Você sabe como descrever suas experiências no CV?
Dentre todos os tópicos de um currículo, um dos mais importantes é o que refere-se às experiências profissionais. É nessa parte que o recrutador vai identificar o grau de conhecimento de cada candidatos, quais oportunidades eles tiveram contato, áreas de atuação e resultados obtidos. Afinal, como escrever um currículo? Vamos focar mais na parte de experiências profissionais aqui. Para aprender todos os outros tópicos, clique aqui.
Sabemos que um bom currículo é o único instrumento que os selecionadores têm para avaliar profissionais antes de convidá-los para uma entrevista de emprego.
Portanto, preste atenção em cada frase do seu currículo no intuito de criar uma comunicação estrategicamente vendedora e que desperte a curiosidade dos recrutadores para saberem mais sobre você.
Dessa vez, vamos trazer dicas sobre como montar a parte de Experiências Profissionais no seu currículo. Convidamos o Alexandre Fleury, diretor de RH e coach com 17 anos de experiência em Recursos Humanos para falar do assunto.
Além da vasta experiência na área, o Alexandre é o idealizador do canal SIMPLES OLHARH no YouTube.
PC – Por que a parte de Experiências Profissionais é tão importante em um currículo? Como escrever as experiências da melhor forma?
Quando o recrutador recebe um currículo para primeira triagem, irá procurar por informações específicas e necessárias para a vaga em questão.
Deixar claro no currículo as empresas em que trabalhou e as principais e significativas atividades e resultados, ajudará ao recrutador identificar o que busca de informação.
PC – Quais os principais erros que os candidatos cometem ao escrever esse tópico no currículo?
Um erro que percebo na maioria dos currículos é não informar o porte e características da empresa em que trabalha ou trabalhou.
Algo simples como: Empresa multinacional de varejo com mil colaboradores no Brasil.
Nem todos trabalharam em empresas conhecidas. Então, deixar claro esta informação otimizará o tempo do recrutador, pois não precisará buscar a informação.
Outro erro é quantidade de informação das atividades ou responsabilidades em cada experiência. Dependendo do tempo, cargo e área de atuação esta lista pode ser grande.
Por isso, foque no que está de acordo ao seu objetivo profissional, nas atividades de maior responsabilidade e os resultados obtidos.
E por último, considero que descrever suas competências comportamentais deve ser evitado em qualquer parte do currículo.
Recebo muitos currículos com a informação de que o profissional possui excelente competência de agilidade, por exemplo.
As competências serão avaliadas pelo recrutador no momento na entrevista.
PC – Quais dicas você dá para escrever as experiências profissionais no currículo?
- Deixe claro o tempo em que trabalhou em cada empresa.
- Informe o porte e negócio ao qual pertence a empresa.
- Caso tenha um histórico de crescimento de carreira em diferentes cargos ou senioridades, esclareça esta informação para que o recrutador entenda seu histórico de crescimento.
- Seja objetivo ao descrever suas responsabilidades e com foco nas atividades estratégicas.
- Descreva pelo menos dois resultados obtidos em projetos ou atividades e que foram significativas para a área e/ou empresa.
- Evite descrever uma lista muito grande de atividades, tente colocar de cinco a seis itens.
PC – Tem que dizer o motivo de saída do trabalho nessa parte?
Não. Esta informação deve ser dita em um contato telefônico do recrutador ou na entrevista de emprego.
PC – Mudei muito de emprego, qual dica você dá para escrever isso de forma atrativa no currículo?
Se você teve a oportunidade de trabalhar em diferentes empresas, seu currículo não será mais ou menos atrativo.
Portanto, isso é uma realidade de sua carreira e das suas escolhas. Coloque toda a informação e seja claro e aberto no momento da entrevista ou contato telefônico. Isso ajuda a explicar o motivo de uma alta rotatividade no mercado.
PC – Devo escrever a minha rotina de trabalho com detalhes mais técnicos no currículo?
Se sua atividade é técnica ou ligada a tecnologia, crie uma sessão no currículo chamada Conhecimento Técnico. Assim, lá você descreve o seu conhecimento nas tecnologias ou linguagens deixando claro em quais delas possui certificação.
Se sua atividade de trabalho necessita de conhecimento e experiência em sistemas específicos na sua área de atuação, descreva este conhecimento em um item da parte de Qualificação Profissional. Como escrever experiências no currículo é específico para cada caso, atente-se ao melhor modelo para você.
PC – Quantas experiências profissionais são recomendáveis incluir no currículo?
Primeiramente todas! No entanto, se são muitas e seu currículo terá mais de 3 páginas, considere as últimas três ou quatro experiências. Agora, você não tem mais dúvidas sobre como escrever suas experiências no currículo.
Lembre-se que as redes sociais também são acessadas pelos recrutadores.
Por isso, em seu perfil no Linkedin coloque todo seu histórico profissional e em seu currículo em Word ou PDF, inclua ao final o link para a rede social.
Veja aqui alguns exemplos de modelos de currículo para baixar.
Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente!