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InícioMercado de TrabalhoConheça as 3 atitudes fundamentais para construir confiança no ambiente de trabalho

Conheça as 3 atitudes fundamentais para construir confiança no ambiente de trabalho

Especialista em desenvolvimento humano, destaca que a pessoa pode demonstrar vulnerabilidade, ser coerente e sempre agradecer para construir essa confiança.

O ambiente hostil pautado pela falta de confiança entre os colaboradores é um importante vilão nas empresas, o que leva a adoecimentos, especialmente aquelas doenças da alma como o estresse, ansiedade e depressão, quando não chega ao pânico. Isso leva a impactos negativos para a vida das pessoas e nos resultados nas corporações.
Com isso, manter um bom relacionamento entre os colaboradores no ambiente de trabalho se tornou cada vez mais importante. Trata-se de uma maneira de obter bons resultados.
Para Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano e autora do best-seller “O poder da simplicidade do mundo ágil”, essa prática é uma aliada essencial para dar mais leveza ao cotidiano em meio às atividades de uma determinada área ou mesmo entre as equipes. “Para alcançar esse objetivo, é necessário haver uma honestidade entre pessoas e times”, avalia.

Mas afinal de contas, deve haver algum limite para a sinceridade no contexto corporativo? Susanne explica que o primeiro ponto é entender o significado dessa palavra. “Se entendermos que a vida empresarial não deve ser como um teatro onde você representa alguém que não é, não existe limite para prática da sinceridade”, afirma a especialista.

Na avaliação da especialista, a pessoa deve ser ela mesma antes de qualquer coisa, sem precisar criar uma máscara para se esconder ou assumir um papel que não é da sua essência. “Isso lhe proporciona um bem estar enorme diante da vida, se dando o direito de ser você. É inclusive libertador”, ressalta.

Susanne alerta ainda que ser sincero com os colegas de trabalho não significa a necessidade de se tornar uma pessoa mal educada e agredir as pessoas. “O limite não está na sinceridade mas no seu entendimento e prática do respeito, você lida com seres humanos e deve praticar a gentileza, o que é válido para a vida e não somente para o contexto organizacional”, explica Susanne.

Confiança no ambiente de trabalho: A pesquisa

Uma pesquisa realizada pela consultoria de estratégia BritainThinks em 2020, no Reino Unido, aponta que a gentileza no ambiente de trabalho é importante e se tornou um pré-requisito para uma cultura mais colaborativa nas empresas.
Dentro desse conceito, está a prática da sinceridade como forma de gerar uma empatia entre os dois lados. A partir deste levantamento, a especialista sugere fazer elogios quando se percebe algo positivo na atitude do outro, ou em relação à entrega de um bom trabalho por parte do colega.
“É saber pedir desculpas quando você erra ou um simples agradecimento. Atos de gentileza e palavras amistosas podem fazer a diferença na vida de qualquer pessoa.”

Com isso, a sinceridade é uma importante base para se obter a confiança mútua no trabalho, o que impacta positivamente nos resultados, analisa Susanne. Ela leva a uma maior felicidade entre os profissionais, combustível essencial para o sucesso dos colaboradores e organizações, como concluiu um estudo realizado com base na neurociência, descrito no livro “O jeito Harvard de Ser Feliz”.

Mas, como estabelecer essa confiança? A especialista destaca três atitudes fundamentais para que esta prática seja construída.

Confiança no ambiente de trabalho: Demonstrar vulnerabilidade

Ao contrário do que muitos imaginam, a vulnerabilidade pode representar força para o profissional, o caminho para encontrar suporte e evoluir. Ao assumir que não sabe algo ou se precisa de ajuda para uma realização, forma-se uma rede colaborativa espontânea de pessoas para ajudar.
A especialista aponta que a professora e pesquisadora da Universidade de Houston, Brené Brown, define a vulnerabilidade como coragem para arriscar mesmo quando não se sabe o resultado, viver experiências novas, dizer coisas importantes, ouvir o outro, aceitar as falhas, assumir os riscos e buscar ideias melhores que a sua. Ou seja, uma aceitação e estar aberto a dividir suas emoções.

“Demonstrar vulnerabilidade é uma maneira de exercitar a honestidade, que inicia consigo mesmo”, diz Susanne. Ela cita como exemplo o caso da Simone Biles, ginasta americana que decidiu não disputar duas finais nas Olimpíadas 2020 no Japão, ao ser diagnosticada com “twisties”. Ela decidiu preservar a sua saúde mental e evitar futuros problemas físicos pela perda de noção de espaço causada por esse fenômeno.

Confiança no ambiente de trabalho: Se preservar

De acordo com a especialista, no mundo corporativo o profissional também precisa se preservar, sabendo qual o seu limite para poder continuar sua jornada de evolução sendo sincero consigo, respeitando o seu tempo, o que leva a inspirar outras pessoas a demonstrarem suas vulnerabilidades.
“Isso representa trazer humanidade para os negócios, importante atitude na agilidade, o que vem potencializando e acelerando os resultados organizacionais”, complementa.

A humildade para identificar as suas fraquezas é atitude de grandeza, admitindo que precisa aprender, sabendo pedir ajuda a alguém. Tudo isso proporciona mais leveza no ambiente de trabalho, além de fortalecer a conexão entre as pessoas e as equipes, esclarece Susanne.

Confiança no ambiente de trabalho: Ser coerente

A pessoa cria o seu rastro no decorrer da vida, com suas atitudes, o que a leva a confiar no semelhante por conta de sua reputação. Para Susanne, ser coerente é agir de maneira condizente com o que fala, assim como ter uma recorrência, uma consistência de ações, uma continuidade no decorrer do tempo.

“Ao se comportar dessa maneira demonstra sinceridade com você mesmo e com os outros, inspirando confiança. Além de demonstrar honestidade, no sentido de dizer a verdade e conquistar credibilidade”, afirma a especialista.

Confiança no ambiente de trabalho: Dizer um simples obrigado

Um importante caminho para os profissionais se sentirem seguros para serem sinceros é a construção de um ambiente que gere o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Praticar a empatia, colaboração e reconhecimento pode ser decisivo na formação de um bom clima. No entanto, o profissional precisa entender que cada um tem o seu tempo para se abrir.

“O simples “obrigado” pode gerar um impacto imenso nessa perspectiva. Ensinamos aos nossos filhos, sobrinhos e crianças que passam por nossa vida, o maior símbolo de sinceridade, a importância de agradecer quando fazem algo por nós, e quando crescemos e vamos para as empresas, nos esquecemos dessa prática”, destaca Susanne.

Susanne sugere ainda para os colaboradores praticarem esta simples atitude, enviarem uma mensagem de agradecimento a algum colega por algo que ele fez durante essa semana ou mesmo em algum momento de sua jornada. “Você vai sentir o efeito positivo que isso proporciona!”, conclui.

Confiança no ambiente de trabalho: Sobre Susanne Andrade

Autora dos best-sellers “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, “O Segredo do Sucesso é Ser Humano”, e do livro digital “A Magia da Simplicidade”. É coach, palestrante e professora de cursos de MBA pela FIAP em disciplinas sobre carreira, coaching, liderança e gestão da mudança para a transformação digital.
É sócia-diretora da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o “Modelo Ágil Comportamental”. Colunista no “Portal IT Forum 365, na coluna Desenvolvimento Humano na Era 4.0”. Voluntária no Grathi.

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