Cinco dicas para ter um LinkedIn mais profissional

LinkedIn mais profissional

O networking é a principal estratégia para quem busca se destacar na rede.

O LinkedIn, rede social que reúne profissionais e empresas, conta, atualmente, com 756 milhões de inscritos, em mais de 200 países em todo o mundo. Do total de usuários, cerca de 49 milhões são brasileiros, representando uma fatia de 6,6% da plataforma que visa fomentar o mercado de trabalho, criando oportunidades, além de abrir espaço para discussões de temas relevantes ao ambiente corporativo e promover iniciativas.

Para aproveitar o potencial dessa poderosa ferramenta, não basta, no entanto, apenas criar um perfil. Tadeu Ferreira, consultor de carreira e diretor geral da Aprimorha, dá cinco dicas para quem deseja ter um LinkedIn mais profissional.

LinkedIn mais profissional: Dica 1.

A primeira delas é apresentar um bom conteúdo. “Muito se engana o profissional que acha que um LinkedIn bom é aquele que está cheio de cargos e cursos. O perfil precisa conter informações, uma narrativa bem escrita sobre a trajetória da carreira e os resultados”, acrescenta.

LinkedIn mais profissional: Dica 2.

Ferreira ressalta que a plataforma funciona como uma rede de relacionamento orgânica e, por isso, sugere, em segundo lugar, que o usuário busque se conectar com o maior número possível de contas que tenham a ver com a área de atuação dele, que façam sentido para a sua carreira.

LinkedIn mais profissional: Dica 3.

A terceira dica, que parece simples, segundo ele, mas que tem grande relevância, é a utilização de foto. “Perfil com foto tem 14 vezes mais chances de ser visualizado por recrutadores”, diz.

LinkedIn mais profissional: Dica 4.

Para o consultor, a quarta dica está relacionada à necessidade de manter um posicionamento coerente dentro do LinkedIn em relação ao tipo de conteúdo que se segue, tomando cuidado com curtidas e comentários em páginas ou temas fora de contexto, densos ou sensíveis.

LinkedIn mais profissional: Dica 5.

E, por fim, ele considera o networking a quinta e mais importante dica. “Networking é reciprocidade, é um trabalho que tem uma mão de duas vias. Não adianta movimentar o LinkedIn uma semana e deixá-lo dois meses inativo, por exemplo. Para se ter a visibilidade desejada nessa plataforma, é preciso fazer o uso correto, constante e mais assertivo dessa rede de contatos”.

LinkedIn mais profissional: Ajuda especializada

Para quem precisa de ajuda para dominar essas dicas e aproveitar ao máximo os recursos da ferramenta, encontra hoje empresas de consultoria de carreira e orientação profissional que oferecem em seu portfólio de serviços revisão de LinkedIn, para deixá-lo mais vendável, mais atrativo ao mercado, assim como fez o gestor de Qualidade, Samuel Pereira, que procurou a Aprimorha em 2020 para atualizar o seu currículo, visando fazer uma transição de carreira.

LinkedIn mais profissional: Uma experiência mais assertiva

“Foi uma experiência muito assertiva. A Aprimorha fez todo o levantamento do meu perfil, com base no meu histórico profissional, experiências e cursos. Com a revisão do currículo, o LinkedIn também foi atualizado e direcionado para as vagas que eu tinha interesse, de coordenação, supervisão ou mesmo sênior nas áreas de Qualidade e Garantia da Qualidade.
Este ano, com o aquecimento do mercado, meu perfil começou a chamar mais atenção, a ser mais visualizado, até que uma empresa entrou em contato, me apresentando uma oportunidade. Depois de um mês de processo seletivo, fui contratado”, conta Pereira.

LinkedIn mais profissional: Sobre a Aprimorha

Fundada em 2014, em Campinas (SP), a Aprimorha é uma empresa de consultoria de carreira e orientação profissional que atua com um método próprio e inovador para gerar resultados reais.

Seu time é altamente qualificado e alinhado às oportunidades do mercado atual, prestando um atendimento personalizado, de acordo com o perfil e objetivo – orientação profissional, recolocação, ascensão ou transição de carreira – do assessorado. A Aprimorha utiliza estratégias integradas, baseadas no entendimento técnico da função, para direcionar o profissional aos RHs e headhunters de forma mais assertiva.
Além de Campinas, a empresa possui consultores em São José dos Campos (SP) e Belo Horizonte (MG). Em sete anos, já assessorou mais de quatro mil profissionais e efetivou recolocações em 18 estados brasileiros e oito países.
Leia também – Gestão sem distinção.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui