modelo a seguir, mas nelas, 59% dos colaboradores disseram que querem mesclar o home office à ida ao escritório. Entre os jovens de 18 a 21 anos, 76% têm o desejo de trabalhar de forma híbrida.

De acordo com o relatório anual da Workana, maior plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, 84,2% dos gestores pretendem promover o trabalho remoto no pós-pandemia, e para 96,7% dos profissionais, poder trabalhar remotamente será um diferencial na hora de escolher um emprego.

Diante desse modelo de trabalho à distância – definitivo ou mesclado -, que habilidades os profissionais terão que desenvolver?
Conforme foi destacado no Fórum Econômico Mundial, as soft skills serão fundamentais daqui pra frente.

Home office total: Os dados da pesquisa

E dados da Workana confirmam as habilidades que estão entre as mais requisitadas pelas empresas.

• 19,2% dos gestores afirmaram que vão precisar de profissionais com pensamento ágil focado em soluções;

• 16,9% vão buscar por pessoas que se adaptam rapidamente a mudanças;

• 15,9% precisarão de colaboradores comprometidos com suas responsabilidades (ownership);

• 13% que sabem gerir seu próprio tempo e suas tarefas;

Essas habilidades pessoais, que são inerentes aos freelancers e autônomos, por exemplo, e fundamentais em um mundo volátil e cheio de incertezas como o que vivemos hoje, precisam ser trabalhadas pelos gestores junto a seus colaboradores.

Home office total: É preciso desenvolver e potencializar

Para desenvolvê-las e potencializá-las, é crucial que haja um equilíbrio entre vida pessoal e profissional – priorizando a saúde mental -, que a comunicação entre trabalhadores e contratantes seja o mais transparente possível, e que a tomada de decisões ocorra de forma conjunta – a exemplo do que já acontece no mercado freelance por meio da Workana, por exemplo, plataforma na qual talentos independentes dialogam com empresas sobre o que é necessário para que os projetos sejam realizados de maneira satisfatória a ambas as partes.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

O PraCarreiras é atualizado diariamente

Você sabia que no Pracarreiras você consegue acompanhar notícias como as de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto com mais detalhes sobre o processo seletivo, os requisitos das vagas e a experiência de quem consegue uma oportunidade.

Para acompanhar, basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui