Trabalhar home office: como funciona?

Dizem que o futuro será totalmente desprendido de escritórios ou espaços físicos de trabalho. O que significa cada vez mais abertura para o home office. Mas pode acontecer de você se deparar com a pergunta: trabalhar home office, como funciona? E, para isso nós temos as respostas. 

Saiba como funciona trabalhar home office

Na tradução literal, trabalhar home office significa trabalhar de casa. Porém, não necessariamente isso quer dizer que você vai trabalhar da sua casa. Essa é apenas uma das opções, mas o home office implica em ter liberdade de escolher onde se quer trabalhar, inclusive na sua própria casa. Nesse caso, você não é obrigado a ir para o escritório todos os dias, no horário de trabalho. 

Na prática, isso também costuma significar flexibilidade maior ao montar os seus horários – considerada uma das maiores vantagens do home office hoje em dia. Ao contrário, porém, isso não significa que você está livre de obrigações e entregas, apenas que pode escolher onde quer trabalhar – se é em casa, no escritório, em um café ou um espaço de coworking. 

Vale lembrar, aqui, que o home office não é para todo mundo. Por mais que trabalhar de casa pareça o ideal, não são todas as funções ou funcionários que se adaptam a esse tipo de trabalho. É preciso considerar algumas coisas: 

  1. Se o seu trabalho na empresa oferece essa possibilidade;
  2. Se você é organizado e tem facilidade em trabalhar sozinho;
  3. Se você vive com pessoas que entendem o conceito do home office.

Esse último ponto é bastante importante. Passar mais tempo em casa significa estar sujeito a demandas constantes das pessoas que vivem com você, sejam elas familiares ou não. Ou seja, será preciso estabelecer limites e manter o diálogo aberto para que você não tenha problemas em separar as horas de trabalho das horas de prazer. 

Quanto ao item um, também é interessante ter em mente que a sua empresa pode não permitir o sistema home office por muitos motivos. Um deles é porque os sistemas que você utiliza são sigilosos e dependem de um servidor local, que não pode ser acessado fora da empresa. Outro é a necessidade constante de feedbacks ou colaborações com outras pessoas dentro da empresa. Esse contato pode ficar mais complicado caso você não esteja lá todos sos dias. 

Importante notar que trabalhar home office não significa trabalhar menos e ganhar mais. Pelo contrário. Principalmente se você for autônomo ou um empreendedor, as chances de trabalhar mais do que se você tivesse um emprego tradicional são grandes – e isso também não é garantia de um salário maior. Por isso, a organização da rotina se mostra essencial para quem trabalhar nesse esquema. 

Saber a hora de começar e terminar o dia de trabalho, programar pausas e lembrar que fins de semana são para descanso são itens essenciais pra uma rotina de trabalho sustentável e, claro, produtiva. Aqui, a gestão de tempo é imprescindível. 

Fora que o home office exige profissionalismo tanto quanto trabalhar em uma empresa. Ou seja, não adianta acreditar que trabalhar de pijama e pantufa, da cama, será a solução dos seus problemas. O ideal é que você mantenha uma rotina de se vestir para trabalhar e ter um espaço, mesmo que dentro de casa, para sentar e fazer as suas tarefas com foco. O desleixo no dia a dia, tenha certeza, vai se refletir no seu trabalho – mas o contrário também é verdadeiro. 

Entender como funciona trabalhar home office é essencial para não ter problemas quando você fizer essa transição. Antes de topar uma carreira como autônomo ou empreendedor, ou antes mesmo de exigir essa possibilidade na empresa onde você trabalha, tenha certeza de que você vai conseguir manter a rotina. Acredite, trabalhar de casa significa, muitas vezes, passar horas e horas e horas sozinho, e nem todo mundo se dá bem com tantas horas a sós. 

A boa notícia é que se você sentir que o home office não é para você, você pode voltar para o escritório ou buscar um trabalho que tenha essa característica, um espaço físico para o qual você vai todos os dias.