Como alavancar a carreira em meio à pandemia?

Alavancar a carreira

É tempo de aprender, reaprender e desaprender para alavancar a carreira.

Cláudia Danienne, referência em Gente & Gestão com know-how de 25 anos no mercado, destaca que é preciso aliar atitude à técnica, além de seguir o propósito do lifelong learning -de aprendizado contínuo-.

O Brasil está diante da sua maior crise de desemprego dos últimos anos já não é novidade.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas desocupadas no país atingiu o patamar recorde de 14,3 milhões, em um ano houve uma alta de 19,8%. E com isso, os fatores empregabilidade, economia e emocional estão muito desestruturados.

Alavancar a carreira: Ano atípico

 “O ano de 2021 continua sendo atípico, mesmo após meses de pandemia. Incertezas e instabilidades fragilizam muitos de nós seres humanos em diferentes dimensões, sejam física, mental, espiritual, financeira, social ou intelectual”, comenta Cláudia Danienne, referência em Gente & Gestão no mercado corporativo, empresária e psicóloga de formação, com cursos complementares na Harvard Business School, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT em Boston, nos Estados Unidos), entre outras instituições de renome.

Na carreira, esse “novo momento” vem mostrando a necessidade da transformação e a busca pela reinvenção. “A pandemia mexeu muito com a realidade das pessoas. Algumas perderam seus empregos, outras descobriram energia para abrir o próprio negócio, há quem tenha revisitado competências etc. O mais importante é aprender, reaprender e saber desaprender quando for necessário”, ressalta Danienne.

Defensora do propósito de aprendizado contínuo com um estilo peculiar do lifelong learning, a empresária dá algumas dicas para os profissionais se reinventarem, independentemente de suas áreas de atuação:

Alavancar a carreira: Novas oportunidades

É fundamental estar aberto às novas chances de mercado, mesmo que sejam diferentes das habitualmente realizadas. Se houver sintonia com o seu EU, permita-se à nova experiência.

Mesmo que não tenha atuado em algo similar antes, não feche uma porta. Queira aprender a reaprender. A vida é feita de escolhas, em cada momento da nossa existência, tenha forças para perseverar e vá em busca de seus objetivos, sem desanimar nos tropeços.

Alavancar a carreira: Esteja preparado

Disponibilidade, colaboração, energia para trazer resultados e aprender a reaprender. Invista tempo na parte técnica, saia com vantagem mercadológica e tenha um perfil high techhigh touch.

Alavancar a carreira: Experiência do cliente

Estamos todos afetados pela fragilidade que a pandemia trouxe. Seja ágil e surpreenda com um bom serviço, atendimento, com empatia, com qualidade na prestação do serviço nos mínimos detalhes e com senso de conveniência.

Alavancar a carreira: Mundo digital

Aprenda a trabalhar com dados, redes sociais e plataformas. Além de ser um mercado que cresce na oferta de oportunidades, mesmo para casos de quem não tenha ou acredite não ter este perfil, esteja atento para desenvolver essa competência do universo corporativo.

A web é um setor para gerar oportunidades, desenvolver parcerias e ampliar a rede de relacionamentos. E isso abre portas.

Alavancar a carreira: Aprendizado contínuo

Busque conhecimento onde quer que seja, desde a educação formal até observando diferentes fontes de inspirações como pessoas, lugares, experiências, serviços, artes, línguas, histórias, não se atenha ao seu business ou atividade, é o Lifelong Learning essencial como comportamento que faz toda a diferença na hora de uma entrevista para um emprego ou empreender.

Vale ressaltar que “é fundamental acessar a rede de contatos, estar com um bom currículo atualizado além do básico, com experiências com serviços voluntários, por exemplo, hobbies, atividades recentes mesmo que temporárias, que reflitam um pouco mais de quem você é além da bagagem funcional. Será visto como um bom perfil profissional para se ter na equipe ou para empreender em parceria”, explica a empresária.

Danienne acrescenta que, caso esteja desempregado, até mesmo o planejamento financeiro pode contar a favor no currículo durante uma entrevista. “Portanto, mesmo sem uma atividade que traga o seu sustento, não fique estagnado.

Imediatamente organize suas finanças a curto e médio prazo. A renda tem que ser preservada e você precisa ter em mente por quanto tempo terá este respiro no orçamento. Seja criterioso com o que tem que cortar de gastos e foque no essencial, mas não entregue os pontos”, finaliza.

Alavancar a carreira: Sobre Cláudia Danienne

Empresária com know-how de mais de 25 anos de mercado profissional, Cláudia Danienne Marchi lida na prática e carrega em sua formação diversificadas experiências ligadas a Recursos Humanos, tornando-se uma referência em Gente & Gestão. Expertise que conquistou tanto por interagir com diferentes clientes corporativos e pessoa física, quanto pela experiência pregressa como executiva e líder estratégica que foi em Recursos Humanos e Serviços por mais de 22 anos.

À sua formação inicial de Psicóloga, a empresária agrega cursos complementares na Harvard Business School, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT em Boston, nos Estados Unidos), na FDC/ INSEAD na França-além de Disney Institute (EUA), IBMEC (Rio de Janeiro), entre outras instituições de renome.

Cláudia tem vasta experiência em processos de desenvolvimento de cultura corporativa, liderou por RH mais de 20 projetos de fusão e aquisição de empresas, passou por um desafiador processo de abertura de capital IPO, desenvolve como grande força atual para seus clientes palestras e projetos sobre: excelência em serviços -com ênfase em atendimento, implantação de projetos para alta performance e produtividade-, programas de desenvolvimento de líderes, atividades de engajamento, implantação  de Universidade Corporativa, plano estratégico para desenvolver ou transformar a área de RH, hunting, mentoria, projetos de qualidade e clima etc.

A profissional também é chairperson do comitê de Pessoas da Amcham BR, no Rio de Janeiro -Câmara de Comércio Americana- e sócio-fundadora da Degoothi Consulting, empresa de consultoria com diferentes clientes corporativos e pessoa física, prestando serviço em projetos voltados para Gente & Gestão.

Redes sociais Instagram: @claudiadanienne.insights

Leia também – Autoestima e carreira: como estão relacionados?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui