O que fazer para o aluno se tornar um estagiário?

estagiário ensino médio

Especialista dá dicas de como facilitar a entrada do estudante para o estágio ensino médio no mercado de trabalho mesmo durante a crise.

Conseguir um emprego no Brasil tem se tornado uma tarefa árdua e, com a crise gerada pela pandemia, essa missão ficou mais difícil. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego chegou a 14,4% no final de agosto, com aumento de 1,6 ponto percentual frente ao trimestre encerrado em maio (12,9%).

Essa é considerada a maior taxa registrada na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a PNAD Contínua, iniciada em 2012. O número de desempregados atingiu 13,8 milhões de pessoas, sendo agora cerca de 1,1 milhão de pessoas a mais à procura de emprego frente ao trimestre encerrado em maio. Esses são dados divulgados no dia 30 de outubro pelo IBGE1.

E quando se trata do primeiro emprego? Sem experiência, estudantes procuram uma primeira oportunidade no mercado de trabalho em um cenário desafiador. O especialista José Amaro da Silva, coordenador do curso de Administração a Faculdade Anhanguera, unidade Belenzinho – SP, explica que tomar boas atitudes pode ser uma porta de entrada para um emprego fixo e de longo prazo.

Ser pontual, esforçado, organizado e ter outras condutas comportamentais positivas ajuda a pessoa que está em busca do primeiro emprego. Confira mais dicas do professor para quem está nesse momento:

Estagiário ensino médio: Participe das atividades da faculdade

Para contratar, a empresa precisa saber como o aluno interage com o ambiente que ele tem. Sendo assim, é muito importante que o estudante participe das atividades da própria faculdade, seja nos esportes, pesquisas, grêmios estudantis, laboratórios, monitorias ou qualquer outra oportunidade.

Se a pessoa veste a camisa da faculdade é provável que ela vista a camisa da empresa e, principalmente durante a pandemia quando a taxa de desemprego só aumenta, se fazer parte da instituição ajuda no futuro emprego.

“A Kroton, detentora da marca Anhanguera, por exemplo, oferece no modelo acadêmico conteúdos voltados para a formação integral do indivíduo, com ênfase na sua empregabilidade e interesses de carreira.

Para isso, atividades extracurriculares não obrigatórias são oferecidas de forma 100% on-line e gratuita no Ambiente Virtual do Aluno permitindo que ele desenvolva habilidades complementares e se torne o profissional que o mercado procura.

São essas micro certificações que potencializam o currículo e competitividade no mercado de trabalho, antes mesmo do término do curso, e que podem ser feitas na própria instituição do aluno.”

Estagiário ensino médio: Ter um bom relacionamento com os professores

Algumas vagas colocam como pré-requisito cartas de recomendação para ingressar no cargo, ou até mesmo um contato a ser indicado para que eles procurem essa recomendação. Lembre-se que os professores são boas opções para indicar, mas para isso precisa ter um bom relacionamento e ser próximo deles.

Estagiário ensino médio: Faça trabalhos voluntários

Mostrar que se preocupa com problemas da sociedade além dos seus é um ponto positivo. Ser individualista e egoísta são as últimas características que a empresa precisa, principalmente de um estagiário em que presam pela versatilidade. Por isso, praticar o voluntariado, além de construir experiências, indica que a pessoa vai interagir e ser empático no local de trabalho.

Estagiário ensino médio: Se conheça

“As perguntas mais básicas de uma entrevista são sobre defeitos e qualidades e como o candidato se vê daqui cinco anos. Pense em você mesmo antes de ir à uma entrevista, essas perguntas podem ser simples, mas é preciso saber se apresentar bem e estar seguro com as respostas. E lembre-se, seja você”, diz o coordenador José Amaro.

Estagiário ensino médio: Tome cuidado com o português

Ao escrever o currículo e fazer a entrevista, prefira uma linguagem mais formal. “Não é necessário usar palavras complicadas e nem ser sério ao extremo, mas não use gírias nem palavrões. Tome cuidado com concordância e plurais, principalmente na escrita, e peça a um amigo ou professor que dê uma olhada no seu currículo antes de enviá-lo, eles podem ter uma visão que você não teve.”

Estagiário ensino médio: Leia e se mantenha informado

“Principalmente durante os tempos difíceis e de várias mudanças que estamos vivendo, se manter informado dos acontecimentos é um processo muito rico de aprendizado. Além disso, leia tudo o que puder, desde livros de fantasia até outros mais técnicos, por exemplo como aprender a mexer em algum programa”.

Estagiário ensino médio: Procure as oportunidades dentro da sua faculdade

Muitas vezes olhamos muito para fora e pouco para dentro. Tenha em mente que os professores, coordenadores e funcionários da sua faculdade têm uma carreira e provavelmente já passaram por outros lugares antes dali e podem te ajudar nessa busca. Além disso, algumas faculdades proporcionam portais ou avisos de estágio, fique atento.

“Para os alunos da Kroton, detentora da marca Anhanguera, é disponibilizado o Canal Conecta, um portal gratuito de vagas de emprego e estágio que liga o aluno a milhares de empresas em todo o Brasil. Veja se na sua instituição possui algo assim, ou até mesmo quadros informativos com vagas”.

Essas são dicas simples, mas que na hora de classificar os candidatos elas valem muito porque traduzem quem ele é. Amaro ainda diz que “em tempos de crise, tenha certeza de que essas dicas estão sendo seguidas, as pessoas estão sedentas por trabalho e quanto mais o candidato consegue se profissionalizar em outros assuntos agrega mais valor no serviço a ser feito.

Por isso, chegue com calma, dê valor a você mesmo e fale com segurança na hora de se descrever e contar sobre seus feitos.”

Estagiário ensino médio: Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.anhanguera.com e https://blog.anhanguera.com/category/noticias/.

Estagiário ensino médio: Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala.

Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar.

Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

Leia também – Como se destacar no estágio e se beneficiar?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui