Levantamento mostrou ainda que 44% dos profissionais preferem uma rotina flexível entre regime remoto e presencial.
A pandemia do novo coronavírus acelerou muitos processos, sendo um deles o modelo de organização do ambiente de trabalho. Apesar das incertezas e crises do período, também foi possível aproveitar oportunidades de diversificação, como o investimento em trabalho remoto em vários setores no país. Por outro lado, com a aceleração da vacinação, o modelo de trabalho do pós-pandemia no Brasil ainda gera questionamentos em muitos trabalhadores que ainda não sabem como será a rotina após um longo período de confinamento.
Modelo de trabalho no pós-pandemia: O que estão esperando?
Para entender o que os trabalhadores esperam do trabalho remoto no pós-pandemia, o Indeed, site empregos número 1 no mundo, realizou uma pesquisa com mais de 800 pessoas no Brasil. Os resultados revelaram que 42% dos brasileiros ainda não sabem como vai ser o modelo de trabalho no pós-pandemia, pois não foram informados pelos seus empregadores.
Ainda, 26% afirmou já saber que irá voltar a trabalhar totalmente presencialmente e apenas 9% já foram informados que vão continuar trabalhando remotamente. Os que foram comunicados pelos empregadores que vão seguir um modelo híbrido no pós-pandemia somam 15%.
Apesar das incertezas sobre o futuro ambiente de trabalho, várias companhias cogitam manter o modelo remoto de forma permanente. Mas, segundo Felipe Calbucci, Diretor de vendas no Indeed no Brasil, para isso é necessário preparo e planejamento interno. “A pandemia levou muitas organizações a uma transformação digital repentina e, apesar de várias empresas terem, em teoria, implantado ou adaptado suas atividades ao modo remoto, isso se deu de maneira muito abrupta e muitas não forneceram suporte nem preparo para garantir a eficiência e bem-estar de seus colaboradores trabalhando de casa.”
Modelo de trabalho no pós-pandemia: O que os brasileiros preferem?
A maior tendência do mercado de trabalho brasileiro no pós-pandemia é um modelo híbrido. Segundo a pesquisa do Indeed, 44% dos entrevistados preferem uma rotina mais flexível, podendo escolher entre ir para o escritório ou trabalhar de casa, um percentual maior do que os que disseram que a rotina ideal seria seguir trabalhando 100% remotamente (23%).
Os profissionais que preferem o modelo híbrido de trabalho são em sua maioria do setor de Vendas, Mídia e Marketing (17%) e de Educação (14%). Ainda de acordo com os dados, 42% dos funcionários afirmaram preferir ir ao escritório 3 dias por semana.
Muitas empresas e setores provaram que é possível trabalhar remotamente sem perder produtividade. E para muitos dos profissionais entrevistados o modelo home office traz diversos benefícios, como redução de gastos, flexibilidade de horários, mais tempo para tarefas familiares e maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Por isso, embora a maioria ainda não saiba ainda como será o modelo de trabalho no pós-pandemia, 19% afirmou que pretende falar com seus superiores (chefes, gerentes) sobre continuar trabalhando à distância.
Modelo de trabalho no pós-pandemia: Trabalho remoto e produtividade
No entanto, apesar da tendência, o trabalho remoto ou mesmo híbrido não é unanimidade entre todos. Mesmo com 23% dos entrevistados afirmando que querem continuar trabalhando remotamente, a pesquisa do Indeed indica que 33% deles querem voltar a trabalhar no modelo 100% presencial.
Para estes, o nível de eficiência na execução de tarefas e a comunicação com outros colaboradores são dois fatores decisivos para a preferência da rotina presencial. Dos entrevistados, 53% se sentem mais produtivos trabalhando presencialmente e 27% sentem falta de socializar com colegas de trabalho.
Para Felipe Calbucci, o longo período de confinamento combinado com a falta de estrutura, além do ambiente de trabalho em casa, são fatores a se considerar. “Apesar de ser cobiçado por muita gente, o trabalho remoto pode ser um problema sem uma estrutura adequada, por isso a produtividade pode cair.
Além disso, o ambiente familiar também influencia, se há um espaço tranquilo para trabalhar, se os vizinhos são barulhentos. Há muito a se analisar e temos que lembrar que as pessoas estão há mais de um ano confinadas em casa, então não é apenas a questão do trabalho remoto mas também de não poder socializar com amigos de qualquer outra maneira. Isso pesa no dia a dia e com certeza também afeta a produtividade e eficiência”, analisa.
Modelo de trabalho no pós-pandemia: Sobre o Indeed
Mais pessoas encontram empregos no Indeed do que em qualquer outro lugar. O Indeed é o site de emprego número 1 no mundo (comScore, março de 2020) e permite aos que procuram emprego procurar milhões de empregos em mais de 60 países e 28 idiomas.
Mais de 3 milhões de empregadores usam o Indeed para encontrar e contratar novos empregados, tornando o Indeed o maior site de emprego nos EUA, Canadá, e no mundo. Mais de 250 milhões de pessoas a cada mês procuram empregos, publicam currículos e pesquisam empresas no Indeed, e o Indeed fornece 2,5X mais contratações do que outros locais de trabalho de marca combinados (BreezyHR, 2019). Para mais informações, visite https://br.indeed.
Leia também – Os melhores setores para inovar no pós-pandemia.
O PraCarreiras e a mentoria de carreiras
O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.
Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.