Como conseguir um emprego remoto

como conseguir um emprego remoto
Foto: Retha Ferguson / Pexels

O mundo está mudando rápido e o que percebemos nas semanas de quarentena é que o home office veio para ficar. Isso significa que você talvez tenha que se adaptar para conseguir um emprego remoto daqui para a frente. Mas como isso funciona? 

Segundo o Fast Company, existem habilidades que vão precisar ficar mais evidentes daqui para a frente se você pensa em conseguir um emprego remoto – afinal, trabalhar de casa pode ter os seu desafios, mas é uma opção para muita gente. Nem todo mundo se adapta, é verdade, mas se a sua carreira permite e se você sente que pode se dar bem adotando o escritório em casa, então, precisa ficar de olho nestas dicas. 

5 dicas para conseguir um emprego remoto

1.Organização

Não adianta: se você quer trabalhar de casa, precisa ser uma pessoa organizada. Independentemente do método que você escolha, isso precisa ficar claro, inclusive, durante a sua entrevista (via videoconferência!). 

Uma boa forma de se organizar é montar uma agenda de tudo o que você precisa fazer / entregar durante a semana, e tornar essa agenda a sua meta. A partir daí, vale prestar atenção no tempo que você leva para cumprir cada tarefa para entender como montar os seus dias. Mesmo com as distrações de estar em casa, é possível ser produtivo, mas é necessário manter a disciplina. 

Durante uma entrevista de emprego, você pode contar como montou a sua agenda para garantir as entregas, mesmo em uma situação tão atípica – isso demonstra a sua capacidade organizacional. Afinal, auto-gerenciamento e organização pessoal são essenciais para se trabalhar remotamente. 

2.Conhecimento tecnológico

Calma, isso não significa que você precisa saber tudo sobre tecnologia. No entanto, é importante ter um mínimo de conhecimento sobre as principais ferramentas utilizadas quando se fala em trabalho remoto. Zoom e Slack, por exemplo, são dois aplicativos comuns. O primeiro serve para fazer videoconferências. Já o segundo é como um chat para empresas. O Trello é útil para organização de projetos e processos. Conhecer as principais ferramentas e se manter aberto para novas é essencial – isso prova que você consegue se adaptar rápido aos processos de trabalho, um diferencial e tanto para os gestores.

Se for fazer uma entrevista online, já pergunte de antemão a ferramenta utilizada e tenha certeza de que está tudo pronto para ser usado no horário combinado. Isso demonstra que você é o tipo de pessoa com quem os outros podem contar e que busca soluções ao invés de levar problemas. 

3.Colaboração

O trabalho pode ser remoto, mas isso não significa que ele é feito sozinho. Uma das partes mais importantes do home office é manter o contato e a comunicação com as pessoas com quem você trabalha. Portanto, tenha certeza de que você comunica as etapas do seu processo, se mantém atualizado sobre o que está acontecendo na empresa e, principalmente, busca entender como você pode ser mais útil ao resolver as questões da empresa. 

No dia a dia de um escritório comum, é fácil isso acontecer naturalmente por conta da proximidade. Mas esse é um ponto chave para garantir que o trabalho aconteça da melhor maneira possível. Em uma entrevista, lembre de ressaltar como sempre manteve a comunicação com os seus superiores, mesmo durante o período de quarentena, ou como você já esteve em projetos com pessoas que trabalhavam remotamente e como essa comunicação acontecia. 

4.Auto-motivação

Talvez um dos pontos mais importantes é a auto-motivação. Trabalhar de casa, longe das vistas de todos, significa que você vai precisar ser proativo na hora de cumprir as suas funções. Aqui, a organização também é importante, porque mostra como você pode colocar essa motivação em ações palpáveis.  Por mais que haja um período de adaptação e aprendizado, os gestores buscam profissionais que possam tocar um projeto sem a necessidade de serem vigiados e cobrados constantemente. 

Durante a entrevista de emprego, uma maneira de demonstrar isso é explicar como você estruturaria um projeto para executá-lo até o final. De que forma você dividiria, por onde começaria? Deixar claro a sua motivação é essencial. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui