Copa do Mundo: como fica o expediente com o avanço do Brasil na competição

professor Renato Henrique Rehder destaca

Professor Renato Henrique Rehder destaca algumas regras e consequências caso haja descumprimento por parte dos funcionários.

A maioria dos jogos do campeonato mundial de futebol deve ocorrer em horário comercial, durante toda a fase de grupos. Após sair vitoriosa no jogo contra a Suíça, no último dia 28, a seleção brasileira conquista uma vaga nas oitavas de finais, que acontece no dia 5 de dezembro, às 16h. E a dúvida entre os brasileiros é: se o Brasil passar, como fica o expediente?

O coordenador do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, professor Renato Henrique Rehder, explica que a dispensa de funcionários permanece facultativa às empresas. “A folga ou dispensa não é obrigatória nesse período. O que pode acontecer é um acordo entre funcionários e empregadores para que todos possam assistir às partidas, com abono ou compensação do banco de horas, mas como uma liberdade”, afirma.

Colaboradores com regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) devem buscar o departamento de recursos humanos para entender o funcionamento e as determinações do patrão, quanto ao andamento das atividades na empresa. “O empregado interessado precisa buscar essas informações sobre as regras da empresa para não cometa erros que geram punições”, alerta.

Quais são essas punições?

Conforme comentado pelo especialista, os jogos da seleção não são uma justificativa para ausência (seja parcial ou total) e não retornar ao expediente após o jogo pode implicar em algumas punições para o colaborador. O docente reforça quais são elas:

Advertência

A advertência consiste na medida disciplinar mais amena e tem o objetivo de informar ao funcionário que seus atos praticados são incompatíveis com as regras e tratativas internas da empresa, e precisam ser lavrados a termo, ou seja, registrados em documento.

Suspensão

A suspensão consiste na paralisação momentânea das atividades pelo empregado e implica em descontos no salário. Essa ação é aplicada, normalmente, após as advertências.

Demissão

Para chegar a situações severas, como a demissão por justa causa, o funcionário deve apresentar um comportamento displicente durante o trabalho. Então, é papel da empresa interpretar com cautela as falhas cometidas, principalmente, durante esse período de Copa. Se o colaborador tem um histórico agradável e nunca causou problemas, não faz sentido aplicar punições duras, como a justa causa. Mas, se o funcionário retorna embriagado pode ser um motivo para essa dispensa.

Por fim, para colaboradores que trabalham remotamente, se aplicam as mesmas regras do presencial. Se a empresa permitir a dispensa durante o jogo, basta desconectar e, depois, retomar as atividades. O descumprimento pode ser motivo de penalidades, portanto, sempre que necessário, formalize e alinhe com a chefia o período de ausência e se essas horas serão compensadas futuramente.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País.

Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

PraCarreiras e a mentoria de carreira

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!