Como se destacar no mercado de trabalho em meio à crise

Como se destacar no mercado de trabalho em meio à crise

Diante de uma crise no país, é comum que as pessoas que estão buscando emprego fiquem preocupadas. Será que vou conseguir uma recolocação no mercado de trabalho? As empresas vão continuar contratando? Como eu vou chamar a atenção dos recrutadores neste momento? Essas são só algumas das questões que acometem pessoas que estão desempregadas. A boa notícia é que, mesmo em meio a uma dificuldade, muitas empresas continuam na ativa e, inclusive, novas oportunidades de trabalho estão sendo criadas.

Para que você aprenda a se destacar no mercado de trabalho em meio à crise e possa conseguir uma vaga, produzimos este artigo com várias dicas para você se preparar.  Ainda, realizamos uma entrevista com a Especialista em Atração de Talentos, Bianca Varago, que conversou conosco sobre carreira e deu orientações para quem quer conquistar um novo emprego.

“Perder um emprego já é um fator estressante para todas as pessoas. Perder um emprego em meio a uma crise, pode ser ainda pior. Por isso, é importante que você avalie quais são suas condições atuais. Avalie sua vida pessoal e financeira para entender se você precisa parar e se resguardar, claro se a sua situação se permitir. Se a sua situação financeira não permite parar, a dica é ter calma para que você possa tomar decisões mais assertivas e ir em busca de novas recolocações.”, disse Bianca Varago.

Mantenha seu currículo atualizado

O primeiro passo para encontrar novas oportunidades de trabalho na crise é manter seu currículo atualizado. Insira os detalhes mais relevantes das suas experiências e coloque os pontos de destaque da sua mais recente atividade, incluindo cursos, treinamentos, premiações, viagens e tudo o que for relevante para sua área de atuação. Ter o currículo atualizado facilita na hora de se aplicar para uma posição de trabalho.

“É o momento para as pessoas que buscam recolocação aproveitarem para atualizar os conhecimentos, fazer cursos, continuar acompanhando as empresas que você tem interesse em trabalho no LinkedIn e nas redes sociais. Se manter ativo nesse momento é um fator que pode fazer uma pessoa se destacar.”, disse a profissional.

Seja ativo no LinkedIn 

O LinkedIn é a rede social queridinha dos recrutadores e pode te ajudar a se destacar no mercado de trabalho em meio à crise. Nela você mantém seu currículo atualizado, conhece outros profissionais da área, pode seguir empresas e fazer aplicações em vagas de trabalho. É o espaço onde você pode mostrar os seus conhecimentos e mostrar para os profissionais de RH que está atualizado em sua área! Só assim vai conseguir se destacar no mercado de trabalho em meio à crise! Clique aqui e saiba como criar um perfil considerado de campeão no LinkedIn.

Faça cursos na sua área de atuação

Aproveite o momento em casa para impulsionar o seu currículo. Seja na sua área de atuação ou uma nova que seja do seu interesse, agora é o momento de investir em você. Mas eu não tenho dinheiro para fazer cursos agora! Essa é a preocupação de todas as pessoas que estão desempregadas. O bom é que atualmente é possível ter acesso a cursos gratuitos ou com preços abaixo do mercado na internet. Assim, você dá aquele up no currículo e se destaca durante uma entrevista. 

“Não necessariamente a gente sai de um emprego e precisa buscar outro igual. A mudança de emprego nos permite reavaliar a pessoa como profissional para ela entender o que deseja buscar em uma nova oportunidade profissional.”, disse Bianca Varago.

Liste as empresas que você gostaria de trabalhar

Para alcançar uma nova posição de trabalho, você precisa saber onde quer chegar. Para isso, uma dica simples é listar as empresas que você gostaria de trabalhar e olhar se elas possuem vagas abertas. Caso não tenha nada para o seu perfil profissional, você pode cadastrar o seu currículo no banco de talentos. Assim, você já se mantém disponível para futuras oportunidades.

Esteja disponível

Neste momento é necessário que você mostre para as empresas que está disponível. Para isso, lembre-se de checar o e-mail durante o dia, ficar atento ao celular e também ao LinkedIn, caso tenha feito aplicações de trabalho utilizando a ferramenta. Muitas empresas continuam realizando processos seletivos.

“Agora é o momento que você será mais solicitado via Skype, WhatsApp, ligação ou e-mail. O mercado de trabalho está tendendo para o digital, então utilize a tecnologia a seu favor”, declarou a especialista em recrutamento.

Veja as dicas da nossa entrevistada Bianca Varago para as entrevistas realizadas por vídeo:

  • Arrume-se para entrevistas realizadas por vídeo;
  • Trabalhe o tom de voz em ligações telefônicas;
  • Mantenha a postura profissional mesmo que a distância;
  • Comporte-se como se estivesse no cenário presencial dentro de uma empresa.

Mantenha o equilíbrio e a saúde mental

“Aproveite o momento para ter uma estabilidade na saúde mental. Levante de manhã como se fosse trabalhar, dê uma olhada nas oportunidades, veja qual vai ser o seu planejamento, fique com a família e as pessoas que gosta. Agora é hora de equilibrar a vida pessoal e profissional para que a pessoa mantenha a saúde mental normalizada. Não é interessante entrar em uma busca profissional em um cenário estressante, por isso a rotina é tão importante.”, disse a Especialista em Atração de Talentos.

Bianca deu algumas dicas de atividades que podem fazer parte da rotina de uma pessoa que está em busca de recolocação:

  • Buscar oportunidades de trabalho;
  • Ler um livro;
  • Ler um artigo que me atualize no mercado;
  • Buscar quais são as tendências do mercado; 
  • Saber o que as empresas estão fazendo;
  • Ter um momento de lazer;
  • Ler um livro de interesse pessoal.

“O ideal é usar o tempo para balancear a rotina para que quando ela voltar ao mercado, ela volte saudável e tranquilizada. O candidato precisa voltar ao trabalho de uma maneira saudável”, concluiu a especialista.

Vale a pena procurar emprego em meio à crise?

A resposta é sim! Mesmo que o mercado esteja ainda instável, muitas empresas estão dando continuidade no processo seletivo através de ferramentas digitais. Algumas corporações estão realizando os processos seletivos agora para realizar a contratação daqui a um tempo, ou seja, você não pode mais esperar para começar a busca por trabalho.

“Continue se candidatando! A quarentena não é férias. Continue sua rotina normal e busque o emprego dos seus sonhos. Assim que você for chamado, realizar a entrevista e passar, você já tem a garantia que após o cenário de crise, você tem um emprego te esperando e tudo ficará estabilizado.”, concluiu a Especialista em Atração de Talentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui