Google search engine
InícioMercado de TrabalhoComo trabalhar no home office: ferramentas e dicas ajudam profissionais a trabalhar...

Como trabalhar no home office: ferramentas e dicas ajudam profissionais a trabalhar de casa e organizar o dia a dia

Como trabalhar no home office: postura adequada, administração de tempo, espaço e até novas funcionalidade dão uma força a quem busca adequar-se ao Home Office

Mesmo com a retomada dos serviços após a vacinação em massa, uma cultura criada durante a pandemia mostrou que veio para ficar: o trabalho remoto. Já é definitivo para muitas empresas que a volta ao escritório não acontecerá. Por isso, cada vez mais os empreendedores buscam formas de manter a aproximação com seus funcionários, ainda que à distância.
Assim, surge a Mokaly, escritório remoto para gestão e comunicação de times, que é ferramenta indispensável para quem busca manter a organização sem deixar de aproveitar as vantagens do Home Office, ainda que seja fundamental saber separar o “home” do “office”.

Como trabalhar no home office: separe o home do office

Equilibrar a vida pessoal e profissional é importante para manter a saúde mental e saber fazer essa separação, mesmo trabalhando de casa, é essencial para que nenhuma das áreas da vida pessoal fiquem desassistidas. A criação de Mokaly parte da necessidade de uma plataforma própria para concentrar as demandas de trabalho e ainda promover uma relação profissional mais próxima entre as equipes.

Com a novidade, muitas empresas já não utilizam mais aplicativos de conversa pessoal para assuntos corporativos. “Temos cases de clientes nossos que garantem que o uso de ferramentas como WhatsApp e Telegram, populares entre amigos e familiares, caiu mais de 90% para assuntos de escritório com a implementação do nosso sistema, deixando essas funcionalidades como algo estritamente pessoal”, afirma Cadu Cerizze, Co-fundador e CMO da Mokaly.
Um Home Office saudável parte dessa cultura organizacional de separação dos assuntos. Saber lidar com questões de tempo é fundamental para evitar falhas nos compromissos de trabalho e não comprometer as tarefas domésticas. Além disso, é importante também encontrar um espaço tranquilo, confortável e bem iluminado para trabalhar de casa.

Como trabalhar no home office: opte por um coworking

“Outra opção é procurar um espaço de coworking, para aqueles que não conseguem se adaptar”, recomenda Cadu. Inclusive, só no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o mês de outubro apresentou um crescimento de 42% em relação a setembro nas buscas no Google Trends pelo termo, o que mostra que os escritórios compartilhados também vieram para ficar.

Além disso, a opção por um espaço em conjunto é uma ótima saída para quem pretende manter networking e sente que pode perder ao ficar em Home Office. Pensando nessa questão, a Mokaly também desenvolve um “coworking virtual”, que vai expandir a plataforma e permitir que pessoas de outras empresas possam interagir entre si, trocar experiências, ideias e fazer novos contatos profissionais.

“Ajustar-se à cultura do Home Office talvez seja o mais novo desafio da vida profissional para muitos. Como toda mudança, pode ser algo mais difícil de ser conquistado com facilidade. A nossa ideia, com a Mokaly, é ajudar a tornar esse caminho mais tranquilo e diminuir o impacto, até que se torne algo com fluidez, como já acontece com uma grande quantidade de profissionais pelo mundo todo”, conclui Cadu.

Como trabalhar no home office: sobre a Mokaly

Plataforma de trabalho remoto com escritório virtual, Mokaly ajuda na fluidez do dia a dia das equipes com ferramentas práticas e divertidas, facilitando a comunicação e proporcionando uma sensação de proximidade entre os times, como em um ambiente presencial. Com um mapa, todos se veem e podem sinalizar se estão ocupados ou disponíveis de forma simples e não invasiva. A plataforma possui um espaço para descontração, inspirado na pausa para um cafezinho, onde as melhores ideias surgem. Pioneira no Brasil, Mokaly reúne todas as funcionalidades já conhecidas em comunicação digital, tornando o dia a dia no trabalho mais prático e criativo. Mais informações no site .

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Artigos Relacionados

Matérias mais lidas

Fale com o PraCarreiras