Perdeu o emprego durante a pandemia? Veja 6 dicas de como fazer um currículo impecável

Como fazer um currículo impecável

Coordenador da Universidade Anhanguera vê o tema como o princípio para acelerar o processo de recolocação profissional, confira as dicas de como fazer um currículo impecável.

A crise desencadeada pelo COVID-19 fez com que muitas pessoas perdessem seus empregos: segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal divulgados pelo IBGE.

O Brasil perdeu mais de 7,8 milhões postos de trabalho no primeiro semestre de 2020. Pela primeira vez na história, menos da metade da população em idade de trabalhar está ocupada, isto é, o número de empregados com carteira assinada caiu para o menor nível de todos os tempos.

Pensando em dar dicas para quem busca uma recolocação rápida no mercado de trabalho, o coordenador de Recursos Humanos da Anhanguera Itaquera, Rodolfo Oliveira, elencou as dicas mais valiosas para construir um currículo de qualidade, que é um bom início para conseguir um novo emprego mesmo em tempos difíceis.

Como fazer um currículo impecável: • O Formato

Mantenha a simplicidade no formato

Para a maioria das vagas , o layout e estética do currículo são secundários.

Apesar de ser muito bom olhar para uma página bem diagramada e coerente, o conteúdo do seu currículo é o que realmente importa – e muitas vezes ele pode ser ofuscado por uma cor muito forte, imagens ou mil diagramas e formas.

Na dúvida, opte pelo simples: uma página em branco com letras pretas bem dispostas, títulos sinalizados e tópicos coerentes.

Não ponha fotos no currículo, a menos que seja exigido pela empresa. E no caso de ter que incluir sua foto, tente usar uma simples em que você pareça natural e simpático. Evite selfies, fotos em trajes de banho, em viagens, festas ou no espelho Uma simples imagem com boa luz e fundo neutro podem contar muito mais a seu favor.

Como fazer um currículo impecável: • Formação, com equilíbrio

Preze por descrever os cursos e certificações mais recentes da sua experiência. Não é necessário colocar todo o seu histórico – desde o berçário, passando pelo jardim e ensino fundamental, mas é bem-vindo apontar especializações que você possa ter feito após a graduação.

Se você estiver se candidatando para estágio, indique o semestre em que você se encontra, o seu turno e se há a possibilidade de alterá-lo.

Como fazer um currículo impecável: • Experiências (ou a falta de)

Para quem está em busca da primeira oportunidade profissional, uma das principais dicas para criar um currículo é enriquecê-lo com outras qualificações – estágios, cursos de idiomas, ações voluntárias, intercâmbios, especializações, workshops, treinamentos e outras habilidades. O ideal é usar a sua vivência na faculdade como diferencial e deixar claro que você está em busca de uma chance para mostrar todo o seu potencial.

Como fazer um currículo impecável: • Seja objetivo

Se imagine no lugar do seu recrutador. É comum ao anunciar uma vaga, que uma empresa, principalmente as mais renomadas, recebam dezenas de currículos diariamente.

Com tantas opções para analisar, tudo o que eles menos desejam são currículos com duas ou três páginas recheadas de experiências e cursos que não se encaixam naquela vaga específica.

Ao organizar as informações, facilite o trabalho de leitura e de interpretação do avaliador. Acrescente apenas os cursos, experiências profissionais e formações que sejam diferenciais e importantes para aquela vaga.

Por exemplo, se você está se candidatando a um cargo ou a um estágio em Administração, um curso de interpretação teatral não vai te ajudar a conquistá-lo.

Como fazer um currículo impecável: • Observe a linguagem

Nada mais comprometedor para um profissional do que apresentar um currículo com erros de português. Invista em uma revisão detalhada de todo o seu currículo.

Se não tem certeza sobre a grafia de determinada palavra, consulte-a em algum dicionário online ou ainda, peça ajuda de alguém especializado. Só não vale enviar o arquivo com erros para o avaliador.

Como fazer um currículo impecável: • Simplicidade é o melhor caminho

Currículos imensos, cheios de palavras difíceis e detalhes desnecessários não impressionam ninguém – pelo contrário, se perdem na pilha de outros candidatos .

Às vezes, na tentativa de chamar a atenção do avaliador, acabamos exagerando na quantidade de informações e o resultado disso é que o documento acaba na lata do lixo.

Use palavras simples e corriqueiras, fuja dos rebuscamentos. Seja prático, objetivo e passe a ideia de eficácia. Uma boa carreira começa com um bom currículo. Boa sorte!

Como fazer um currículo impecável: sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.anhanguera.com

Como fazer um currículo impecável: sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala.

Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar.

Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

Leia também – Currículo de jovem aprendiz, tudo o que você precisa saber.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui