Cinco transformações em que a tecnologia no RH pode trazer

Tecnologia no RH

Especialista da ROIT aborda o papel estratégico que a área de tecnologia no rh assume com a automação de processos e a inteligência artificial.

A robotização e a incorporação da inteligência artificial para a gestão de recursos humanos permitem que as empresas economizem tempo e gastos com trâmites burocráticos e operacionais e se dediquem a decisões estratégicas e à capacitação continuada de seus colaboradores.

É este o maior salto de qualidade em recursos humanos (RH) quando a organização opta pela contratação de serviços em tecnologia da informação (TI), também para esta área.

Quem destaca é o consultor Fábio Fernandes, responsável na fintech ROIT pela prestação de serviços em TI em recursos humanos às empresas que adquirem o serviço.

Tecnologia no RH: Expandindo a atuação

Originalmente empresa de consultoria e contabilidade, a ROIT expandiu sua atuação e incluiu em seu portfólio o ROIT People – solução que promove a convergência entre gestão de pessoas e folha de pagamento.

Fernandes enumera pelo menos cinco transformações que as soluções em TI proporcionam ao RH das empresas:

Tecnologia no RH: 1. Padrão

As rotinas de RH por si já necessitam de padrões pré-definidos para seus processos. A tecnologia ajuda a captar as especificidades de cada pessoa na execução de um processo, estruturando isso sinteticamente, e aplicando em massa;

Tecnologia no RH: 2. Confiabilidade

Tendo os processos bem estruturados, têm-se ganhos na confiança do processo, com a certeza de que o script determinado para tal processo foi seguido;

Tecnologia no RH: 3. Agilidade

A tecnologia permite fazer muito mais com menos, proporcionando ganho em escalabilidade;

Tecnologia no RH: 4. Menos papel

Hoje não há como falar mais em registro físico para dados e elementos de uma contratação, por exemplo. A digitalização do RH perpassa por uma mudança na forma de executar as coisas;

Tecnologia no RH: 5. Atualização

Atualmente tudo está sendo digitalizado; é um caminho sem volta. Itens como o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital e afins são alguns exemplos. Tudo objetivando melhorar os processos por parte do gestor.

Assim, reitera o especialista, com todos os ganhos mencionados, o RH tem condições de se tornar um setor estratégico para a gestão da empresa. “O RH deixa de ser realizador de atividades operacionais e repetitivas, podendo focar-se em tarefas como retenção e treinamento de profissionais”, ilustra Fábio Fernandes.

Mais informações sobre o Roit People: https://roit.ai/people.

Tecnologia no RH: 7 tendências de RH para 2021

2021 está chegando, e com ele 7 tendências do RH que você não pode deixar de ficar de olho!

O ano de 2020 foi atípico, muitos avanços que só aconteceriam no futuro, de forma mais lenta, já se tornaram presentes modificando a forma em que muitas empresas estavam acostumadas a trabalhar.

Na área de RH não foi diferente, o desejo por avanços tecnológicos e métodos estratégicos se fez ainda mais presente e necessário neste ano. O que nos faz enxergar diversas tendências que irão continuar a todo vapor pelo ano que virá.

Você sabia que 95% dos talentos acreditam que a forma como eles são tratados como candidatos é a forma como eles serão tratados como colaboradores?

Ou seja, o olhar para o candidato precisa estar cada vez mais em foco. A experiência do candidato em 2021 não será mais um diferencial, mas sim, uma premissa básica para qualquer empresa que queira manter uma boa imagem da sua marca empregadora no mercado.

Um candidato, aprovado ou não, quando leva para casa uma boa experiência de uma empresa, ele se torna automaticamente um promotor da sua marca empregadora, e consequentemente um futuro consumidor dos seus produtos ou serviços.

Leia a matéria completa sobre as tendências do RH para 2021.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui