Aliant cria Canal de Acolhimento: empresa aposta no acolhimento para sanar problemas de assédio e violência contra mulheres.
Pioneira na implementação do canal de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica, a Aliant, que oferece soluções para Governança, Compliance, Ética, Privacidade e ESG, e faz parte do grupo de empresas da ICTS, consultoria de gestão de riscos e compliance, desenvolveu essa iniciativa quando um de seus clientes de canal de denúncias corporativo se deparou com o assassinato (feminicídio) de uma de suas colaboradoras.
Abraçando essa iniciativa de viés social e com características bem diferentes dos projetos focados exclusivamente no mundo corporativo, a Aliant criou um Canal de Acolhimento específico para atender mulheres vítimas de agressões sexual, psicológica e física.
Um dos diferenciais é o atendimento realizado prioritariamente por analistas do sexo feminino, o que promove à vítima mais condições para se sentir à vontade de expor a situação. A prova de que esse cuidado é essencial vem dos números de relatos. Enquanto um canal de denúncia tradicional tem um maior volume de registros por meio de website, chegando a aproximadamente 63%, o canal de acolhimento registra por esse meio apenas 6% de contatos, enquanto o telefone chega a 40%. “Essa condição promove maior contato pessoal, que é essencial no momento de uma denúncia de violência, por exemplo”, explica Carla Rodrigues, gerente sênior de Qualidade e Processos da Aliant.
Aliant cria Canal de Acolhimento: comitê
A executiva explica que, além desse cuidado, há outros passos para a estruturação de um Canal de Acolhimento. “Além de ser feito de forma planejada para que a empresa saiba como agir após o recebimento dos relatos captados pela Aliant, é preciso montar um comitê, preferencialmente com representantes das áreas de conformidade, recursos humanos e comunicação, entre outros setores que poderão ajudar na definição do processo e no acompanhamento de todo o ciclo deste canal”, explica Carla.
Este comitê deverá definir as ações que serão adotadas para o direcionamento das situações recebidas, como, por exemplo, o tipo de suporte que será dado a essas mulheres, as sanções que deverão ser aplicadas quando o agressor fizer parte do quadro de colaboradores da empresa, assim como o processo de divulgação do canal.
“Contar com uma empresa independente e especializada na estruturação do projeto e na operação do canal é um fator relevante para a obtenção de resultados positivos na ação, além da empresa também poder apoiar na realização de parcerias com grupos ou órgãos que tratam deste assunto e que possam apoiar essas mulheres durante este processo”, resume Carla.
Sobre a Aliant
A Aliant oferece soluções completas para Governança, Compliance, Ética, Privacidade e ESG.
A empresa conhece profundamente os riscos e desafios das organizações, acompanhamos a dinâmica das leis, regulações e normas do mercado e colocamos inteligência, tecnologia e dados a serviço dos nossos clientes.
- Sistemas para governança e gestão.
- Engajamento, treinamentos e aprendizagem organizacional.
- Diligências, background check e onboarding digital de colaboradores, terceiros e clientes.
- Monitoramento de riscos, comunicações e transações.
- Canais de denúncias, acolhimento e demais relatos.
A Aliant é aliada estratégica na construção de negócios e relações bem-sucedidas.
- Amplo conjunto de soluções integradas em um único lugar, facilitando sua gestão e rotina
- Plataforma customizável que se adapta às necessidades e contexto da sua empresa
- Soluções que otimizam os recursos da sua organização e aceleram os seus resultados
- A Aliant é uma empresa da ICTS, grupo com mais de 25 anos de experiência no mercado
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