6 erros de networking para você evitar hoje e sempre

erros de networking
Photo: Allie / Unsplash

Você já aprendeu como fazer networking de casa. Porém, deve ter encontrado algumas dificuldades no caminho, certo? É por isso que conversamos com a estrategista de lideranças e times Elen Vivanco para entender como evitar os erros de networking e ajudar você a crescer a sua rede de contatos de forma saudável e confiante. 

6 erros de networking pra evitar hoje e sempre

1.Não se conectar de verdade

Um erro comum das pessoas é esquecer qual o verdadeiro conceito de networking. Segundo Elen, networking é a arte de você se conectar com as pessoas de forma genuína. “Você é gente que gosta de gente”, diz ela. “Então, essa relação se inicia de forma natural e espontânea, onde haverá trocas que serão benéficas para ambas as partes”. 

2.Fazer contato por interesse

Aliás, considerando que networking implica uma conexão genuína, um dos principais erros, de acordo com a profissional, é começar qualquer relação profissional com um interesse planejado em mente, buscando apenas os benefícios que você vai ter com conexão. É o típico: “Vou falar com essa pessoa porque quero um emprego”. 

3.Pedir sem conhecer

Quando o assunto são as redes sociais, como o LinkedIn, um dos principais erros de networking online é você abordar as pessoas já pedindo alguma coisa delas. “Você não vê uma pessoa na rua e já sai convidando ela para sair, certo? Primeiro, se cria um relacionamento mínimo, para depois você falar dos seus interesses”, explica Elen. 

4.Não buscar o há de comum

A estrategista explica que outro ponto problemático na hora de fazer novas conexões é não considerar se a outra pessoa tem valores e princípios que se conectam com os seus. Nesse caso, fica claro quando a conexão é fruto de um interesse e não é genuína. Se valores e princípios forem comuns, assim como os interesses, fazer essa ligação será algo natural. 

5.Aparecer só quando precisa

Você não precisa falar com todas as pessoas da sua rede de contato todos os dias, mas é preciso se fazer presente de alguma forma. Se você está usando as redes sociais, então, lembre de fazer postagens com frequência, começar conversas, comentar e curtir as postagens de outras pessoas – não colocar isso na sua rotina consiste em um dos erros de networking mais comuns.

6.Só pedir por indicações

Uma evolução do ponto anterior é: se você está buscando recolocação ou uma nova oportunidade profissional, fazer esse anúncio para a sua rede é algo natural, desde que você a mantenha ativa. Caso contrário, buscá-la só quando você precisa de uma indicação cai em um dos outros pontos anteriores, de se conectar alguém apenas por um interesse. “As indicações acontecerão pelo valor que você gera para as outras pessoas”, explica Elen. 

É óbvio que também é muito importante considerar o momento atual. Durante a pandemia de coronavírus e os períodos de quarentena, é importante lembrar da importância de manter as suas redes sociais bem atualizadas e ativas. De acordo com Elen, esse é um ótimo momento para conhecer novas formas de interagir e gerar valor para as pessoas do seu meio. Então, gere conversas online e se abra para o novo! 

Fique ligado

Fazer um bom networking é uma das principais estratégias para conseguir uma recolocação profissional hoje. O mercado de trabalho está priorizando boas relações e, por isso, encontrar profissionais que saibam manter bons contatos é ideal.

Além disso, o networking é uma ótima forma de demonstrar seu conhecimento sobre sua área e sua disponibilidade para ajudar outros profissionais. Por isso, muita atenção para não cometer nenhum erro na hora de criar suas conexões profissionais. Acompanhe aqui no PraCarreiras mais conteúdos sobre como fazer um networking saudável e conquistar o seu novo emprego.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui