Trabalho temporário possibilita renda formal durante a pandemia da Covid-19

trabalho temporário

Trabalho temporário: leis aumentam possibilidades de renda extra no isolamento. Os profissionais que conquistaram a recolocação no mercado de trabalho apontam o crescimento profissional e a melhora nas condições financeira e psicológica como os principais benefícios.

Mesmo com cenário adverso da economia provocado pela pandemia de Covid-19, o regime de trabalho temporário está representando uma possibilidade de geração de renda formal para diversos profissionais.

O analista de segurança do trabalho, Victor Bocciadi , de São Paulo, retornou ao mercado por meio de uma vaga temporária, após permanecer desempregado por 6 meses.

Atualmente, ele atua na equipe responsável pelas rotinas e indicadores de saúde e segurança do trabalho de uma empresa na capital paulista e diz que a oportunidade contribuiu também para a melhora d e su a s condições financeira e psicológica.

“Essa oportunidade de emprego está me ajudando bem financeiramente e é um apoio psicológico por conseguir uma recolocação neste período atípico”, afirma Bocciadi .

A técnica em nutrição e dietética, Chrislene Santos Silva, de São Paulo, afirma que após 8 meses desempregada também conquistou uma vaga de trabalho temporário neste período de pandemia .

A profissional, que possui uma experiência de 10 anos, foi contratada por um hospital e é a responsável por toda gestão de equipe e controle dos processos de qualidade e produção da cozinha hospitalar . “Essa oportunidade de trabalho está me ajudando muito. O fato de estar trabalhando em um hospital na época de pandemia, onde tomamos todos os cuidados necessários, traz um crescimento e amadurecimento profissional maior”, diz Chrislene .

Trabalho temporário: oportunidade de trabalho e renda

Diante da situação de instabilidade econômica, as empresas estão adotando o regime como uma alternativa viável durante o processo de recuperação e estão disponibilizando vagas em diversos setores, o que vem contribuindo com a geração de trabalho formal .

Esse movimento demonstra a tendência identificada por um levantamento da ASSERTTEM (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), que identificou um aumento de 16% no volume de vagas de trabalho temporário , totalizando 1,48 milhões de vagas geradas em 2019.

De acordo com o presidente da ASSERTTEM, Marcos de Abreu, um dos fatores para esse crescimento é o reflexo da regulamentação do trabalho temporário, ocorrido há 7 meses com a publicação do decreto 10.060/2019 .

“Conforme a pandemia foi avançando, o desemprego também aumentou. Assim, o trabalho temporário representa uma solução rápida, barata e flexível para combater o desemprego, principalmente, por meio do respeito ao decreto do trabalho temporário. Com a falta de vagas , a economia vai se adoecendo e pode chegar a uma situação difícil de ser recuperada. Assim, as agências de trabalho temporário fazem parte do sistema de geração de trabalho formal “, afirma Abreu.

Trabalho temporário: vagas

Já é comprovado que o isolamento que estamos vivenciando é a melhor forma de controlar a propagação da doença e salvar vidas. Por isso, o home office e os trabalhos remotos tornaram-se realidade para um número maior de pessoas que precisam se manter economicamente ativas e podem continuar trabalhando de suas casas.

Para conseguir um trabalho remoto agora na quarentena, basta você ficar atento com as oportunidades que estão surgindo. Grandes empresas, que não foram afetadas pela pandemia, continuam divulgando vagas de emprego. E, se você está em busca de uma recolocação, faz sentido participar de um processo seletivo mesmo que para um trabalho temporário.

Acompanhe nossa planilha de vagas de emprego. Todos os dias, postamos novas vagas que recebemos diretamente dos recrutadores ou de grupos de whastapp de vagas de emprego. Você pode acompanhar nossa planilha clicando aqui.

Há alguns dias também divulgamos uma lista de sites que possuem vagas de trabalho temporário, freelancers e outros. Confere a lista completa aqui.

Trabalho temporário: organize-se

Mesmo no isolamento, muitos continuam com rotinas atribuladas de tarefas. Porém, se você iniciar um trabalho temporário no home office, é importa organizar bem a sua agenda para dar conta de todas as tarefas pessoais e entregas profissionais. Lembre-se: esse trabalho temporário pode se tornar efetivo, por isso, dedique-se.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui