Como você se expressa?

Como você se expressa

Como você se expressa?, esse é o tema do artigo de hoje escrito por Wagner Motta.

Um tema que sempre aparece é a questão da comunicação e de como você se expressa.

Quando fazemos algum tipo de pesquisa nos meios empresariais, a fim de detectar algum tipo de oportunidade de melhoria para diversos processos ou unidades ficando claro que de alguma maneira, a comunicação deve ser melhor entendida, trabalhada e aplicada, visando atingir os objetivos iniciais do emissor.

E nós dedicamos quanto tempo do nosso dia, buscando apurar nossa capacidade de comunicação?

Como você se expressa: Linguagem corporal

Sabemos que a linguagem verbal representa pouco em relação aos demais aspectos e assim o que fazemos a respeito?

Notamos que aquela família chinesa que acabou de mudar para o Brasil além de sua cultura geralmente de trabalho no formato 9 – 9 – 6 (das 9h às 21h, seis vezes por semana) quase não fala uma palavra em português; mas se utilizam de outros meios de comunicação e rapidamente estão liderando seu mercado.

No ambiente pessoal, às vezes nos pegamos pedindo aos filhos para não fazer algo que pode gerar algum risco e assim costumamos falar: “não corra na escada!”, “não grite com o amigo!”, “não fique na chuva!”.

Acabamos esquecendo que o cérebro, principalmente de uma criança, não processa a palavra “não”, portanto, estamos solicitando que façam aquilo que não gostaríamos ao invés de usar uma linguagem positiva/afirmativa.

Como você se expressa: Como podemos medir a efetividade de nossa comunicação?

No mundo empresarial utilizamos uma série de indicadores. Veja bem o que significa essa palavra: indica – dores. Assim temos condições de, a partir de acompanhamento de alguns dados ou números, percebermos as dores daquela empresa.

Com a comunicação é da mesma forma. Qual o resultado que você vem notando a partir de suas mensagens? Estão sendo efetivos? As respostas estão sendo diferentes daquilo que você imaginou inicialmente? Por meio das respostas a essas perguntas você identificará como está fluindo sua comunicação.

Como você se expressa: E o receptor?

É mais cômodo colocar a responsabilidade pelo ruído da comunicação no receptor dela, porém o salto de qualidade sempre acontece quando chamamos a autorresponsabilidade.

Para atuar em nossas vidas, sem sombra de dúvidas, o comportamento de reclamar apenas nos leva a um grande atraso. Veja a palavra clamar (pedir) e re-clamar (pedir duas vezes). Assim estarei reforçando por duas vezes uma conduta que está gerando resultados negativos.

Ao invés disso, o ideal é olhar para dentro e ver como podemos melhorar a nossa emissão da mensagem. Isso depende de nós.Está em nossas mãos e assim não ficamos culpando ninguém, e sim, passamos a internalizar cada vez mais uma das competências mais essenciais para essa nova década que se inicia agora em 2021 que é o aprendizado para a vida toda ou longlife learning!

Como você se expressa: Sobre o autor

(*) Wagner Motta – Gestor, escritor e palestrante, especialista em liderança, inovação e gestão de pessoas. www.wagnermotaoficial.com.br.

O PraCarreiras e a planilha de vagas atualizada diariamente

Você sabia que o Pracarreiras tem uma planilha de vagas de emprego de todo o Brasil? Todos os dias, atualizamos essa planilha com novas oportunidades de emprego recebidas diretamente dos recrutadores ou de grupos de vagas de emprego e recrutadores. Para acompanhar essa planilha de vagas, basta clicar aqui.

Lá você também consegue acompanhar notícias como essa de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto com mais detalhes sobre o processo seletivo, os requisitos das vagas e a experiência de quem consegue uma oportunidade.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!