Quase todo processo de trainee conta com uma dinâmica de grupo, em que os candidatos se reúnem para, juntos, discutirem uma questão. O motivo é claro. Essas propostas ajudam os recrutadores a entenderem como os candidatos se comportam ao trabalharem em grupo.

O processo seletivo para trainee pode até conter as mesmas etapas que uma seleção de estágio ou trabalho. Porém, o que o diferencia é a cultura da empresa e o que a companhia busca para a área em que atua. Além de, o seu programa de desenvolvimento de talentos.

Por isso, é interessante participar de uma entrevista para trainee com a ideia de tirar o máximo proveito da oportunidade. E, claro, conseguir a vaga no final!

Para ajudar com isso, conversamos com Milie Haji, porta voz da Cia. de Talentos, que nos deu dicas para você arrasar durante a dinâmica em grupo.

1.Estude sobre a empresa

Já falamos sobre a importância de se preparar para uma entrevista de emprego. E, mesmo quando se fala em uma dinâmica de grupo, é muito importante você saber mais detalhes sobre a empresa. Então, estude como ela funciona, e o que ela busca entregar para o mundo.

“Relacionar a atividade que for pedida com o negócio da empresa pode ajudar a mostrar comprometimento com o processo e dedicação do candidato”, explica Milie. “Também é importante checar se existe alguma pré-tarefa e não deixar para fazer de última hora”.

A parte da logística também precisa ser vista com antecedência. O melhor caminho até o local da dinâmica, como estará o trânsito, meios de transporte, etc. Lembrando sempre que pontualidade é imprescindível em qualquer situação.

2.Mostre o que você sabe

A ideia, aqui, não é se gabar do que você sabe. Mas mostrar que estudou a empresa e as suas funções, além da vaga oferecida, quando for pertinente. Afinal, o que os recrutadores buscam é uma pessoa realmente interessada em trabalhar ali, portanto, deixe isso claro através das suas ações.

“Participação é tudo também”, continua Milie, “é preciso demonstrar habilidades para ouvir e se posicionar”.

Ah, e fique atento, a porta-voz também compartilhou algumas das competências mais citadas como necessárias para a aprovação de trainees: 

  • Comunicação;
  • Capacidade Analítica/Estratégica;
  • Energia;
  • Proatividade.

E se você sentir que está defasado em algum desses pontos: estude! Nunca é tarde para aprender.

3.Participe da dinâmica de grupo!

Lembre-se: participação é essencial durante uma dinâmica de grupo. Portanto, ouça atentamente, preste atenção no assunto discutido e faça colocações que você acredite que são pertinentes.

Segundo Milie, a falta de participação em uma atividade como essa é o que mais gera eliminações durante um processo de trainee. “Não saber ouvir, não colaborar com o grupo/equipe também podem ser fatores decisivos, já que a comunicação é um dos pontos mais avaliados”, explica.

4.Controle a ansiedade

Também já comentamos sobre como você pode controlar a ansiedade na hora da entrevista de emprego. Mas precisamos reforçar o quanto isso é essencial em processos seletivos.

Evite deixar o emocional falar mais alto e cuide para manter a calma durante todo o tempo. 

Ser trainee é uma ótima oportunidade profissional. É, portanto, uma aceleração de crescimento. E tem o objetivo de criar um banco de talentos capacitado para a empresa, com profissionais que podem assumir posições estratégicas no futuro.

“Dentro do período do processo, o trainee passa por um programa robusto de desenvolvimento e treinamentos. Além disso, fica exposto dentro da organização já que ele é um jovem em potencial”, finaliza Milie.