Especialista em desenvolvimento humano, destaca que a pessoa pode demonstrar vulnerabilidade, ser coerente e sempre agradecer para construir essa confiança.
Mas afinal de contas, deve haver algum limite para a sinceridade no contexto corporativo? Susanne explica que o primeiro ponto é entender o significado dessa palavra. “Se entendermos que a vida empresarial não deve ser como um teatro onde você representa alguém que não é, não existe limite para prática da sinceridade”, afirma a especialista.
Na avaliação da especialista, a pessoa deve ser ela mesma antes de qualquer coisa, sem precisar criar uma máscara para se esconder ou assumir um papel que não é da sua essência. “Isso lhe proporciona um bem estar enorme diante da vida, se dando o direito de ser você. É inclusive libertador”, ressalta.
Susanne alerta ainda que ser sincero com os colegas de trabalho não significa a necessidade de se tornar uma pessoa mal educada e agredir as pessoas. “O limite não está na sinceridade mas no seu entendimento e prática do respeito, você lida com seres humanos e deve praticar a gentileza, o que é válido para a vida e não somente para o contexto organizacional”, explica Susanne.
Confiança no ambiente de trabalho: A pesquisa
Com isso, a sinceridade é uma importante base para se obter a confiança mútua no trabalho, o que impacta positivamente nos resultados, analisa Susanne. Ela leva a uma maior felicidade entre os profissionais, combustível essencial para o sucesso dos colaboradores e organizações, como concluiu um estudo realizado com base na neurociência, descrito no livro “O jeito Harvard de Ser Feliz”.
Mas, como estabelecer essa confiança? A especialista destaca três atitudes fundamentais para que esta prática seja construída.
Confiança no ambiente de trabalho: Demonstrar vulnerabilidade
“Demonstrar vulnerabilidade é uma maneira de exercitar a honestidade, que inicia consigo mesmo”, diz Susanne. Ela cita como exemplo o caso da Simone Biles, ginasta americana que decidiu não disputar duas finais nas Olimpíadas 2020 no Japão, ao ser diagnosticada com “twisties”. Ela decidiu preservar a sua saúde mental e evitar futuros problemas físicos pela perda de noção de espaço causada por esse fenômeno.
Confiança no ambiente de trabalho: Se preservar
A humildade para identificar as suas fraquezas é atitude de grandeza, admitindo que precisa aprender, sabendo pedir ajuda a alguém. Tudo isso proporciona mais leveza no ambiente de trabalho, além de fortalecer a conexão entre as pessoas e as equipes, esclarece Susanne.
Confiança no ambiente de trabalho: Ser coerente
A pessoa cria o seu rastro no decorrer da vida, com suas atitudes, o que a leva a confiar no semelhante por conta de sua reputação. Para Susanne, ser coerente é agir de maneira condizente com o que fala, assim como ter uma recorrência, uma consistência de ações, uma continuidade no decorrer do tempo.
“Ao se comportar dessa maneira demonstra sinceridade com você mesmo e com os outros, inspirando confiança. Além de demonstrar honestidade, no sentido de dizer a verdade e conquistar credibilidade”, afirma a especialista.
Confiança no ambiente de trabalho: Dizer um simples obrigado
Um importante caminho para os profissionais se sentirem seguros para serem sinceros é a construção de um ambiente que gere o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Praticar a empatia, colaboração e reconhecimento pode ser decisivo na formação de um bom clima. No entanto, o profissional precisa entender que cada um tem o seu tempo para se abrir.
“O simples “obrigado” pode gerar um impacto imenso nessa perspectiva. Ensinamos aos nossos filhos, sobrinhos e crianças que passam por nossa vida, o maior símbolo de sinceridade, a importância de agradecer quando fazem algo por nós, e quando crescemos e vamos para as empresas, nos esquecemos dessa prática”, destaca Susanne.
Susanne sugere ainda para os colaboradores praticarem esta simples atitude, enviarem uma mensagem de agradecimento a algum colega por algo que ele fez durante essa semana ou mesmo em algum momento de sua jornada. “Você vai sentir o efeito positivo que isso proporciona!”, conclui.
Confiança no ambiente de trabalho: Sobre Susanne Andrade
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