Google search engine
InícioComportamentalBoa alimentação aumenta produtividade de trabalhador em 20% e reduz absenteísmo

Boa alimentação aumenta produtividade de trabalhador em 20% e reduz absenteísmo

A falta de uma alimentação não balanceada na empresa pode afetar a saúde tanto pelo excesso, como pela falta de nutrientes do trabalhador.

A relação entre alimentação saudável e produtividade já foi tema de estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, revelam que uma alimentação adequada pode aumentar em até 20% a produtividade dos colaboradores. “Por isso mesmo, a criação dos cardápios nos restaurantes coletivos começa com o equilíbrio de macronutrientes presentes nos alimentos, responsáveis pela saciedade e que têm papel fundamental na produtividade do indivíduo”, destaca Juliana Guidetti, nutricionista e Coordenadora de Relacionamento da Essencial Nutrição (www.essencialnutricao.com.br), empresa especializada em disponibilizar serviços em restaurantes corporativos.

Uma alimentação saudável e balanceada, com a possibilidade de um acompanhamento nutricional, é a base para manter o organismo e fornecer os nutrientes necessários para o trabalhador realizar as atividades do dia a dia com eficiência.

A elaboração do cardápio é feita de modo a deixá-lo atrativo, visualmente e sensorialmente, e cada item é pensado de forma a não se repetir em cor e sabor em um mesmo dia. “O equilíbrio entre os itens considerados mais leves e os mais pesados na alimentação ajuda na produtividade do indivíduo, por isso a avaliação de macronutrientes é imprescindível”, afirma Juliana.

Boa alimentação: Alimentação balanceada

Considerando uma alimentação balanceada, o cardápio para uma boa refeição, diz Juliana, é composta por salada (crua, cozida e grãos variando no cardápio), arroz e feijão diariamente, guarnição de acompanhamento e o prato principal proteico. “A empresa deve respeitar o recomendado pelo PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) para oferecer exatamente os nutrientes necessários e em quantidade adequada na alimentação”, argumenta Ana Porteiro, nutricionista da Essencial Nutrição.

A falta de uma alimentação não balanceada pode afetar a saúde tanto pelo excesso, como pela falta de nutrientes. Uma alimentação balanceada é aquela que fornece ao organismo humano nutrientes necessários para um bom funcionamento, como, por exemplo, vitaminas, minerais, fibras, proteínas, gorduras e os carboidratos. “Com uma boa alimentação o indivíduo mantém um peso corporal estável e previne doenças decorrentes de uma alimentação incorreta, como diabetes e hipertensão”, explica Juliana Guidetti.

Boa alimentação: Cardápio pensado 3 meses antes

Na Essencial Nutrição, que fornece alimentação em restaurante coletivo para mais de 70 empresas, o estudo e elaboração do cardápio é realizado com cerca de três meses antes da data em que será utilizado. “Esse período é necessário para inclusão de cardápio em sistema e programação de compras, com o objetivo de entregar exatamente o que o restaurante precisa no prazo para cumprir o que propomos”, argumenta Juliana.

Boa alimentação: Elaboração do cardápio

No momento que o cardápio é elaborado respeita-se sazonalidade principalmente para frutas, legumes e verduras, levando em consideração o item da estação e respeitando o tempo hábil para que os produtores rurais possam programar plantio e colheita dos itens. “Modificações no cardápio podem ser realizadas de acordo com situações que fogem aos nossos controles, como mudanças climáticas. Nesse momento é realizada uma alteração (semanal ou diária), sempre levando em consideração que a substituição tem que ser balanceada com o cardápio e compatível em nutrientes com o item substituído, em parceria com nossos fornecedores”, diz a nutricionista da Essencial.

A alimentação balanceada deve conter vários grupos de alimentos, como as verduras, proteínas, leguminosas, cereais, frutas e laticínios. “Devemos sempre pensar em todos esses grupos, assim a dica de ouro é basear a alimentação nos alimentos in natura ou minimamente processados, que são a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada e apropriada”, revela Juliana.

Boa alimentação: Sobre a Essencial

Com sede em São Carlos (SP), tem à frente o casal de empreendedores Ronaldo e Regina Agnelli, que em 2000 decidiu unir 30 anos de experiência em administração e nutrição para criar a empresa que atende mais de 70 clientes, produzindo 500 mil refeições por mês. É especializada em disponibilizar serviços em restaurantes corporativos de alto valor nutricional que amplificam a produtividade e a sensação de bem-estar de cada cliente fundamentada por profissionalismo e inovação. E acredita que planejar e preparar a nutrição de clientes de maneira técnica, porém, sem perder características essenciais à saúde e a satisfação de alimentar-se, é a grande contribuição à boa mesa.

A empresa oferece um atendimento personalizado e diversificado, que busca melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e consumidores por meio de pratos nutritivos, criativos, balanceados e preparados com temperos naturais, o que faz valer o slogan “paixão por sabor e saudabilidade”. O Sistema de Gestão de Qualidade é certificado com a ISO 9001-2015 pela norte-americana ABS Quality Evaluations, e a companhia investe de maneira constante em treinamentos, pesquisas orientadas aos melhores processos, técnicas, produtos e sabores.

Leia também – Diversidade transforma a relação das pessoas e melhora o ambiente de trabalho.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras