Trabalho híbrido exige resiliência e organização para ser bem-sucedido

resiliência e organização

Modelo, que é tendência entre colaboradores e gestores, deve ser marcado, segundo o mentor de negócios Roberto Vilela, por maturidade do profissional.

A implementação do modelo híbrido de trabalho já é uma realidade para os gestores. De acordo com um estudo realizado pelo Aon Push Survey, 84,9% das empresas devem adotar a modalidade no próximo ano.

A pesquisa desenvolvida pela PwC aponta que esta também é uma preferência de 72% dos colaboradores. Roberto Vilela, consultor empresarial e mentor de negócios, afirma que o sucesso da modalidade híbrida depende da maturidade com que os profissionais  vão lidar com o novo momento.

Resiliência e organização: termo amplo

“A resiliência é um termo amplo que, quando aplicado aos indivíduos, trata sobre a habilidade de se adaptar às adversidades.

O último ano nos trouxe várias e, ainda que a flexibilização do trabalho tenha sido uma necessidade a qual nos adaptamos com rapidez, essa mesma agilidade não se aplica à  mudança do nosso mindset.

Estamos acostumados à proximidade, ao compartilhamento. Então, mais do que se adaptar, o profissional ainda precisa desenvolver a habilidade de se manter motivado, produtivo, administrando o estresse e as expectativas que o cercam”, explica.

Resiliência e organização: é uma incógnita

Porém a maneira que essa retomada ocorrerá ainda é uma incógnita. Isso porque, após a migração radical dos funcionários para o home office, as dinâmicas corporativas também passaram por transformações. “As percepções de toda a pirâmide organizacional mudou, destacando necessidades e alterando o que antes era prioridade. Nesse cenário o profissional deve enxergar as mudanças que precisam ser aplicadas e compreender que o mercado como um todo apresenta novas demandas. E aí que entra em questão a maturidade do profissional, porque ainda que a força de trabalho seja híbrida, como manter as interações no mesmo formato e com a mesma qualidade?”, cita Vilela.

Resiliência e organização: a adaptação

A adaptação, segundo o especialista, é incerta principalmente pelas mudanças culturais e a revisão de conceitos antes estabelecidos. “O profissional sempre precisou saber conciliar a vida profissional com a pessoal, mas antes havia uma separação entre esses ambientes que tornava mais fácil distinguir os ambientes. Agora essa conexão ficou muito mais próxima, então há uma demanda importante de se desenvolver a consciência necessária para saber discernir esses dois  aspectos dentro de um mesmo ambiente”, explica o profissional.

A visão de Vilela vem ao encontro do levantamento realizado pela Orbit Data Science onde 45% dos brasileiros demonstraram insatisfação após alguns meses de home office integral.

“O contato humano é essencial, sempre foi. Ainda que não retornemos a mesma normalidade que possuíamos antes da pandemia, esses valores continuarão sendo importantes porque é por meio deles que o profissional se desenvolve, compartilha experiências e estreita o relacionamento com o mercado de trabalho.

Resiliência e organização: novo mundo

Então, neste novo mundo, precisamos saber aliar o que havia antes com o que virá, desenvolvendo uma nova forma de se portar tendo como base todos os ensinamentos que o mercado já trouxe. A transferência de cultura e a colaboração vão além do que as ferramentas tecnológicas podem oferecer e precisa ser praticada pela equipe para potencializar os resultados individuais e coletivos”, explica Roberto.

Com a complexibilidade trazida pelas novas modalidades de trabalho, as particularidades de cada trabalhador e um mercado cada vez mais competitivo, o momento de retomada, de acordo com Roberto Vilela, apresenta a consciência como um novo pilar. “Devem ser norteadores para os profissionais neste momento: a consistência, a coerência e o comprometimento. Esse não é um cenário com o qual estamos acostumados e buscar se aperfeiçoar será um ingrediente de valor para o novo paradigma que se criou”, diz.

Resiliência e organização: sobre o consultor

Roberto Vilela é consultor empresarial e mentor de negócios, especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, consultoria comercial e treinamentos vivenciais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.

Leia também – O impacto do retorno presencial ao trabalho na saúde mental.

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