Como ser bem-sucedido em um novo emprego

novo emprego
Foto: Dylan Gillis / Unsplash

Você começou 2020 com um novo emprego – e isso é incrível! Mas pode acontecer de você sentir algum nervoso em começar uma nova posição, ou ter medo do que vem por aí. Por mais que isso seja normal, aqui vão algumas dicas que vão ajudar você a ficar mais tranquilo a começar em um novo trabalho: 

4 dicas para ser bem-sucedido em um novo emprego

1.Faça uma boa primeira impressão

Sim, isso parece bastante complicado. Mas, segundo o Fast Company, as duas primeiras semanas em um novo emprego são cruciais. Inclusive, ter capacidade de cumprir com as suas funções é apenas parte disso. 

novo emprego
Foto: Dylan Gillis / Unsplash

Mostre interesse em aprender sobre a empresa, como ela funciona e sobre a relações das pessoas à sua volta. Comprometa-se a fazer exatamente o que o seu chefe pede, sem tirar nem pôr, e demonstre respeito pelos seus colegas de trabalho. Acredite, grande parte de uma boa impressão acontece quando você se mostra interessado e animado para aprender, além de cumprir com as funções e desafios que são apresentados para você. 

2.Construa a sua comunidade profissional desde o dia 1

Outro ponto muito importante: é essencial que você comece a desenvolver relações profissionais desde o primeiro momento no novo trabalho. Você lembra da importância do networking, certo? Isso ajuda não só a entender melhor a cultura da empresa, como também torna o seu dia a dia mais prazeroso e, claro, abre portas para outras oportunidades. 

Uma maneira de exercer isso é tendo questão de aprender o nome das pessoas logo no primeiro dia. Quando conhecer alguém novo, use o seu nome durante a conversa, isso vai ajudar você a gravá-lo. Aproveite para sempre fazer perguntas em relação ao trabalho ou dicas de como melhorar a sua convivência e performance no dia a dia. 

3.Entenda as expectativas do seu chefe

É interessante que você entenda o que o seu chefe espera de você no dia a dia de trabalho. Quais são as expectativas dele? E onde você pode conseguir apoio para atendê-las? Pergunte como o seu trabalho será mensurado e tenha esses padrões em mente todo tempo.

4.Mantenha as suas habilidades atualizadas

Fato é: o mundo está mudando rápido e você vai precisar encontrar uma maneia de se manter atualizado. Faça cursos com frequência, mesmo que online, e lembre-se que não são só as suas habilidades práticas que contam. As soft skills serão as habilidades mais importantes para ao mercado de trabalho em 2020 – lembre-se de desenvolvê-las sempre que possível!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui