Vagas de emprego online: mesmo com pandemia aplicativo aumentou contratações em processos seletivos virtuais.
Para atender ao seu desafio de crescimento, aplicativo que conecta revendedores de botijão de gás a consumidores, aposta em sistema de contratação online para aumentar seu time mesmo durante o período de isolamento social
A pandemia da Covid-19 sacudiu a vida das empresas em todo o mundo. Muitas delas hoje se veem à frente do desafio de cortar custos com uma faca bem afiada, frear planos de expansão e demitir boa parte de seus colaboradores. No entanto, algumas delas estão nadando contra essa maré e aumentando seus times, como é o caso do Chama, aplicativo que conecta revendedores de botijão de gás a consumidores.
Com um plano agressivo de crescimento, o Chama se viu diante do desafio de aumentar o seu time por meio de um processo de recrutamento e onboarding onlines , já que, durante o período de distanciamento, a empresa cresceu o seu quadro de funcionários em 25%, com contratações feitas totalmente online.
Para garantir o sucesso, a empresa investiu na revisão de seu processo e preparação dos gestores das novas vagas.
Vagas de emprego online: ferramenta digital é nova realidade
O processo de seleção, que já era composto por algumas etapas online, passou a contar com uma ferramenta que digitalizou todas as fases – candidatura, filtragem de currículos, análise, testes cognitivos e de personalidade, além do agendamento de realização das entrevistas. Estas últimas, passaram também a ser otimizadas, garantindo que um maior número de pessoas pudessem participar da avaliação 360 do candidato.
Após a seleção, outras etapas foram virtualizadas: aprovação do candidato, carta-oferta, contratação e, até, o onboarding do novo colaborador.
Segundo Lucas Cravo, Head de Finanças e Pessoas, a necessidade de fazer todo o processo de contratação online fez com que o Chama se preocupasse ainda mais com as boas-vindas dos candidatos. “Afinal, não é apenas seguir com as burocracias contratuais e apresentar a cultura da empresa, eles viram a necessidade de fazer os candidatos se sentirem bem-vindos e se sentirem acolhidos, uma vez que o novo colaborador passou a iniciar o seu trabalho já em home office”, diz.
Vagas de emprego online: nova realidade
Este foi o grande desafio da coordenadora de RH, Joana Maffi . “Já no primeiro dia de trabalho, o novo funcionário possui uma agenda com reuniões virtuais para conhecer seu time e colegas de outras áreas. Nosso sistema envia um e-mail em formato de entrevista, apresentando o novo colega, desta forma todos ficam alinhados com as funções e área de trabalho do novo Chamoso (apelido carinhoso dos funcionários Chama). Estimulamos sempre o envio de boas vindas , passando nossa energia e cultura”.
Para alegria dos gestores e do time de Recursos Humanos, os retornos dos colaboradores quanto ao onboarding virtual têm sido positivos. “Mesmo sabendo que as coisas chegariam na minha casa, fiquei surpresa quando vi o carinho com que tudo foi preparado. Me senti muito acolhida, principalmente com as mensagens de boas-vindas do time”, diz Bruna Munhoz, especialista de Estratégia de Marketing.
“Me senti muito bem recebida desde o início, seja com os cuidados e mimos no envio das ferramentas de trabalho até a minha casa, até as integrações virtuais durante a minha primeira semana na empresa. Mesmo longe fisicamente, consegui ser acolhida com carinho”, afirma Fernanda Zettler , coordenadora de Marca e Comunicação.
“Começar um emprego novo já tem seus desafios, ainda mais durante os tempos de quarentena e incertezas; por outro lado, a experiência de ver os colegas de trabalho nos seus lares, faz com que se crie um ambiente positivo e que se transfere na hora do trabalho”, completa Gabriela Leal, Analista Sênior de Estratégia & BI.