Lidar com pessoas não é simples, mas também não é impossível. Mas o que dizer de um colega de trabalho tóxico? Se trabalhar em um ambiente tóxicoé complicado, o que fazer com pessoas que não colaboram? Buscamos algumas dicas para ajudar você a construir um ambiente de trabalho saudável: 

Como lidar com um colega de trabalho tóxico? 

1.Entenda a sua dinâmica na relação

Normalmente, em uma situação de comportamento tóxico, a pessoa tóxica não agiu sozinha. É provável que você tenha um papel no comportamento dela. Por exemplo, você decidiu tomar para si a maior parte de um projeto e não permitiu que ela colaborasse. No final, ela culpou você porque o prazo ficou curto e a entrega, a desejar.

Ou você simplesmente não perguntou como poderia ser útil em um projeto do qual faz parte, mas a outra pessoa não soube como delegar. Ao fim do dia, a sensação de culpa é a mesma.

Qualquer que seja a situação, porém, o primeiro passo é você atentar ao seu próprio comportamento. Antes de tudo, perceba se você tem colaborado com essas situações e veja como melhorar da próxima vez. Cuidar do seu próprio comportamento pode ser essencial para melhorar essa relação, mesmo que a outra pessoa tenha gerado algum problema.

2.Seja honesto, curioso e empático

Jordan Harbinger, especialista em dinâmicas sociais, explica que confrontar um colega de trabalho tóxico exige paciência. Em sua coluna na revista Fast Company, ele diz que é necessário honestidade, empatia e, acima de tudo, curiosidade. Essa é a chave para entender o que está acontecendo de verdade.

Identifique os problemas como você os vê, mas deixe claro que essa é a sua perspectiva. Isso não só aproxima vocês como deixa a conversa mais aberta à troca de experiências.

É a diferença entre falar “Você não tem feito o suficiente na equipe” e “Eu tenho ficado com uma grande parte do trabalho e estou me sentindo frustrado, por isso, queria conversar um pouco”.

Em seguida, se interesse pela outra pessoa. Busque saber a experiência que ela tem tido no trabalho, o que tem sentido, se está bem e até se você tem colaborado para o mal-estar dela. Isso tudo, claro, sempre com respeito e empatia, para que a pessoa se sinta segura para conversar com você.

3.Aprenda a conviver

Pode acontecer de mesmo esses dois primeiros passos não resolverem a situação. O que fazer? Aprender a conviver com essa pessoa, enquanto ela continua na sua equipe. Aceitar que não podemos mudar alguém é o mais difícil nesse processo, mas é o mais prudente.

Algumas maneiras de lidar com um colega de trabalho tóxico: 

  • Focar a sua energia nas suas entregar profissionais;
  • Fortalecer laços com os seus outros colegas de equipe;
  • Adotar técnicas de meditação e mindfulness;
  • Usar o comportamento tóxico como um lembrete do que você pode mudar no trabalho. 

Acredite, qualquer coisa diferente disso – de fazer fofoca a guardar mágoas -, caracterizam uma forma não produtiva de lidar com essas pessoas. No mínimo, você pode aprender como não se comportar no ambiente de trabalho, e ajustar a sua própria conduta a longo prazo. 

Quer conversar sobre como você tem lidado com colegas de trabalho tóxicos? Faça parte do nosso grupo no Facebook!