A retomada gradual do comércio e do setor de serviços já movimenta o mercado de trabalho e eleva as vagas de emprego em aplicativos.
De janeiro a maio deste ano, 10 mil novas vagas foram abertas, segundo dados do Trampolim, aplicativo colaborativo de empregos. A oferta de vagas é 117% maior do que o acumulado nos primeiros cinco meses de 2021, quando foram criados 4,6 mil postos.
De acordo com o levantamento realizado pela plataforma, as áreas com maior volume de vagas foram serviços gerais (30%), vendas e atendimento (25%) e indústria (13%). Para Bruno Rizzato, diretor de produtos do Trampolim, a criação de vagas está diretamente relacionada à retomada das atividades econômicas.
Com a melhoria no quadro da pandemia, ou seja, com o avanço da vacinação e o relaxamento das medidas de distanciamento social, os serviços mais presenciais, que tinham sido bastante afetados, começam a ter um processo de recuperação mais vigoroso, principalmente os outros serviços, alojamento e alimentação, serviços domésticos, transporte e alojamento.
“Estamos em um processo de recuperação das perdas que ocorreram em 2020, com recuperação ao longo de 2021 e início de 2022. Agora, os negócios voltam a receber mais clientes, em especial nos setores varejista, hoteleiro e alimentício. A expectativa é que haja o aumento de vagas para atender a alta demanda dessas áreas”, explica o executivo Bruno Rizzato.
O desemprego, de forma simplificada, se refere às pessoas com idade para trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam o aquecimento do mercado. O desemprego no Brasil caiu para 9,8% em maio de 2022, menor taxa registrada no país desde de 2016. Só as micro e pequenas empresas foram responsáveis por quase 80% do saldo de contratações com carteira assinada de janeiro a abril, apontou o novo Caged.
Vagas de emprego em aplicativo: Trampolim
As vagas de MPEs são maioria no app Trampolim. “No momento, existem 2 mil vagas de pequenos negócios ativas no aplicativo. A maioria para os cargos de vendedor, atendente, auxiliar de cozinha, ajudante geral e recepcionista”, ressalta Bruno Rizzato.
Para interessados em acessar ou cadastrar vagas, clique no link e baixe o aplicativo. Disponível para Android.
A ideia do aplicativo Trampolim é que as pessoas compartilhem vagas de trabalho que não são encontradas nos sites de emprego comuns ou nos casos em que pessoas com alguma dificuldade financeira, por exemplo, não tenham acessos a essas oportunidades em sites pagos.
Segundo Bruno Rizzato, diretor de produtos do site, que é gratuito, a ideia é que “as pessoas tirem foto e compartilhem no aplicativo vagas de emprego que veem nas ruas, como fixadas em cartazes em lojas, ou em postes de rua, por exemplo, vagas que nem sempre são acessíveis a todos”.
“Um chapeiro muitas vezes nem tem currículo, nem sabe como faz, ele sai perguntando nos locais se precisam de alguém e normalmente vai procurar no centro da cidade, locais empresariais, onde há maior demanda, e nem sabe que pode ter uma vaga pertinho da sua casa, a uma quadra, porque é na periferia, e ele nem lembrou de procurar por lá”, explica Rizzato.
Já no primeiro mês de atividade o aplicativo já tinha mais de 5 mil usuários ativos e 3 mil vagas compartilhadas.
Sobre o App Trampolim
O Trampolim é o primeiro aplicativo colaborativo de empregos, no qual os próprios usuários compartilham vagas e oportunidades de pequenos estabelecimentos, lojas de bairro e serviços que normalmente são divulgadas na vitrine/porta dos estabelecimentos e não são publicadas em sites tradicionais de emprego.
PraCarreiras e a mentoria de carreira
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Acompanha a gente no https://www.instagram.com/carolina.okubo/.