Google search engine
InícioComportamentalO impacto do retorno presencial ao trabalho na saúde mental

O impacto do retorno presencial ao trabalho na saúde mental

A Telavita traz cinco dicas de como conseguir retornar ao trabalho no escritório.

A pandemia apresentou uma nova realidade no mundo. A vida pessoal, o trabalho e as interações sociais sofreram mudanças drásticas, mas, a retomada de tais atividades é inevitável. Por isso, precisamos falar sobre o retorno ao presencial e, principalmente, sobre a relação das pessoas com seus empregos. Muitos continuaram a produzir presencialmente, mas boa parte adotou o sistema de trabalho remoto. Então, resta uma questão sobre como será esse novo momento pós-pandemia.

Impacto do retorno presencial: a adaptação ao trabalho remoto

De acordo com uma pesquisa da McKinsey, realizada entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, o trabalho remoto proporcionou um aumento significativo da produtividade individual e das equipes. Além disso, segundo alguns executivos, a satisfação de clientes também cresceu, apesar do momento delicado.

Mas, mesmo com todas essas vantagens, muitas empresas estão começando a reabrir seus escritórios e retornam a uma normalidade anterior à Covid-19. Com o “velho” normal voltando a ativa, é possível observar um grupo de pessoas que tem problemas em se adaptar à ideia de atividades presenciais ou mesmo híbridas. Quando se trata do que está causando esse “medo” de voltar ao escritório, existem vários fatores potenciais.

Felizmente, há uma série de coisas que os colaboradores (e os próprios empregadores) podem fazer para ajudar a tornar a transição mais suave. Abaixo estão algumas das principais dicas da Telavita para levar as pessoas de volta ao escritório.

Impacto do retorno presencial: concentre-se nas suas necessidades de trabalho e evite comparações com os outros

É importante reconhecer que a sua necessidade neste momento pode ser diferente do que os outros precisam. Nenhuma perspectiva é mais ou menos válida do que outra, mas sim um reflexo de nossa necessidade individual. Tente não julgar os outros – e até a si mesmo – se eles estão ansiosos ou relutantes para retornar ao escritório. Também está tudo bem se você decidiu que têm necessidades de trabalho diferentes da pré-pandemia e fará grandes mudanças.

Impacto do retorno presencial: reconfigure seu espaço de trabalho de uma forma que seja reconfortante para você e reconheça a mudança

Se você está voltando para o escritório, pense no espaço físico em que você estará trabalhando e tente torná-lo mais acolhedor para você. “O autocuidado no trabalho também pode envolver ter coisas em nosso espaço imediato que nos acalmam e nos ancoram em momentos de estresse. Seja adicionando fotos, escutando música, cuidando de plantas, fazendo arte ou outros itens que refletem quem você é agora”, afirma Silvia Zoffmann, psicóloga credenciada da Telavita.

Impacto do retorno presencial: dê voz ao que você precisa para apoiar seu trabalho e sua vida doméstica

Talvez você tenha descoberto algo sobre seu relacionamento pessoal que precisa de mais dedicação durante a pandemia, e tenha uma melhor noção do que você precisa da sua vida profissional. Se for esse o caso, é provavelmente uma boa hora para falar sobre isso. Tudo bem dizer: “Aprendi muito sobre mim mesmo durante a pandemia, e daqui para frente, eu gostaria de fazer algo diferente”.

Impacto do retorno presencial: planeje pausas diárias

À medida que você retomar o horário do escritório, certifique-se de planejar o tempo para pausas diárias para ajudar com o seu estresse. Uma caminhada de 15 minutos, ter tempo para ouvir um podcast ou alguma música, almoçar fora (e longe de sua mesa), ou algum alongamento regular na hora do almoço pode ter um efeito positivo para ajudar a mudar sua mentalidade durante dias estressantes. “A parte importante é construir isso de forma proativa (como um compromisso agendado em seu calendário) e protegê-lo a todo custo. É a consistência de fazer isso regularmente que apoia nossa saúde mental”, destaca Silvia.

Impacto do retorno presencial: procure apoio para a saúde mental

Tudo bem se você está com problemas. Se você descobrir que está tendo dificuldades em voltar para o escritório, ou para responsabilidades em geral, não há vergonha em pedir ajuda, especialmente, de um provedor de saúde mental. Você não tem que passar por isso sozinho. Você pode ter notado mudanças em seus padrões de sono ou alimentação durante a pandemia, aumento do uso de álcool ou outras substâncias ou até menos energia. Porém, não se isole, afinal, um profissional de saúde mental pode ajudá-lo nessa transição, bem como ajudá-lo a descobrir um caminho a seguir.

Impacto do retorno presencial: o retorno é benéfico?

Os relatos recebidos nos atendimentos mostram que os benefícios das atividades presenciais podem não compensar esse retorno. Esse mundo repleto de interação, trânsito, gastos com roupas, acessórios, alimentação fora de casa, muitas vezes, pode ter o efeito contrário nessa balança.

O sistema híbrido pode ser uma opção para muitas empresas e negócios que podem lucrar com a redução de custos com espaços físicos. Além disso, essa opção pode também trazer um conforto tanto às pessoas que não se adaptaram ao trabalho remoto, quanto aos que priorizam as atividades à distância para garantirem qualidade de vida.

A pesquisa da McKinsey, inclusive, mostra que o futuro do trabalho será mais híbrido. Entretanto, o estudo aponta que 21% a 80% das atividades laborais serão presenciais e de uma a quatro vezes por semana.

O retorno gradual e de forma híbrida poderá mostrar que as pessoas terão uma grande chance de inovar e se adaptar às demandas atuais. Além disso, a volta das atividades também irá valorizar o autocuidado, a produtividade no espaço físico e, sobretudo, a qualidade do trabalho que exercem e as suas relações pessoais.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras