Sucesso na carreira de todos é o que move o PraCarreiras

sucesso na carreira
Hoje, gostaríamos de contar como o PraCarreiras começou! E o quanto nos importamos com o sucesso na carreira de todos vocês.

Era uma tarde fria de maio, daquelas acinzentadas em poucos tons e vibrações. A notícia veio às 17h, naquele momento em que já começamos nossa retrospectiva para o final de mais um dia de trabalho.

“Optamos por não prolongar seu contrato aqui na empresa”, em tom mais gélido que a temperatura daquela quinta-feira. Era uma demissão. Todo o discurso posterior àquela frase dissipou-se de forma torpe. E a certeza era de que o posterior silêncio era um convite ao encerramento daquela conversa em que todos estavam constrangidos.

Fracassos fazem parte da carreira

Logo após uma demissão, somos envolvidos por dessincronizações de sentimentos que vão da vergonha ao desespero. Em poucos minutos, retiramos o foco de nós mesmos. Logo começamos a nos preocupar na maneira na qual daremos essa notícia para as pessoas que conhecemos e como eles vão nos julgar.

Então, em uma nesga de racionalidade, passamos a pensar em assuntos práticos. Preciso pagar o aluguel, não deveria ter parcelado a compra daquela viagem, tenho que mudar de casa, reformular meu currículo, pedir indicações, passar em um processo seletivo, tenho pouco tempo.

Pois bem, eu passei por tudo isso. Assim como você também deve ter passado. É difícil e, independentemente da idade, trata-se de uma situação angustiante. Porém, a boa notícia é que todos superamos uma demissão. A diferença está, portanto, apenas na duração do luto até a retomada da vida profissional.

Persistência é o que garante o sucesso profissional

Poucos anos depois, tenho um salário muito mais alto que aquele que eu recebia quando fui desligada da empresa. E, apesar de ter evoluído através dos diversos fracassos da minha carreira – e continuarei evoluindo! – sei que o caminho poderia ser menos tortuoso se eu tivesse acesso a conteúdos relativos à carreira.

E, dessa ideia, e necessidade, que surgiu o PraCarreiras. Mais que um site, queremos ser uma plataforma de apoio para pessoas que se encontram desorientadas sobre como fazer um currículo. Ou o que dizer para o recrutador quando ele perguntar o motivo do desligamento da última empresa, por exemplo.

PraCarreiras: Currículos

Vamos abordar cada tópico do currículo.  A ideia é você saber exatamente o que preencher em cada um deles. E, com isso, aumentar suas chances de ser chamado para entrevistas de emprego. Para embasar nosso conteúdo, estamos fazendo um extenso volume de entrevistas com recrutadores, headhunters e consultores de carreira. Você encontra o resultado desses bate papos na nossa Série Currículos.

Plano de Carreira para o sucesso na carreira

O PraCarreiras também vai abordar temas relacionados à carreira. Teremos dicas para entrevista, busca por emprego, Linkedin e qualquer outro assunto que você queira nos sugerir. Este conteúdo está na editoria Carreira.

Profissões: sucesso na carreira serve de inspiração

Além disso, vamos trazer entrevistas com pessoas fracassadas e que, por isso, são bem-sucedidas. Por isso, eles vão nos contar suas histórias e explicar como conseguiram alcançar o sucesso (que é definido de formas diversas por cada um deles). Esses profissionais vão nos contar, então, como são suas rotinas de trabalho e qual o perfil ideal de colaborador para essa carreira. Com isso, pretendemos ajudar você a escolher seu curso da faculdade, caso esteja com dúvida.

E, não poderíamos finalizar esse texto sem falar do nosso sonho. O PraCarreiras tem a ambição de arrebatar o seu sonho e desafiar você a coloca-lo em prática, com todo o suporte teórico para acompanhar a sua jornada.

Estamos fazendo tudo com muito amor, pois esse sentimento nos move e nos traz a certeza de que estamos no caminho certo.

Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte, da procura um encontro!
Fernando Sabino