Funcionários com as habilidades corretas: as aptidões
Funcionários com as habilidades corretas: a inteligência emocional
A inteligência emocional é um requisito primordial para o profissional da atualidade, a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros e ter desenvoltura para lidar bem com eles são alguns dos requisitos básicos dessa habilidade. Quem ainda não desenvolveu a inteligência emocional, é bom ficar atento, pois, segundo pesquisa realizada pelo PageGroup essa será a soft skill mais buscada no Brasil por recrutadores no pós-pandemia.
O estudo produzido apontou, ainda, que as habilidades que serão mais valorizadas pelas altas gestões no Brasil serão:
– inteligência emocional (42,9%);
– trabalho em equipe (38,4%) ;
– comunicação assertiva (31,1%);
O mundo mudou e, com ele, o comportamento das pessoas, o que elas esperam e como lidam com esse novo cenário. Ser inteligente, ambicioso, saber usar tecnologia e provar que consegue executar o trabalho já não basta. É preciso saber lidar com pessoas. Dessa maneira é possível conquistar espaço e confiança para além do know how.
Funcionários com as habilidades corretas: as mais demandadas
Geralmente, as soft skills mais demandadas pelas empresas são a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e com as emoções do outro. A capacidade de resposta do indivíduo ao se deparar com situações adversas ou ao ter que tomar uma decisão sob pressão, sabendo lidar com problemas de modo assertivo e se adaptar facilmente.
Confiança, atitude positiva, motivação, trabalho em equipe, organização e gestão do tempo, flexibilidade, também são habilidades pessoais procuradas pelos recrutadores. Mas, cada função exigirá um determinado conjunto de habilidades, bem como o setor e perfil da empresa.
Funcionários com as habilidades corretas: a pesquisa
Recentemente, o World Economic Forum, um dos maiores órgãos de pesquisas e relatórios sobre mercado, elencou quais são as top 10 soft skills mais valorizadas em 2021. Sabendo da importância de desenvolver as habilidades interpessoais e de quão essenciais essas skills são para o sucesso, tanto dos negócios quanto dos profissionais. São elas:
1- Resolução de problemas e tomada de decisões;
2- Pensamento estratégico;
3- Inovação;
4- Gestão de Pessoas;
5- Autocontrole;
6- Iniciativa;
7- Orientação para mercado;
8- Liderança de equipe;
9- Capacidade de negociação;
10- Flexibilidade;
A Neo, recentemente, adaptou as competências para a nova realidade que vivemos e o novo perfil que o mundo está assumindo. Para isso, engajamento, inovação, pensamento crítico, aprendizagem ativa e capacidade de execução são as novas soft skills exigidas. Nosso papel é tecer isso por meio de programas de desenvolvimento, da comunicação, na narrativa dos executivos, por meio da nossa missão, visão e valores, demonstrando o que é valorizado pela Neo.
É preciso que o profissional conheça e entenda quais são as habilidades exigidas por cada companhia, assim, ele saberá se vai conseguir se encaixar no perfil, se terá sucesso na função e se será reconhecido, possibilitando, assim o crescimento.
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