Passado mais de um ano do anúncio oficial da pandemia de Covid-19, o futuro do trabalho se mostra como o segundo assunto mais falado seguido do vírus.
Os modelos de negócio e fluxos de trabalho tiveram de se adaptar repentinamente
Um estudo da
União entre equipes: Benefícios do home office
É inegável que o home office tem seus benefícios, como economizar tempo de deslocamento, passar mais tempo com a família, reduzir gastos, entre outros. No entanto, em países onde a disseminação da Covid-19 está controlada, como na Austrália, já é possível observar um movimento claro de retorno aos escritórios, que estão com uma taxa de ocupação de 70% em cidades menos afetadas, similar ao período pré-pandêmico, segundo dados da Harvard Business Review.
O ambiente do escritório, portanto, deixou de ser um lugar de presença obrigatória para toda e qualquer tarefa, para se tornar um espaço onde as pessoas querem estar algumas vezes na semana para trocas formais e informais, que levam à construção da identidade corporativa e a times azeitados, criativos e inovadores.
É exatamente a perda do vínculo entre os colaboradores que tem sido um dos principais debates entre especialistas que discutem como resgatar o sentimento de pertencimento frente ao trabalho remoto.
A WeWork, por ser uma empresa global presente em 38 países e com mais de 700 unidades espalhadas pelo mundo, já lidava com esse desafio antes mesmo do contexto atual bater à porta e foi capaz de acumular experiências em diversos países, o que nos ajudou a manter as nossas equipes unidas, independente do lugar que estivessem.
Tendo essa bagagem, listei algumas das principais recomendações quanto ao modelo híbrido, que funcionaram na dinâmica de trabalho das equipes da WeWork:
União entre equipes: 1. Marcar uma reunião curta é preferível a enviar um e-mail que leva 30 minutos para ser escrito e que nem todo mundo lê
O que puder ser feito para evitar o cansaço mental e estimular o engajamento dos colaboradores se tornou indispensável e, nesses casos, são os líderes que devem definir os novos padrões, dando o exemplo de como interagir nessa nova era. Reuniões rápidas podem incluir quem está dentro e fora do escritório, garantindo não apenas que todos estejam na mesma página, mas também que tenham um contato mais pessoal.
União entre equipes: 2.É preciso planejar e pensar em novas tecnologias de videoconferência e conexão entre as equipes
Isso ajudará os colaboradores presenciais e remotos a se sentirem em igualdade de condições. Para tanto, gestores devem passar por treinamentos para evitar a tendência de dar aos trabalhadores no escritório tratamento preferencial. Isso se torna possível principalmente porque as empresas já contam com mais de um ano de experiência em trabalho remoto e idas e vindas ao escritório, o que garante bagagem suficiente para que criem políticas de qualidade e de longo prazo para o modelo híbrido.
União entre equipes: 3. Ligar a câmera sempre que puder faz a diferença.
Quando metade da equipe está no escritório e a outra está espalhada pelo mundo, o contato visual com colegas nos ajuda a lembrar que não estamos sozinhos e que trabalhamos em busca de um propósito coletivo. Isso
União entre equipes: 4. Estamos a um clique de distância
União entre equipes: 5. Programe eventos informais
Sabemos que, no cotidiano híbrido, nem todos estarão no escritório ao mesmo tempo ou nos mesmos dias e, por isso, nem sempre temos a chance de conversar sobre algo que não seja exclusivamente trabalho com os colegas. Promover happy hours e momentos descontraídos entre equipes, tanto no ambiente online quanto no presencial, estimula o senso de pertencimento e engajamento.
União entre equipes: Sem fórmulas mágicas
Não existe fórmula mágica para a adoção do modelo híbrido. Porém, é certo que, para o futuro do trabalho, um aspecto dele é unânime: a flexibilidade. Os espaços de trabalho seguirão essa tendência tanto em termos de contratos, que podem aumentar ou diminuir a qualquer momento, quanto em termos de versatilidade de ambientes.
Dados da pesquisa da WeWork citada anteriormente comprovam que 75% dos funcionários renunciariam a pelo menos um benefício em troca da liberdade de escolher seu ambiente de trabalho. Alcançar esse equilíbrio inteligente será fundamental para, inclusive, atrair e reter novos talentos e é nessa dualidade que as empresas devem encontrar a melhor fórmula para se adaptar às necessidades e preferências dos colaboradores.
Leia também –
O PraCarreiras e a mentoria de carreiras
O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.
Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.