Google search engine
InícioMercado de TrabalhoTransição: 53% das pessoas querem trocar de carreira em 2022

Transição: 53% das pessoas querem trocar de carreira em 2022

Trocar de carreira em 2022: diretor e especialista em educação, Jefferson Vendrametto, dá dicas para quem quer fazer uma mudança na carreira.

Um novo ano está chegando e, com ele, vem os novos planejamentos para um novo ciclo que se inicia. E uma das metas é voltada para o profissional. Segundo o relatório chamado Protegendo o Futuro do Trabalho, dentro de uma pesquisa sobre comportamento das pessoas pós-pandemia realizada por uma plataforma de buscas on-line, 53% dos brasileiros querem mudar de profissão após a Covid-19 e, dentre os motivos, estão: equilíbrio entre vida pessoal e profissional (50%), o desejo por um salário mais alto (49%), a busca por uma função mais significativa (31%), reduzir a quantidade de tempo trabalhado (31%) e trabalhar por prazer (14%).

Trocar de carreira em 2022: fazer o que gosta

Os dados revelam a expectativa das pessoas em se reinventar dentro do mercado de trabalho para conquistar uma realização profissional e uma nova forma de ganhar dinheiro fazendo o que gosta. Por conta de toda a transformação digital que está acontecendo e todo esse cenário de mudança citado acima, empresas de diversos segmentos reclamam de dificuldades para preencher determinadas vagas, principalmente as que exigem conhecimento técnico e especialização digital associados a habilidades comportamentais .

O estudo Profissões Emergentes da Era Digital identificou que o Brasil pode ter déficit de quase 700 mil profissionais no prazo de 10 anos em quatro áreas: tecnologia, indústria de transformação, agricultura e saúde. Em comum, todas exigem que os funcionários tenham domínio de ferramentas digitais.

A busca por cursos voltados, sobretudo, para a área farmacêutica, saúde e tecnologia em geral, e cursos de cuidador, cresceu e é procurada também por pessoas que já estão empregadas, mas dentro de uma outra área. O CEBRAC, Centro Brasileiro de Cursos, oferece cursos nas áreas de saúde e tecnologia. O melhor é que se pode iniciar em um dos cursos ofertados em 2022.

Trocar de carreira em 2022: é preciso planejamento

“Mudar de profissão requer um mínimo planejamento para se capacitar e ficar apto para realizar as funções da nova área. Com o avanço da tecnologia e do meio digital, alguns cursos estão passando por atualizações e outros estão sendo criados devido às novas profissões que surgem com essa mudança. O mercado de trabalho sempre sofre algumas transformações e a sociedade precisa acompanhá-las”, explica Rogério Silva, CEO do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos).

Como estratégia para projetar a nova carreira, é importante considerar essas modificações para se fixar no novo mercado. Busque ter paciência para entender que demora algum tempo para adquirir conhecimento e experiência prática para se destacar na função escolhida e procure aproveitar o processo.

Para ajudar a você, profissional que quer fazer uma mudança profissional, no início de 2022, Jefferson Vendrametto, Diretor e especialista em educação há 20 anos do CEBRAC , lista 5 dicas para começar hoje mesmo:

Trocar de carreira em 2022: liste os motivos da transição

Para elucidar essa mudança, liste os motivos pelos quais fizeram você tomar a decisão em rumo a um novo caminho profissional. Isso vai te encorajar e te dar confiança na sua preparação e será fundamental nesse momento de insegurança tão comum para as pessoas que passam por esse momento. Se a mudança te faz brilhar os olhos, não hesite em deixar o medo de lado e seguir em busca da realização profissional.

Trocar de carreira em 2022: se programe financeiramente

Mesmo com todo o planejamento, é importante que reconheça e se prepare para a instabilidade inicial. Você não sabe quanto tempo vai passar sem trabalhar, ou mesmo quanto tempo passará se profissionalizando, por isso guarde dinheiro para possíveis imprevistos e para conseguir realizar a transição de profissão da melhor forma.

Trocar de carreira em 2022: pesquise sobre a nova área

Depois de decidir, entenda onde vai entrar, as estatísticas, estratégias e funções de vagas ofertadas. Em sites e agências de emprego, pesquise sobre o trabalho e analise os requisitos solicitados, com objetivo de se preparar e estar apto para ser contratado. É importante que domine as atribuições e esteja seguro para as atividades.

Trocar de carreira em 2022: planeje a carreira

Mesmo com as incertezas da nova situação, estabeleça metas e planos de curto, médio e longo prazo. Visualizar sua carreira dará um gás a mais na hora de buscar as mudanças. Com os objetivos mentalizados, trabalhará com mais vigor e energia, ciente do que está construindo e onde quer chegar.

Trocar de carreira em 2022: se qualifique

Mesmo com os sonhos da nova carreira, é preciso se preparar tecnicamente para as funções do novo trabalho. Com isso, busque cursos voltados para a sua área de atuação com instituições renomadas e que possuem peso no mercado de trabalho. Se qualificar é dar um passo à frente, e muito importante, na concretização da tão sonhada profissão. Entenda que os custos são investimentos e que o valor retornará para você da forma mais gratificante possível. Lembre-se: tudo tem um início. Por isso, comece se qualificando e tendo oportunidades na carreira escolhida. Com foco e alinhado aos seus objetivos, e da carreira que escolheu, o sucesso é certo! Busque se profissionalizar dentro de instituições com credibilidade e que possuem destaque nesse cenário: o CEBRAC está pronto para te ajudar a entrar com o pé direito em 2022.

SOBRE O CEBRAC

O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – possui 26 anos de atuação no segmento educacional, e, desde a sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de uma metodologia própria e inovadora, a qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo. O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising. São 86 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse aqui!

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras. Ou chame nosso time agora mesmo.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras