Resiliência e adaptação são características fundamentais aos profissionais pós-pandemia, afirma Baker Tilly

profissionais pós-pandemia

Home-office e busca por atualização constante são tendências que permanecerão após a crise.

O futuro profissional que surgirá após a pandemia é um dos temas em grande discussão na rede global Baker Tilly. Os novos cenários para um auditor de finanças reúnem grandes oportunidades e desafios.

“É necessário discutir o assunto com um novo olhar para os negócios, reavaliando as concepções de trabalho e competências desses agentes”, afirmou a consultora em gestão de pessoas na Baker Tilly de Vitória (ES), Alessandra Zanotti.

Profissionais pós-pandemia: Trabalhar de casa

A questão de trabalhar diretamente de casa é uma realidade que deve permanecer depois da crise mundial. Segundo pesquisa feita pelo site Vagas.com, 70% dos colaboradores disseram que querem fazer home office de 3 a 4 vezes por semana. “Na realidade da Baker Tilly, esta era uma situação atípica. Atualmente, vemos que cada vez mais membros da equipe preferem um modelo híbrido entre casa e escritório”, confirmou Zanotti.

Resiliência e adaptação, mais do que nunca, serão outros requisitos fundamentais. “Continuar aprendendo também é outro item fundamental. Essa questão também leva a reconsiderar o papel das universidades corporativas”, acrescentou.

O chamado longlife learning deve ser aplicado na condução dos trabalhos também fora do escritório, no atendimento a clientes. “Um mundo mais digitalizado, com enorme atendimento virtual por videoconferências, impacta no fim das fronteiras. E isso vai exigir que o futuro profissional adquira novas formas de abordar os clientes, conhecendo melhor suas realidades”, indicou a gestora.

Profissionais pós-pandemia: Competências e atributos

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) relatou algumas competências e atributos imprescindíveis para o profissional pós-pandemia. Entre eles está a liderança e sua capacidade gerenciar performance alinhada ao engajamento, sem esquecer a saúde mental e a motivação da equipe; expertise setorial, isto é, o conhecimento amplo sobre o setor em que atua; e o olhar holístico, buscando a compreensão integral dos fenômenos e questões geopolíticas, macroeconômicas e competitivas.

Neste sentido, o fato de a Baker Tilly ser uma rede global contribui muito para o desenvolvimento do olhar mais amplificado. “Os exemplos e casos de estudo que chegam dos escritórios no exterior colaboram para o aprimoramento dos profissionais brasileiros”, destacou a gestora de Vitória.

Para os profissionais de auditoria, o mundo também mudou muito com a pandemia e o isolamento social. Foi necessário rever suas atividades e desenvolver novas habilidades para o mundo pós-crise. Entre as novas competências a serem exigidas, estão criatividade, foco na raiz para solução de problemas, visão orientada a riscos e controles internos e atenção a relacionamentos interpessoais.

Profissionais pós-pandemia: Programa de Trainee em Porto Alegre

Como resultado de todas essas transformações, a abertura de vagas nas áreas de atuação da Baker Tilly aumentou. “Vemos que é um crescimento de todo o mercado desde o início da pandemia”, afirmou Alessandra Zanotti.  Ainda em julho, a empresa iniciou o processo seletivo para seu Programa de Trainee para o escritório localizado em Porto Alegre (RS) e Vitória (ES). O salário é compatível com o mercado e o contrato é em modo CLT. Outras oportunidades estão disponíveis na página da Baker Tilly Brasil no Linkedin.

Segundo Zanotti, o profissional da área de recursos humanos também está sendo mais exigido neste momento e tendo que se adaptar à nova necessidade. “As empresas estão em busca de colaboradores com olhar de futuro e de inovação, pois este ainda é um momento de renovação.

Assim, o profissional de RH também deve refletir sobre como ele deve apoiar os negócios da empresa, dar suporte aos clientes atendidos por ela e ainda aferir com regularidade e o clima da organização”, apontou.

Profissionais pós-pandemia: Sobre a Baker Tilly

Alessandra Zanotti, consultora em gestão de pessoas na Baker Tilly de Vitória (ES)
Baker Tilly Brasil

A Baker Tilly é uma empresa que oferece serviços especializados em auditoria, consultoria, serviços corporativos, terceirização e tributos. Faz parte da rede global da Baker Tilly Internacional, cujos membros são pessoas jurídicas separadas e independentes.

A empresa atua em 148 países e conta com mais de 37 mil funcionários. No Brasil, possui escritórios em oito capitais com um time de aproximadamente 500 pessoas. Conheça os serviços oferecidos pela Baker Tilly no Brasil em http://bakertillybr.com.br/.

Leia também – Habilidades do esporte que são fundamentais no mercado de trabalho.

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui