Título do LinkedIn: como criar o seu slogan pessoal

título do linkedin
Foto: LinkedIn Sales Navigator / Unsplash

Se você usa as redes sociais com frequência, deve saber que cada uma delas tem detalhes que auxiliam você a se destacar de alguma forma e ser mais relevante. Um desses detalhes é o título do LinkedIn, que pode ser chamado também de o seu slogan pessoal. 

O que é o título do LinkedIn?

Segundo Erica Firmo, gerente de comunicação do LinkedIn para América Latina, o objetivo do título é, justamente, dar destaque: caso você não saiba, é ele que aparece no resultado das pesquisas. “Pense nele como um cartão de visitas para um possível empregador e um aliado para tornar o perfil mais convidativo e relevante para quem está pesquisando. Ele comunica o que você faz e o valor que agrega a isto”, explica. 

Para quem tem pouca familiaridade com o recurso, o título do LinkedIn é criado quando um usuário adiciona um cargo novo ou atual ao seu perfil, e pode ser utilizado para promover uma área de conhecimento ou destacar outros elementos profissionais, como “pós-graduado”, “técnico”, etc. 

Ah, e tem uma dica: “Se o seu título profissional e seu cargo atual forem iguais, seu cargo atual não será exibido no topo do seu perfil”, diz Erica.

Como montar um slogan pessoal?

Se a sua dúvida é mais sobre como se apresentar de uma maneira chamativa e condizente com o que você busca, profissionalmente, é importante prestar atenção a qual será o seu slogan pessoal. 

Ao preencher o perfil é importante ter em mente que recrutadores e profissionais do setor vão acessá-lo para obter mais informações sobre sua carreira, portanto é essencial inserir informações relevantes de sua trajetória de forma clara e objetiva”, explica Erica.

Ou seja, se o slogan ou título é uma das primeiras informações que aparecem na sua página, vale a pena ficar de olho nos seguintes pontos: 

  1. Estar de acordo com os seus interesses profissionais e experiências;
  2. Ser atualizado sempre;
  3. Optar por palavras-chave da sua área de atuação, que aumentam as chances de você ser encontrado nas buscas;
  4. Dar destaque a algo que você seja especialista;
  5. Mencionar qualidades específicas suas, como grau de conhecimento, em qual área atua ou a sua expertise;
  6. Ser claro e conciso. 

Por que ter um bom título do LinkedIn? 

Como explica Erica, um bom título comunica quem você é como profissional. Além disso, se ele contar com palavras-chave, o seu perfil será bem ranqueado nas pesquisas e, portanto, mais fácil de ser encontrado pelos recrutadores. 

Por isso, é importante buscar saber quais são as palavras mais usadas no seu meio profissional e usá-las ao preencher o seu título, já que isso aumenta as suas suas chances de ser encontrado e construir conexões produtivas dentro da rede. 

É importante trabalhar seu networking de forma inteligente, e isso se reflete nas conexões. O LinkedIn é uma rede profissional, portanto, busque conexões que sejam interessantes ao seu objetivo de carreira”, lembra Erica.

Vale lembrar também que o algoritmo do LinkedIn valoriza conteúdos relevantes, ou seja, um título caprichado aumenta a sua visibilidade nas buscas. “Este campo fortalece a sua rede contatos, ajuda a despertar interesse de recrutadores e conectar pessoas de todo mundo. Outro ponto determinante é propiciar conexões com outros profissionais do mesmo setor e mantê-los atualizados. Isso potencializa as chances de encontrar oportunidades de carreira futuramente”, continua Erica. 

Aprenda todas as estratégias do LinkedIn

Fizemos uma imersão no LinkedIn para entender de que forma a ferramenta funciona e como ela prioriza alguns candidatos em detrimento de outros. Perfis com a classificação de campeão, por exemplo, ficam na frente na hora que um recrutador busca um candidato.

O robô também prioriza perfis com recomendações (aparecem 3 vezes mais) e boas competências ou palavras-chaves (ganham cerca de 13 vezes mais visitas no perfil).

Para ser chamado para uma entrevista de emprego pelo LinkedIn você precisa ter o conteúdo adequado e ativar todas as funcionalidades da ferramenta para fazer seu perfil aparecer mais nas buscas.

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