Startup de logística usa equação para ajudar o desenvolvimento de funcionários

desenvolvimento de funcionários

Quando um novo funcionário começa a trabalhar na startup Comprovei ele é apresentado à Equação do Resultado (R=PxExC).

Essa “conta” faz parte da cultura corporativa da empresa.

O objetivo é que o novato ou a novata entendam, desde o início, o que pode influenciar o resultado do seu trabalho, tanto individual quanto coletivamente.

Essa equação mostra que todo Resultado (R) é consequência de três fatores: a Forma de Pensar (P), o Entusiasmo (E) com que agimos e o Conhecimento (C) que aplicamos no trabalho (e na vida pessoal).

Desenvolvimento de funcionários: Conhecimento

O “C” de Conhecimento representa também Competência, Capacidade, e muitas vezes é o que consta em um Currículo. Todos nascem sem conhecimento algum, apenas instintos, e ao longo da vida adquirem gradativamente o conhecimento pelos aprendizados, experiências e vivências.

Esse fator varia numa escala de 0 a 100. Inicialmente é 0 e ao longo do tempo, o normal é que aumente cumulativamente, mesmo que a passos pequenos, em direção aos 100.

Desenvolvimento de funcionários: Entusiasmo 

Por sua vez, o “E”de Entusiasmo é a atitude ou a Energia que colocamos em nosso fazer. Esse fator também varia de 0 a 100. Onde 0 representa uma das extremidades da escala e é a “apatia” (ausência total de entusiasmo). Na outra extremidade é 100, que é a paixão e a dedicação com que se realiza.

Desenvolvimento de funcionários: Forma de Pensar

Por último, o “P” de Forma de Pensar. Esse fator tem um escala diferente, vai de -100 a +100, pois a forma de pensar pode ser negativa ou positiva. Exemplos de formas de pensar negativas: pessimismo, falar mal das pessoas, fazer fofocas no corredor, inveja, ódio, cobiça, egoísmo, egocentrismo, achar que tudo só pode dar errado, e por aí vai. Já as formas de pensar positivas são: otimismo, altruísmo, colaboração e trabalho em equipe, incentivos, saber reconhecer, empenho, e acreditar que vai conseguir.

Se alguém tem conhecimento, entusiasmo e forma de pensar apenas medianos, essa equação seria: R = P x E x C ou seja R = 50 x 50 x 50 = 125.000.

De outro lado, se uma pessoa é considerada brilhante, vamos dizer que tem conhecimento alto (90) e muito entusiasmo (80), PORÉM tem uma forma de pensar negativa, de apenas -1. Qual será o resultado? R = (-1) x 80 x 90 = -7.200.

Apesar de aparentemente a pessoa ser considerada competente por seu conhecimento e até pela paixão, se ela pensar de forma negativa, por exemplo com competência usada de forma duvidosa, eticamente ou moralmente, o resultado será negativo.

Desenvolvimento de funcionários: As realizações

Em outras palavras, mais vale uma pessoa que ainda esteja aprendendo, e que aos poucos irá se entusiasmando com suas realizações, e que acredite que irá se superar, que joga em equipe, do que uma pessoa que possa ser até considerada brilhante, com um currículo excelente, experiente, até empenhada, mas que só trabalha sozinha, não se relaciona e é mal-humorada.

Para o CEO da Comprovei, Halley Takano, ao pensar de forma positiva (P positivo) uma pessoa terá cada vez mais entusiasmo (E crescente) no trabalho, e funcionários assim invariavelmente estarão aprendendo, adquirindo cada vez mais conhecimento (C cumulativo). “Uma das interpretações mais relevantes dessa equação é que diante dos desafios, onde temos que superar os obstáculos, o ponto fundamental é manter uma força mental com pensamento positivo”.

Desenvolvimento de funcionários: Sobre a startup

A startup de Itajubá, no sul de Minas, está no mercado desde 2015 e, desde então, usa a metodologia da equação do resultado no dia a dia com seus mais de 20 colaboradores. “Hoje, nos orgulhamos de ter funcionários que estão na empresa desde o seu início”, exalta o CEO da logtech.

A Comprovei prevê crescer cerca de 20% neste ano e faturar R$ 5 milhões. Sua tecnologia ajuda empresas a terem visibilidade, em tempo real, das suas entregas, desde o embarque dos produtos até a chegada no ponto de venda, que pode ser uma farmácia ou um supermercado, por exemplo. Atualmente, mais de 4 milhões de entregas mensais de empresas como Basf, Catupiry, Wickbold, Marba e Gerdau são gerenciadas pela startup.

Leia também – Cinco dicas para conseguir emprego no mercado de TI.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui