Liderança do futuro: tendências irão além da liderança humanizada

características para uma boa liderança

Greice Ciarrocchi, expert em RH e nome à frente da CCS Tecnologia e Serviços SA aponta os novos caminhos para se tornar um grande líder.

As características para uma boa liderança requer habilidades que vão muito além das práticas tradicionais, ou seja, além das habilidades aprendidas por meio de cursos e treinamentos, como uma graduação ou conhecimento em idiomas desenvolver habilidades comportamentais relacionadas a maneira como uma pessoa lida com os outros é essencial.

Características para uma boa liderança: versatilidade e humanização

Para o mercado atual, ser líder demanda versatilidade e humanização. Um líder de qualidade deve ser perito em resolver problemas, ajudar sua equipe a lidar com imprevistos, incentivando os outros a pensar fora da caixa, apresentando ideias, tomando atitudes inovadoras sempre sabendo ouvir e delegar funções para que assim crie proatividade dentro da sua empresa, onde cada um sabe exatamente seu lugar e entende que é uma peça-chave para que a engrenagem não pare de girar. Entretanto, nem sempre é uma tarefa fácil, já que problemas pessoais e pensamentos negativos podem vir à tona, dificultando o trabalho.

“Nesses momentos que se faz imprescindível o autoconhecimento. Quanto mais o líder desenvolver a habilidade da adaptabilidade e o seu coeficiente emocional (QE), será mais fácil contornar tais situações”, explica Greice Ciarrocchi, especialista em Relações Humanas (RH) e CEO de uma das maiores e principais empresas de aço do país, a CCS Tecnologia e Serviços SA.

Para a expert, inclusive, a liderança do futuro requer habilidades e competências diferenciadas, dentre elas a capacidade de inovação, criatividade, adaptabilidade e autocontrole das emoções. “Grandes comandantes se destacam por saberem gerenciar as pressões que tal cargo demanda, usando-as como trampolim para alavancar suas ideias e projetos, juntamente com sua equipe”, complementa.

Cada vez mais, o mercado busca um líder que esteja consciente do seu propósito, do quanto seu estado emocional impacta positivamente ou negativamente as pessoas ao seu redor. “Ele tem a obrigação de ser melhor a cada dia, pois impacta muitas pessoas, além do negócio que está liderando. O ego e as vaidades sempre existirão, mas o líder do futuro é capaz de tirar o foco de si próprio, e se conectar verdadeiramente a um propósito maior”, ressalta Ciarrocchi, que, junto com o vice-presidente da CCS, Ricardo Perez, criou o Treinamento NEXT – O Próximo Estágio da Liderança, projeto que busca treinar líderes com o que o futuro precisa: consciência, valores e humildade, para que, assim, eles possam mudar o mercado e o mundo ao seu redor.

Por fim, o líder tem que escolher ser o protagonista, assumindo os riscos e os projetos de frente. “Quando seu time não performa bem, ele deve se colocar como responsável pelo resultado e não procurar culpados e nem desculpa. Afinal, são as falhas que mostram ao time onde precisam ser feitas as melhorias”, aponta a empresária. “O líder, então, deve prontamente colocar ações em prática, criando, junto a equipe, um método aprimorado para trabalharem, anulando chances do mesmo erro se repetir e aumentando a performance de todos. “Tudo isso graças a um profundo estudo sobre si mesmo e sua gestão. Somente com isso um grande líder pode evoluir diariamente e se tornar a sua melhor versão”, finaliza.

Sobre Greice Ciarrocchi
Acionista e CEO da CCS Tecnologia e Serviços SA, empresa especializada no fornecimento de peças de alta complexidade para negócios espalhados por todo o globo. Atualmente, o empreendimento, fundado, em 1995, por Almir Ciarrocchi é certificado, por quatro anos consecutivos, pelo Great Place to Work, consultoria global que seleciona e consagra, anualmente, as melhores empresas para se trabalhar.

Com uma gestão humanizada, o empreendimento incentiva a diversidade e a inclusão, contratando mulheres e deficientes físicos para todas as áreas, dando oportunidade igualitária para que todos se desenvolvam. Além disso, Greice desenvolveu, juntamente com o Ricardo Perez, vice-presidente da empresa e seu marido, o Método NEXT – O Próximo Estágio da Liderança, projeto que busca treinar novos líderes, para que sejam conscientes e conectados com um propósito maior, transcendendo o ego e seus próprios interesses, para desenvolver a consciência de que eles podem impactar as pessoas ao redor. Atualmente, a empresa conta com duas sedes próprias: uma em Limeira (SP) e outra em Palmeiras (PR).

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