Até que ponto esticar os próprios limites pode ser saudável

autoconsciência como norteadora natural

A autoconsciência como norteadora natural: Valesca Chagas comenta a importância de saber a hora de parar, respirar para então, avançar.

A maioria de nós já deve ter ouvido a frase: Trabalhe enquanto eles dormem. Também não nos faltam exemplos nas redes sociais, na verdade, não é preciso nem procurar muito, pois tem sempre alguém que acorda às cinco da manhã com uma energia fora da normalidade e que ama tanto o seu trabalho a ponto de parecer não parar nunca, dizendo que não se pode perder tempo. Valesca Chagas — gestora de carreiras explica as até que ponto esse método work hard, play hard pode ser saudável.

Apesar de muitas dessas pessoas parecerem super-heroínas, muitas vezes são pessoas que apenas definiram objetivos claros para seu dia-a-dia e até mesmo, para sua vida. Aquela pessoa que acorda às cinco da manhã, muito provavelmente dormiu cedo e se sentiu descansada o suficiente naquele horário, mesmo sendo considerado tão cedo para maior parte das pessoas.

Eu sou um pessoa que gosta de acordar bem cedo. Costumo usar esse tempo para ler, escrever ou estudar. Mas, para isso, eu preciso ter dormido cedo na noite anterior, do contrário, fico exausta e não consigo fazer nada. Mas, eu não faço isso seguindo qualquer tendência do que falam por aí. Eu sou mãe, e quero usar esse pequeno momento para fazer coisas sozinha” comenta Valesca.

As pessoas precisam olhar mais para si e entender quais são seus limites. Isso costuma ser difícil, principalmente em tempos atuais quando existe uma grande cobrança no trabalho e se está em um ritmo alto e acaba se deixando como último em suas prioridades. “Quando você está indo além dos seus limites, pode sentir mais stress, irritabilidade, dores de cabeça, cansaço, insônia. Enfim, cada pessoa pode ter um tipo de sintoma diferente da outra” finaliza a mentora.

Autoconsciência como norteadora natural: tirar um break 

Parar para avançar é mais importante do que se imagina

Engana-se quem pensa que quanto mais tempo concentrado e focado, melhor a fluidez de ideias e melhor resultado será. Muitas pessoas acabam passando horas sentadas na frente de uma tela trabalhando. Quando isso acontece, a sua capacidade de foco e de absorver o que está fazendo vai diminuindo. Esse é um dos fatores para que você faça pausas. Além disso, para a sua saúde física, não é bom passar muito tempo nessa posição. Há estudos que dizem que ficar sentado por muito tempo é o novo ato de fumar.

Apesar de sabermos que com o rush que vivemos hoje, principalmente em cidades metropolitas como São Paulo, a gestora de carreiras menciona que “No método pomodoro, por exemplo, a recomendação é que você fique 25 minutos focado em algo e depois descanse 5 min. Nesse exemplo, você poderia levantar um pouco, tomar uma água, andar. Mas, boa parte das reuniões dura 1 hora. Se entre esses intervalos, você puder pausar um pouco, certamente isso te ajudará”.

A autoconsciência como norteadora natural

Quando você se conhece, consegue nomear o que está sentindo, inclusive sinais que refletem no seu corpo. Quando você desenvolve a inteligência emocional, passa a ter mais controle e noção das suas emoções. Então saber identificar o momento em que está muito estressado, exausto, com fome ou o momento em que precisa simplesmente não fazer nada.

Sobre a Valesca: Apresentando 18 anos de experiência em Recursos Humanos, Valesca é formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Mackenzie. Além disso, possui anos de experiência em liderança de equipe, nas áreas de Consultoria Interna de RH e R&S. Formada em Coach pelo Eco-Social, cursando pós-graduação em Neurociência, na PUC e psicanálise, pelo CEP. E para finalizar formação em Mentoria, pela Rocket.

PraCarreiras e a mentoria de carreira

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!