Como se sair bem em uma entrevista online

entrevista online
Foto: Anna Shvets / Pexels

O mundo está mudando muito rápido. Com a pandemia do coronavírus, vimos as empresas correrem para a internet – e profissionais autônomos também. Se você está no processo de buscar recolocação, já deve ter se deparado com a possibilidade de fazer uma entrevista online, certo? E, talvez, você tenha dúvidas sobre como se comportar. 

O PraCarreiras conversou com a especialista em RH Monique Wasserman para entender melhor o que muda e como aproveitar ao máximo um processo seletivo que acontece totalmente pela internet. 

Segundo ela, um primeiro ponto é ficar atento ao mercado. A disponibilidade de vagas está mudando. Ou as empresas congelaram suas entrevistas por conta da pandemia ou aumentaram o número de vagas para outras áreas, às vezes específicas de trabalhos online. “O que muda é a disponibilidade de vagas. O processo seletivo muda porque passa a ser 100% online, não tem mais nenhuma etapa presencial. Você precisa se mostrar efetivo e eficiente à distância”. 

Veja como nos itens abaixo. 

Entrevista online: o que muda e como me sair bem? 

1.”Colinha” no online

Segundo Monique, o principal diferencial da entrevista online é não ter o olho no olho das entrevistas tradicionais. Porém, um ponto positivo é que você pode manter, no seu computador, uma aba com um guia, uma “colinha”, com os pontos importantes que você gostaria de falar durante a conversa. 

2.Aproveite o seu ambiente

Outro ponto positivo do online é que, dentro do seu próprio ambiente, da sua casa, cercado com as suas coisas, você pode se sentir mais confortável e tranquilo para conversar durante a entrevista. Mas, atenção! O home office também pode gerar muitas distrações, então, garanta que você está em um ambiente confortável e que colabore para que você não desvie o foco, pelo menos enquanto converse com o recrutador. 

3.Ambiente como quebra gelo

Falando em ambiente, todos nós sabemos que é um momento atípico para a maior parte das pessoas e filhos, parceiros ou parceiras, bichinhos de estimação ou pais e avós podem fazer aparições surpresa durante a entrevista, ou até logo no começo da conversa. Aproveite esses ganchos para gerar uma conexão, ao invés de olhar para elas como incômodo. “Ah, o seu filho está aí com você? O meu também e ele está bem agitado hoje, como o seu está lidando com esse período em casa?”. Esses são ótimos quebra-gelos.

Indo por outro caminho, pesquisar sobre o entrevistador e a sua carreira, buscando o seu perfil no LinkedIn, por exemplo, também pode ser uma ótima forma de começar conversas. 

4.Use a tecnologia a seu favor

Fato é: a tecnologia pode ajudar ou atrapalhar. No segundo caso, Monique explica sobre a importância de se preparar muito bem antes de uma entrevista online. Garantir uma boa conexão com a internet, que o seu vídeo e luz estão bons, que o áudio está funcionando direito são essenciais para evitar problemas durante a conversa. “Use o máximo da sua habilidade de comunicação nessa hora, porque você terá só rosto e voz. Qual imagem você quer passar através de um vídeo? Passe a melhor imagem possível”, explica ela. 

5.Comunicação, comunicação, comunicação!

Já comentamos sobre a comunicação por aqui, mas é essencial lembrar que, durante uma entrevista online, você vai demonstrar os suas soft skills pela fala. “Mostre experiências que você teve, atitudes e comportamentos em cada experiência, em cada desafio”, diz a especialista. 

6.Acima de tudo, mostre empatia (e seja sincero) 

É um momento muito atípico para todo mundo. Por isso, Monique sugere sempre um comportamento e uma fala objetiva, respeitosa e empática. “Sempre ter cuidado com o outro lado. Estamos vivendo um momento em que todo mundo está sem saber o que está acontecendo, então pergunte se está tudo bem, se a família está bem, se há alguma coisa que você pode fazer para ajudar nessa entrevista”, explica. 

Ah, e lembre-se de tentar, ao máximo, olhar esse novo cenário de uma forma positiva. O futuro é, sim, incerto, mas isso não significa que você precisa se entregar à negatividade. Cuide de você, se abra para novas oportunidades e busque sempre o lado positivo de todas as situações – com uma entrevista online não é diferente!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui