Aspectos psicológicos e saúde mental: cuidados e mudanças

Aspectos psicológicos

O período pandêmico trouxe consequências relevantes para o dia a dia dos profissionais, exigindo mudanças de hábitos e a adaptação a novos formatos de trabalho.

O Brasil está enfrentando o segundo ano da pandemia de Covid-19. No contexto empresarial, em que diversas organizações tiveram de reformular processos e adequar métodos de trabalho à necessidade de reclusão, visto a implementação de medidas de isolamento social, ainda se mostra extremamente relevante o debate acerca da saúde mental dos colaboradores.

Não há como desconectar a influência de uma condição psicológica estável e saudável à produtividade que o profissional apresentará em seu cotidiano operacional.

Mudanças surgiram em decorrência desse momento atípico e continuarão desafiando gestores e suas equipes internas. O diferencial, sem dúvidas, está na forma como as pessoas se comportam diante situações adversas, bem como à urgência por mais flexibilidade. Isso posto, é de suma importância que pensemos em medidas capazes de preservar a sanidade de todos, sem distinções.

Aspectos psicológicos: Saúde mental é fator estratégico para lideranças

Em uma pesquisa recente publicada pela Amcham Brasil, indicou-se que cerca dos 49% dos líderes corporativos entrevistados colocaram a saúde mental dos profissionais, de todos os departamentos, em um estágio elevado de preocupação. No estudo, destacou-se o aumento em quadros de depressão como fator primário para que cada vez mais figuras de liderança se atentem à questão em nosso país.

Certamente, essa é uma tendência que vai além de modismos ou estratégias passageiras, trata-se de um dos grandes pilares para que a gestão de pessoas aconteça de forma adequada, a modo que as pessoas sejam valorizadas.

Em um cenário pandêmico, é pouco provável que assuntos externos permaneçam alheios à atuação de qualquer um de nós, ainda mais se tomarmos como parâmetro a adoção repentina e quase obrigatória de novos modelos de trabalho, como o home office e outros sistemas híbridos.

Aspectos psicológicos: Sob a ótica das empresas

É essencial a execução de iniciativas que promovam um clima organizacional inclusivo e, principalmente, conectado à realidade apresentada por cada um dos colaboradores. Dentro dessa proposta, a comunicação exerce uma função primordial, na medida em que deve ser conduzida com clareza, deixando todos alinhados sob o mesmo objetivo, sem a presença de ruídos.

Esse senso de coletividade, encabeçado por uma liderança consolidada, traz equilíbrio e ilustra um sentimento positivo de que todos estão caminhando em harmonia para que períodos de crise sejam superados. Além disso, o profissional terá tranquilidade para identificar suas maiores prioridades, da vida particular à participação em seu cotidiano corporativo.

Aspectos psicológicos: Contexto financeiro traz novos talentos

Em termos gerais, o tópico abordado nesse artigo já é bastante sensível, afinal, estamos lidando com seres humanos, no contexto de uma das crises sanitárias mais graves na história do Brasil.

Levando a reflexão para departamentos financeiros, surgem variáveis que só alimentam um espaço repleto de incertezas, cuja pressão é rotineira e sentida pelas equipes atuantes. Nesse sentido, é preciso garantir que as melhores ferramentas analíticas estejam à disposição dos envolvidos na área, otimizando as etapas de tomadas de decisão.

Para encerrar, entendo que a busca por mais serenidade no ambiente corporativo é um dever condizente com os tempos atuais. Pensar em ações compatíveis com o bem-estar dos colaboradores não pode ser um ato secundário ou até mesmo postergável. Ao investir na saúde mental de seus profissionais, a empresa abre portas para diversas oportunidades de melhoria, estimulando a produtividade e o engajamento de todos.

Aspectos psicológicos:  Sobre Ana Luiza Milan

Ana Luiza Milan é cofundadora e Head de Projetos na Receiv, sistema de cobrança inteligente. Psicóloga, com especialização em Administração de Recursos Humanos.

Aspectos psicológicos: Sobre a Receiv

A Receiv é um Sistema de Cobrança Inteligente, que potencializa a gestão de contas a receber e facilita as atividades do time financeiro em toda a jornada da cobrança. Fundada em 2014, ajuda empresas a aprimorar o relacionamento e a experiência do cliente que se encontra em situação de inadimplência. A Receiv atende empresas B2B e B2C, dentre elas o Grupo Ipiranga, Brinks, Unimed e Linx. Veja mais: https://www.receiv.it/

Leia também – Apoio no home office: a importância do bem-estar das pessoas colaboradoras na pandemia.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui