Escolhendo sua carreira: dicas para evitar o arrependimento

Como escolher sua carreira

Em webinar para jovens estudantes, oferecido anualmente pelo Cursinho da Poli, mostra como escolher sua carreira, o jornalista e apresentador Serginho Groisman falou da importância de estudar e de usar o tempo livre durante a pandemia.

Em tempos normais, escolher qual carreira seguir já era uma tarefa difícil para muitos jovens. Com a pandemia, a insegurança aumentou ainda mais já que as escolas, cursinhos e faculdades ainda não têm previsão definitiva de volta.

Além do grande número de pessoas desempregadas, entre tantas outras razões que permeiam esse “novo normal”.

Em palestra online exclusiva, realizada ontem pela Fundação PoliSaber, entidade do Cursinho da Poli, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho, o jornalista, professor e apresentador Serginho Groisman contou a sua trajetória estudantil.

Como escolher sua carreira: a trajetória

Abordando a importância que o cursinho teve em sua vida, assim como os professores, e relatou sua indecisão em qual curso seguir, passando por Direito e História, até chegar no Jornalismo, onde se encontrou como profissional.

Após se formar, Serginho começou estagiando no jornal Folha de S. Paulo, então, passou pela Band FM, rádio Cultura AM, deu aula na FAAP por três anos, trabalhou na Gazeta como apresentador, voltou para a TV Cultura, depois foi convidado pelo Silvio Santos para ir para o SBT e, por fim, convidado pela Globo para ir para a emissora que segue até hoje, no programa Altas Horas.

Segundo ele, com tantas opções de cursos, nem sempre o jovem vai escolher um que ele realmente vai gostar e seguir até o final. Pode ser que o estudante conclua o curso, mas siga outra profissão depois.

“Existe uma pressão muito grande em cima do vestibulando sobre o caminho que ele quer trilhar e eu passei por isso diversas vezes. Algumas pessoas acham que o prazer deve ser prioritário, outros a questão econômica… Tem que ter equilíbrio.

Saiba qual a sua vocação e se ela estiver dentro do seu coração como prazer, então esse é o seu caminho. Além da vocação, é preciso ter vontade e paciência.”, disse Groisman.

Como escolher sua carreira: o que Groisman conta

As pessoas no geral e, principalmente os jovens, estão cada vez mais ansiosos.

É tudo muito imediato e geralmente acham que o curso que escolheram tem que ser para vida por mais maçante que seja. “É importante ressaltar que quando se trata de conhecimento, nada é perdido.

Mesmo os cursos que não deram certo geraram conhecimentos que uso em minha vida. Tudo que eu posso falar hoje e transmitir de bom ou ruim, vieram dessas experiências como bagagens que fui acumulando.”, disse o jornalista e apresentador.

Olhando por uma outra perspectiva, a pandemia deu um tempo, um respiro para muitos então, por que não fazer da pandemia uma oportunidade?

Para aprender, se aprimorar, estudar com tranquilidade e pensar com calma qual profissão seguir. “Aproveite o tempo livre para estudar.

Talvez, de uma hora para outra você seja requisitado, ou surja uma oportunidade e é preciso estar pronto. Nesse momento temos que trocar boas informações, boas energias para que quando tudo acabar a gente retome os nossos desejos.

Estamos no momento de solidão comum. O conhecimento é o caminho para gente transformar e a sabedoria vai além disso. É com ela que podemos adquirir na infância com nossos princípios éticos e morais.

Mas, o conhecimento temos que adquirir sempre. Estudar é importante para nós como pessoas, principalmente para nos tornarmos seres humanos empáticos.”, afirmou Serginho Groisman.

Como escolher sua carreira: o que a mediadora fala

A mediadora Ana Inoue, Superintendente do Itaú Educação e Trabalho, finalizou o webinar trazendo dados de quantos alunos saem do Ensino Médio anualmente e reforçando a fala do Serginho de que a escolha da carreira pode ser mutável.

“Os jovens estão em um momento crucial da vida de escolher a carreira. O destino da vida inteira não está nesse exato momento, ele pode ser revisto e repensado e queria lembrar que todos os anos saem do ensino médio brasileiro mais de 2 milhões de jovens e eles são parte do futuro da construção do Brasil.

Uma das coisas que dá bastante sentido é ter a nossa realização, mas pensando no coletivo do Brasil como um todo e do voto com consciência.”

Como escolher sua carreira: dicas Serginho Groisman:

• Escolha o curso com tranquilidade e sabedoria;

• Pense qual sua vocação;

• Conhecimento é sempre útil, é bagagem;

• Estude no tempo livre;

• Esteja preparado caso surja alguma oportunidade;

• Busque conhecimento sempre.

Para assistir o conteúdo na íntegra acesse: http://www.youtube.com/watch?v=cbRa5fwdIaQ

Para participar dos próximos webinars, basta se inscrever no site: http://decidaoseufuturo.com.br/programacao/.

Leia também – Como me reinventar na carreira agora?

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui