Google search engine
InícioMercado de TrabalhoComo se preparar para conquistar o trabalho temporário de final de ano?

Como se preparar para conquistar o trabalho temporário de final de ano?

Especialista orienta como profissionais devem se preparar para o processo seletivo.

As expectativas para os profissionais que buscam por trabalho neste final de ano são bastante otimistas. De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a população desocupada caiu 7,7%, ficando em 13,7 milhões de pessoas desempregadas.
Em contrapartida a população ocupada cresceu 4%, alcançando 90,2 milhões de pessoas. E a Associação Brasileira de Trabalhos Temporários (Asserttem), apresentou uma expectativa de que mais de 565 mil vagas de trabalho sejam abertas no Brasil. “Portanto, os profissionais que buscam por oportunidades devem estar atentos às vagas divulgadas na internet, pela imprensa, retomar as indicações etc”, alerta Cláudia Danienne, CHRO da Degoothi Consulting, referência em Gente & Gestão.

Trabalho temporário de final de ano: observações importantes

Cláudia, que é psicóloga organizacional e atua com recursos humanos há mais de 25 anos, faz algumas observações importantes relacionadas ao currículo, comportamento e performance. “Aqueles que não têm experiência pregressa, nada de desânimo. Hora de apostar na possibilidade, se permitir novos aprendizados e buscar conhecer para surpreender o empregador no desafio proposto”, estimula a empresária.

Certamente há habilidades e competências que podem ser compatíveis com a vaga e devem ser destacadas. Como: gostar de pessoas; ser organizado; enxergar solução onde muitos não veem; ser altamente comprometido com metas e resultados; saber ouvir e se colocar no lugar do cliente etc. Demonstrar grande interesse em aprender e atuar da melhor forma é essencial!

Trabalho temporário de final de ano: exercendo a atividade

Ela orienta que “é preciso ter em mente que você tem que ser tal qual um grande embaixador da marca empregadora. Isto envolve exercer a atividade com uma performance que faça a diferença na prestação do serviço e que desperte a atenção do empregador sobre seu desempenho. Não deve passar pela oportunidade com indiferença. Isto pode culminar em chances muito além da vaga temporária, como uma contratação efetiva pelo valor demonstrado no dia a dia”.

Trabalho temporário de final de ano: como se preparar

Há muitos anos atuando com palestras, consultorias e mentorias para empresas e áreas de recursos humanos, Cláudia sugere como o candidato deve se preparar para uma oportunidade de trabalho temporário.

-Tenha em mente que preparo é a combinação da técnica com o comportamento. É prática, vontade de ser o melhor e não mais um no meio da multidão.

-A preciosa dica é saber equilibrar conhecimento sobre o produto e ou serviço com atitude, ou seja, comportamento diferenciado;

-“Serviço” é o que eleva a satisfação! Jamais esqueça isto para qualquer desafio profissional que seja.

-Demonstre empatia, respeito, agilidade, resolução, encantamento no processo. Sim, ENCANTAR! Fazer com que a experiência seja tão diferenciada que o recrutador e o cliente se lembrem de você como profissional, do seu atendimento singular, e queira multiplicar positivamente o que vivenciou associando à imagem da marca.

-Transpareça garra, criatividade e o desejo genuíno de ultrapassar metas, que você quer e merece desafios e oportunidades.

Trabalho temporário de final de ano: possibilidade de contratação

Cláudia lembra que, passando o período temporário, vem a possibilidade da contratação e quem se destacar pela forma de prestar o serviço terá grandes chances a ocupar essa vaga efetivamente. “Costumo dizer que o profissional já deve ir para o processo seletivo inicial com este desejo interno. Isto vai potencializar a sua dedução na oportunidade”, reforça. E as oportunidades pós-temporário podem ser motivadas por diversas razões: aumento de quadro de colaboradores, substituição, renovação da equipe e respectiva produtividade.

Trabalho temporário de final de ano: sobre Cláudia Danienne

Cláudia Danienne

Empresária com know-how de mais de 25 anos de mercado profissional, com diversificadas experiências ligadas a Recursos Humanos, tornando-se uma referência em Gente & Gestão. À sua formação inicial de Psicóloga, agrega cursos complementares na Harvard Business School, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT em Boston, nos Estados Unidos), na FDC/ INSEAD na França-além de Disney Institute (EUA), IBMEC (Rio de Janeiro), entre outras instituições de renome.

Cláudia tem vasta experiência em processos de desenvolvimento de cultura corporativa, liderou por RH mais de 20 projetos de fusão e aquisição de empresas, passou por um desafiador processo de abertura de capital IPO, desenvolve como grande força atual para seus clientes palestras e projetos sobre: excelência em serviços -com ênfase em atendimento, implantação de projetos para alta performance e produtividade-, programas de desenvolvimento de líderes, atividades de engajamento, implantação de Universidade Corporativa, plano estratégico para desenvolver ou transformar a área de RH, hunting, mentoria, projetos de qualidade e clima etc.

A profissional também é chairperson do comitê de Pessoas da Amcham BR, no Rio de Janeiro -Câmara de Comércio Americana- e sócio-fundadora da Degoothi Consulting, empresa de consultoria com diferentes clientes corporativos e pessoa física, prestando serviço em projetos voltados para Gente & Gestão.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras