Google search engine
InícioMercado de Trabalho5 motivos para implementar ações de diversidade etária nas organizações

5 motivos para implementar ações de diversidade etária nas organizações

Consultoria Newa, especializada em Diversidade, Inclusão e Inovação alerta sobre importância de ambientes diversos não apenas em público 50+, mas como um todo.

O tema da diversidade etária nas empresas pode ser traduzido pela  criação de um mix geracional dentro das organizações. Quando as companhias reconhecem os papéis dos profissionais de diferentes idades, torna-se possível atingir equilíbrio e inovação para as organizações, valores esses que podem trazer mais integração, perspectivas e, consequentemente, produtividade para o ambiente de trabalho.

“Quando uma empresa estimula a troca de experiências, ela propaga a ampliação de conhecimentos, sejam eles técnicos, de liderança ou pessoais. Junto a isso, proporcionar desafios e segurança psicológica pode ser um caminho para a inclusão de profissionais que injustamente são considerados ultrapassados para o mercado de trabalho, além de ajudar as demais pessoas a despirem-se de preconceitos”, aponta Carine Roos, CEO e fundadora da Newa Consultoria.

Para a especialista em Diversidade e Inclusão, entre os principais benefícios desse mix geracional dentro das organizações, estão a criatividade, qualidade de vida, ambiente saudável para os colaboradores e aumento de resultados, entre outras questões.

Nesta mesma direção, a pesquisa Shaping the future of HR (SHRM), realizada pela Fundação SHRM, afiliada sem fins lucrativos da Society for Human Resource Management , aponta algumas ações que podem ser adotadas pelas organizações para a promoção da diversidade etária. A CEO da Newa comenta estes pontos de destaque:

Diversidade etária nas organizações: melhor desempenho e produtividade

De acordo com uma pesquisa, a diversidade etária no ambiente de trabalho pode melhorar o desempenho organizacional. Estudos mostram que a produtividade da empresa aumenta com a mistura de profissionais mais maduros e mais jovens, pois em atividades mais complexas e que exigem tomadas de decisões, esses grupos conversam muito bem. “Podemos ressignificar dentro das empresas o termo ‘choque geracional’ para ‘troca geracional’ pois apesar de algumas diferenças nas perspectivas, estando dentro das empresas os grupos têm um objetivo em comum. Esta convivência enriquece a rotina de todos”, diz Carine.

Diversidade etária nas organizações: ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários

Segundo a pesquisa, uma vantagem em melhorar a produtividade da equipe, é que a rotatividade de funcionários passa a ser menor. Conhecida como taxa de turnover, ela reflete os desligamentos ocorridos nas empresas. A partir do momento em que a expertise e a inteligência emocional de pessoas maduras são valorizadas no mercado de trabalho, elas se sentem mais acolhidas por estarem em um ambiente mais inclusivo e de respeito. “Um menor turnover acarreta em mais pessoas com tempo de casa e soft skills aprimoradas para as operações da empresa”, comenta a CEO.

Diversidade etária nas organizações: impulsiona a inovação no ambiente de trabalho

A diversidade etária no local de trabalho traz experiências, perspectivas, estilos e expectativas diferentes. Se gerenciadas de maneira correta, todos esses pontos podem ser somados e transformados em inovação para a companhia. Ou seja, as organizações mais diversas são as mais inovadoras. “Seja na gerência ou nos times da linha de frente, todos têm a ganhar com isso”, adiciona.

Diversidade etária nas organizações: equilíbrio entre vida profissional

Pode haver situações nas organizações em que os funcionários com uma idade mais alta tenham um horário programado para trabalhar e a geração mais jovem também tenha um horário confortável para realizar suas atividades. Assim, neste tipo de situação, ambos podem ajudar-se mutuamente e trabalhar nos respectivos horários que são mais produtivos. “Aqui fica evidente a questão de equilíbrio que vem com essa dinâmica”, expõe ela.

Diversidade etária nas organizações: ajuda a eliminar preconceitos

Ter política rígida, de inclusão e diversidade no ambiente de trabalho ajuda a eliminar qualquer tipo de preconceito dentro das organizações. “Aqui temos claro o benefício da convivência e a empatia que vem com isso. Buscar ouvir as demandas e a compreensão do mundo das pessoas maduras é tornar as organizações mais compassivas e pessoas se sentindo pertencentes à empresa”, explica.

Para Carine, implementar a diversidade etária na organização tem o propósito de ampliar a consciência das pessoas sobre os desafios que a população 50+ passa. “Além disso, transmite a necessidade de adotar medidas muito mais inclusivas, ampliando nossa visão de mundo, quebrando muros e construindo pontes”, finaliza a especialista.

Diversidade etária nas organizações: sobre a Newa

A Newa é uma empresa especializada na capacitação de líderes e colaboradores que transforma as organizações por meio da Diversidade, Inclusão e Inovação. Carine Roos, profissional referência no assunto e fundadora da empresa, pretende apoiar outras instituições no desenvolvimento de lideranças que valorizem e respeitem a diversidade, promovam maior escuta ativa e sejam verdadeiras aliadas para impulsionar a diversidade e a inclusão nas organizações.

Ao aprofundar a mentalidade de diversidade dos líderes, a empresa engaja lideranças no tema para que a mudança e a transformação sejam efetivas e tragam valor à sociedade como um todo.  Acesse somosnewa.com.br e saiba mais!

Leia também – 5 estratégias para empresas acolherem funcionários com filhos no retorno presencial.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras