Google search engine
InícioComportamental5 atitudes para ser uma líder de sucesso

5 atitudes para ser uma líder de sucesso

Autora do recém-lançado livro “A Coragem de se apaixonar por você”, Gisele Miranda ensina mulheres a desenvolverem as habilidades necessárias para a liderança e se destacarem no mundo corporativo.

O que leva uma líder a ser bem-sucedida? Qual o “segredo” do sucesso quando se fala em gestão? Não existe resposta fácil, nem única, para esses questionamentos. Mas é possível, sim, adotar algumas atitudes que ajudam nessa trajetória, e fazem com que aquela liderança seja marcante.

“Ninguém nasce sabendo ser líder, embora para alguns o espírito de liderança seja mais natural. O principal é não ter medo de errar, buscar se aprimorar e aprender novas competências sempre”, avalia Gisele Miranda, autora do livro ” A Coragem de se apaixonar por você “. Há 25 anos ela auxilia mulheres a despertarem 100% de seu potencial na carreira e na vida pessoal, tornando-se protagonistas de suas histórias.

Gisele ressalta que é muito comum enfrentar dificuldades ao tornar-se uma líder dentro da empresa. “Isso acontece porque, muitas vezes, aquela profissional não foi preparada de verdade para ser uma gestora, e acaba aprendendo as dores e alegrias da função ao longo do caminho. Assim, a comemoração pela promoção dura pouco, e acaba sendo seguida por decepções e frustrações. Ao conquistar o cargo de liderança, a pessoa enfrenta um grande desafio: controlar um tempo que não é seu”.

“Não é fácil perseguir um resultado que não depende de você, pois ao tornar-se líder a entrega passa a depender 100% da performance das pessoas daquele time. Sem falar nos problemas comportamentais e falhas de comunicação”, avalia Gisele.

Gisele listou algumas dicas para ajudar as mulheres em sua jornada como líderes:

Líder de sucesso: seja líder de você mesma

Pode parecer estranho, mas, antes de liderar uma única pessoa ou uma equipe gigantesca, é preciso ser líder de si mesma. “A princípio essa ideia não parece fazer sentido, mas é a mais pura verdade. Antes de apontarmos o caminho para alguém, precisamos ter muito claro, para nós mesmas, quais as saídas que enxergamos, e os alvos que precisamos atingir”, explica a autora.

Sem isso, de acordo com Gisele, é impossível estabelecer qualquer tipo de meta, ou iniciar uma liderança que renda frutos e cause impactos positivos.

Líder de sucesso: saiba onde quer chegar

Ter clareza do que realmente almeja e como planeja chegar lá – partindo do ponto em que se está no momento atual- é outro aspecto fundamental. “Ninguém irá respeitar uma líder que parece perdida, ou que não tem consistência naquilo que fala”, comenta Gisele. “É preciso ter coerência”.

Para identificar o rumo que quer tomar, e o percurso a seguir, crie um plano para explorar o passo a passo que imagina para sua carreira, e como seu time pode auxiliá-lo nessa trajetória, e vice-versa. “Quais são as suas habilidades e talentos? Você está explorando-os em sua totalidade? De que maneiras você pode inspirar e motivar sua equipe? O que pode aprender com os liderados?”.

Líder de sucesso: seja clara na comunicação

Outra questão que costuma dar “dor de cabeça” para as líderes, principalmente as menos experientes, é a comunicação com o time. “Não é tão simples quanto parece dar feedback, por exemplo. Isso porque muitas vezes é necessário dizer a alguém da equipe algo que ele não gostaria de escutar, e esse é um dos maiores desafios do papel de líder. Como dizer a alguém que está deixando a desejar em algum ponto sem ofender ou sem que a pessoa em questão leve a crítica construtiva para o lado pessoal?”.

Esse é um processo que requer treino, e a líder precisa querer e se esforçar para tornar a comunicação fluida e constante, além de dar feedbacks cada vez melhores. “O time também precisa se sentir à vontade para pedir um feedback, ou até mesmo para apontar pontos de melhoria no modelo de gestão. Aquela antiga ideia de que o chefe não erra e não pode ter suas falhas apontadas é ultrapassada e não funciona no mundo de hoje”, analisa.

Líder de sucesso: confie no seu time

Outra dificuldade comum das líderes “de primeira viagem” é não ter plena confiança na equipe. “Já ouvi de muitas mulheres que tinham receio em delegar tarefas, ou que não conseguiam confiar em seu time. Isso é muito ruim e atrapalha totalmente a relação entre líder e liderados. Como aquela gestora pode esperar que sua equipe confie nela, se ela mesma não confia?”, questiona Gisele.

Para Gisele, a gestão da equipe é sem dúvida o maior desafio da liderança. “Gerir pessoas nunca foi fácil e nunca será, mas nenhuma mulher será uma boa líder se não tiver ao seu lado uma equipe engajada e que ‘abraça a causa’. Por isso, é sempre importante fazer o exercício de procurar enxergar cada situação pensando no ponto de vista do colaborador”, ensina a autora.

Líder de sucesso: controle as emoções

Para a especialista, a inteligência emocional é outro aspecto indispensável para uma liderança de excelência. “Muitas mulheres já me relataram que, ao assumirem como gestoras, adotaram comportamentos inadequados, às vezes até sem nem mesmo perceber. É o caso, por exemplo, daquela gestora que interage de forma ríspida com a equipe, ou não dá a devida atenção a cada integrante do time. São atitudes que podem ser inconscientes, ou por falta de atenção, e que boicotam qualquer chance de sucesso”, finaliza ela.

Líder de sucesso: sobre a Gisele Miranda

Mentora de Carreira & Liderança, autora e palestrante, Gisele Miranda atua há 25 anos auxiliando mulheres a despertarem 100% de seu potencial na carreira e na vida pessoal, tornando-se protagonistas de sua própria história. Com formação em Psicologia Positiva, Neurolinguística e Neurociências, tem como principal missão fomentar e empoderar as lideranças femininas nas organizações, guiando mulheres e empresas rumo ao sucesso. É autora do recém-lançado livro “A Coragem de se apaixonar por você” (Editora Gente).
Leia também –

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras