Adaptabilidade é a característica mais importante para se manter no mercado de trabalho durante a pandemia

Adaptabilidade no mercado de trabalho

Um estudo global realizado pela Salesforce, empresa especializada em relacionamento com consumidores, ouviu 20 mil profissionais em dez países – entre eles o Brasil.

No início de 2021 e concluiu que adaptabilidade é uma das características consideradas mais importantes em um profissional nestes meses de crise e pandemia. Foi citada por 95% dos entrevistados, à frente de colaboração (92%), resiliência (também 92%) e criatividade (91%).

Por conta da pandemia, essa adaptação tende a ser forçada – movida por motivos externos. O profissional não tem escolha a não ser adaptar-se a novos processos para conseguir segurar uma boa oportunidade.

Adaptabilidade no mercado de trabalho: Nos tempos de reuniões

Em tempos de reuniões à distância e trabalhos híbridos, estar aberto a aprender sobre novas tecnologias e novas maneiras de se relacionar com a equipe também é importante.

Segundo a especialista em carreira e processos empresariais Andreza Silva, esse processo de adaptação começa antes mesmo da admissão ao novo emprego. Ela compartilha cinco dicas básicas e estratégicas para quem está em busca de uma chance no mercado de trabalho.

Durante um processo seletivo, conheça a empresa e seus valores para analisar se há compatibilidade e se o seu perfil profissional estará condizente aos requisitos e à cultura da organização.

Adaptabilidade no mercado de trabalho: Postura de aprendiz

Já admitido, é importante adotar uma postura de aprendiz, pois novos procedimentos deverão ser assimilados de forma ágil. Portanto, esteja disposto a aprender formalmente e informalmente, por isso, esteja atento também ao que é praticado internamente.

Enturme-se. Construa um bom relacionamento com seus pares e demais colegas. Essa conduta pode te ajudar tanto na adaptação ao novo contexto quanto no entendimento do perfil dos profissionais da empresa para que você se comporte e performer de acordo com o que é esperado.

Adaptabilidade no mercado de trabalho: Novas experiências

Esteja aberto a novas experiências e a novos desafios. Se coloque à disposição para executar aquilo que foi solicitado, mas não se limite ao fazer o básico. Busque sempre superar as expectativas e entregar excelência para se destacar.

Persuasão: emoção e racionalidade, entenda um pouco mais sobre o assunto.

Muitos não sabem, mas convencimento e persuasão são coisas diferentes. Segundo Jean Emmanuel, em seu lançamento Pare de vacilar em suas apresentações, publicado pela Pandorga, convencimento não leva a uma ação, persuasão sim.

Com bastante bagagem sobre a comunicação pública e empresarial, o autor explica quais são os principais pontos que devem ser considerados para que o palestrante, ou mesmo um colaborador em busca de uma promoção, persuada ou convença alguém. Veja abaixo alguns deles.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

O PraCarreiras é atualizado diariamente

Você sabia que no Pracarreiras você consegue acompanhar notícias como as de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto com mais detalhes sobre o processo seletivo, os requisitos das vagas e a experiência de quem consegue uma oportunidade.

Para acompanhar, basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui