Sistema B Brasil se une ao #JulhodasPretas e realiza diversos fóruns para ampliar e promover ações afirmativas nas empresas.
No mês que é comemorado o Dia da Mulher Negra Latino–Americana e Caribenha, rede de Empresas B quer ampliar vozes e chama todas para colaborar.
Hoje dia 25 de julho é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e o Sistema B Brasil se une ao #JulhodasPretas – onde diversos fóruns estão impulsionando o movimento – para mapear e conectar as mulheres negras (pretas e pardas) que fazem parte de Empresas B no Brasil. O levantamento e a criação de espaços de conexão serão o primeiro passo para compreender com profundidade quais são os desafios desse recorte da rede e pensar em estratégias em colaboração.
O Sistema B é uma organização sem fins lucrativos, que articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e o planeta. Tem no centro do movimento as Empresas B Certificadas – as melhores para o mundo.
Promover ações afirmativas nas empresas: responsabilidade e transformação
O Sistema B Brasil tem aberto diálogos ao longo do ano de 2022, dentro e fora da rede de Empresas B, com temas girando em torno de trabalho e desigualdades, convidando as empresas a assumirem um papel de responsabilidade e transformação pautado na transparência.
Alinhado com a estratégia global do B Lab e com esforços do GT de Justiça Social, formado por membros do conselho, representantes de Empresas B e equipe executiva, o Sistema B Brasil dedica esforços para pensar e planejar de que forma o impacto positivo, além de ser medido, deve também propor mudanças considerando ações afirmativas consistentes e contínuas nas empresas.
Dessa vez, dentro da própria equipe executiva tem surgido fóruns com grande potencial de abraçar e endereçar questões ligadas à equidade de gênero dentro de uma perspectiva interseccional de raça.
De forma orgânica, mas igualmente intencional, esse fórum tem sido liderado pelas três mulheres pretas da equipe executiva: Juliette Antunes, membro da Equipe de Novos Negócios em Rede do Sistema B Brasil; Lygia Anthero, Comunicação, Redes Sociais e membro do GT de Justiça Social, e Priscilla Arantes, Gerente de Comunicação e membro do GT político.
“Conquistar um cargo de liderança numa organização globalmente atuante é o reconhecimento de uma luta que começou lá atrás, com grandes mulheres negras na linha de frente de uma luta que está longe de terminar. Trazer isso com urgência para dentro da realidade diária no Sistema B Brasil é assumir o compromisso de continuar o legado para que mais mulheres negras sejam reconhecidas e valorizadas, dentro e fora da nossa rede”, diz Priscilla Arantes.
Juntas, elas estão mapeando e convidando outras mulheres negras do Movimento B para caminhar juntas por um movimento mais inclusivo, equitativo e regenerativo com atuação direta nas causas que ainda provocam as desigualdades. Mas antes de avançar e pensar em qualquer ação, algumas perguntas precisam de respostas como: quem e quantas são as mulheres negras que estão hoje nas Empresas B? Essas mulheres estão em cargos de liderança? Elas possuem uma rede de apoio em suas organizações?
Um levantamento realizado em 2022 pela consultoria Gestão Kairós, especializada em diversidade, revelou que, entre 900 líderes entrevistados (nível de gerência para cima), apenas 25% são mulheres e apenas 3% são negras. O que esse dado revela, é o quanto é necessário agir rápido e cobrar para que as empresas tenham de fato um olhar inclusivo e equitativo também na hora de contratar dando oportunidades de desenvolvimento profissional.
A expectativa da organização é avançar coletivamente, sem deixar ninguém para trás e reafirmando que o Sistema B Brasil é um movimento antirracista, que prioriza a equidade de gênero e age em prol da Justiça Social no Brasil através do engajamento empresarial de impacto positivo.
Sobre o Sistema B
O Sistema B é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B no Brasil e América Latina. Ele articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta.
No centro deste movimento estão as Empresas B, 246 Empresas B no Brasil e 876 na América Latina, que compartilham um perfil de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. No mundo, já são mais de 5130 empresas certificadas.
PraCarreiras e a mentoria de carreira
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!