Como montar o currículo perfeito para uma mudança de carreira

mudança de carreira
Foto: Thought Catalog / Unsplash

Se você está pensando em fazer uma mudança de carreira, deve estar se perguntando como montar o seu currículo para novas oportunidades nessa nova área de trabalho. Pois bem, começar essa transição pode parecer complicado, mas, na verdade, você pode começar pelo elo mais importante: o seu currículo.

Conversamos com Bianca Machado, gerente sênior da Catho, para entender melhor como colocar a sua mudança de carreira na prática, começando pelo seu CV. “Antes de tudo, o profissional, ainda que com receios em relação ao novo desafio, precisa estar minimamente preparado para o processo de busca, entrevistas e efetivação”, explica ela. “É importante que ele avalie seu real propósito em procurar um novo trabalho, identifique o modelo de cultura empresarial ideal para exercer suas funções de forma satisfatória e que coloque na ponta do lápis prós e contras da mudança.”

3 dicas para montar um currículo de mudança de carreira

1.Reveja a sua experiência profissional

Sim, nós sabemos que se você está pensando em fazer uma mudança de carreira, provavelmente não tem experiência profissional nessa nova área. No entanto, isso não significa que as suas experiências passadas não renderam habilidades que podem ser úteis nessa nova carreira.

A experiência prévia é a maior dificuldade do profissional em transição de carreira”, diz Bianca. “Uma das alternativas é tentar essa transição no emprego atual, a fim de não começar do zero um currículo e, assim, aumentar as chances de conseguir uma oportunidade. Se isso não for possível, o profissional pode analisar a sua experiência e ver do que ali pode ser encaixado na nova área de atuação.”

2.Capacite-se na nova área

Outro ponto muito importante: se você está planejando uma mudança de carreira, precisa se capacitar na nova área. Isso é o mínimo e será o diferencial enquanto você não tem experiência profissional o suficiente.

Preparação para a nova área é fundamental e colocá-la no currículo vai auxiliar o profissional. Novos caminhos exigem novos conhecimentos, por isso fazer cursos e mergulhar na sua nova área será determinante para o sucesso da sua mudança de carreira. Na internet, é possível consultar Guias de Profissões e Salários que indica quais os cursos e conhecimentos necessários para atuar nas mais diversas áreas profissionais”, continua a gerente sênior. 

3.Se faça presente no mercado

O próximo passo é começar a se familiarizar com as principais personalidades do meio em que você está tentando se inserir. Para isso, participe de fóruns (mesmo que online), eventos, encontros e workshops – e isso também pode entrar no seu novo currículo. É uma maneira de demonstrar que você está se atualizando nesse novo mercado e já de conhecimento dos principais destaques da área. Aqui, fazer um bom networking pode ser essencial para abrir portas nessa área.

No mais, vale entender que, nesse período de transição, você vai precisar colocar em foco as suas sofk skills e o seu interesse em aprender. É isso que vai garantir oportunidades e uma inserção bem sucedida nesse novo mercado.

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui