Soft Skills do futuro para você usar na entrevista 2020

soft skills do futuro
Male job applicant being interviewed by diverse HR representatives team discussing his work experience, sharing thoughts during recruitment process in company office. Concept of hiring, employment

Soft Skills do futuro: quem está antenado no mercado de trabalho, sabe da importância desse tema. Só se fala em soft skills quando o assunto é o futuro do trabalho. Também, não é por menos. Com o crescimento da inteligência artificial e avanço da tecnologia, é de se esperar humanos mais humanos. Por isso, é importante aprender como desenvolver e demonstrar as soft skills na entrevista de emprego, nas reuniões e em todos os outros momentos do seu trabalho. 

Para começar, vamos focar nas entrevistas. Como é o seu cartão de visitas, é importantes mostrar, nesse momento, o máximo das suas capacidades diante do recrutador. 

Por exemplo, um estudo feito pela Adobe demonstrou que a comunicação é um das soft skills mais buscadas pelas empresas hoje em dia, seguida de perto pela criatividade e coletividade. Para entender como demonstrar cada uma dessas características na entrevista de emprego, continue lendo.

Soft Skills do Futuro: exemplos na entrevista de emprego

1.Comunicação: uma das soft skills do futuro mais valorizadas

Como explicou Maya Marcus, vice-presidente de recursos humanos da empresa Palo Alto Networks, para a Fast Company, a melhor forma de demonstrar comunicação em uma entrevista de emprego é criando uma conversa com o entrevistador. 

“Quando eu estou entrevistando um novo talento, eu quero saber como ele consegue manter a calma em uma sala, conectar de forma rápida com os colegas e demonstrar suas capacidades. Tudo isso é feito através de soft skills de conversação, acalmar as pessoas e criar um ambiente propício para a produtividade. Significa esperar o entrevistador terminar de falar a sentença completa antes do outro começar, ser introspectivo sobre a resposta e conectar com ele como pessoa”, diz. 

Mas é mais do que só palavras. Normalmente, um recrutador não presta atenção só no que você está dizendo. Ele se mantém atento à sua linguagem corporal, na capacidade de fazer contato visual, de ser claro na explicação e se você consegue seguir uma linha de raciocínio. 

2.Criatividade

Criatividade vai muito além de trabalhos com arte ou música. Na verdade, ela pode ser muito bem demostrada na forma como você soluciona problemas. Por exemplo, se o recrutador perguntar como resolveu uma questão no seu emprego anterior, não diga apenas qual foi o resultado, mas explique o que você pensou para chegar até lá. 

Lembre de contar uma história que mostre como você identificou um problema, como o solucionou e qual foi o resultado final. 

3.Colaboração

É impossível ser bem-sucedido sozinho nos dias de hoje. Por isso, demostre a sua capacidade de colaboração explicando como você trabalhou bem com os outros. 

“Se você está falando sobre um trabalho em equipe, lembre-se de comentar como todas as pessoas contribuíram, e não só você, individualmente”, explica Melanie Tinto, chefe de recursos humanos da WEX. “Isso demonstra que você pensa além de você mesmo e do que você faz, e que você, de fato, tem uma mentalidade focada no time”. 

Falar sobre conflitos que você ajudou a solucionar enquanto trabalhava em um projeto em grupo também é uma forma de demonstrar a colaboração, assim como explicar como você ajudou um novo funcionário da empresa a se situar e se enturmar ao começar a trabalhar com você. 

Fato é: você vai demonstrar soft skills durante a entrevista de emprego mesmo sem saber, mas não custa colocar um pouco mais de consciência nas habilidades que você sabe que domina bem, além de aproveitar as oportunidade para treinar outras, como a escuta intencional. 

Soft Skills do Futuro: ganhe competitividade no mercado

O tema soft skills é uma das maiores tendências do mercado. As empresas estão cada vez mais buscando pessoas com boas habilidades pessoais e menos os focados apenas em conhecimento técnico.

Por isso, para quem procura uma nova oportunidade no mercado de trabalho é importante demonstrar que você possui algumas das soft skills mais valorizadas do mercado. Mas lembre-se: não adianta escrever essas palavras no seu currículo e nem se elogiar na entrevista. A ideia aqui é sempre comprovar que você tem por meio de fatos como resultados obtidos, cursos na área realizados, ou até pelo seu comportamento na frente do recrutador.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui