Comunicação assertiva melhora relacionamento com clientes e colaboradores

relacionamento com clientes e colaboradores

Comunicação assertiva melhora relacionamento com clientes e colaboradores, esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Vivian Rio Stella.

Saber se comunicar é uma demanda cada vez mais presente no mercado de trabalho e exige escuta, empatia e cuidado com as palavras.

Desde o início da pandemia, comunicar-se de forma clara é uma demanda cada vez mais importante no ambiente profissional, principalmente nesse modelo de trabalho remoto.

Ser assertivo (no sentido amplo do termo) é indispensável para ter um bom relacionamento com os clientes e também para criar um ambiente de trabalho positivo, já que é capaz de minimizar e resolver conflitos, além de motivar a equipe e permitir uma busca eficiente de soluções benéficas para todo o time.

Comunicação assertiva é, sinteticamente, adotar um discurso eficiente, claro e objetivo, levando em consideração as dificuldades, necessidades, desejos e direitos de quem se expressa e de ouve ou lê a mensagem.

Clientes e colaboradores: Assertividade

Em outras palavras, assertividade tem muito a ver com empatia. “Mesmo nas comunicações virtuais, é importante entender que existe uma ou muitas outras pessoas do outro lado, cada uma com suas histórias e frustrações e seus desafios.
Ainda hoje, muitas práticas de gestão remota estão desalinhadas com o mundo virtual. Não podemos automatizar o que fazíamos no ambiente presencial”, afirma Vivian Cristina Rio Stella, especialista em Linguística e fundadora da VRS Academy.

Clientes e colaboradores: Acordo com o profissional

Além disso, de acordo com a profissional, para que a assertividade seja possível, é preciso saber diferenciar os canais de comunicação. Ela explica que “A comunicação assertiva está totalmente relacionada à forma de se expressar de acordo com o contexto e com o canal. Um e-mail é diferente de uma reunião, por exemplo.

No primeiro, é possível ser apenas um transmissor de informação. Já durante as comunicações ao vivo, o ideal é criar um ambiente mais propício para o diálogo, mais aberto para as pessoas se expressarem, um espaço de escuta e não apenas de fala”.

Estudos apontam que falhas na comunicação são responsáveis por boa parte dos problemas de execução nas empresas porque causam conflitos, desmotivam e estressam os colaboradores.

Clientes e colaboradores: 3 máximas importantes

“A boa comunicação se baseia em três máximas importantes: seja assertivo, escute com empatia e se adeque ao contexto. Isso tem a ver com avaliar quem está envolvido na reunião, em qual momento ela acontece ou quanto de conteúdo cabe em uma mensagem.
Além disso, precisamos nos escutar, saber qual é a nossa intenção quando enviamos uma mensagem ou ligamos para uma pessoa e cuidar das palavras para não cometermos excessos”, finaliza Vivian.

Clientes e colaboradores: Sobre Vivian Rio Stella

Mãe de duas filhas pequenas. Doutora e pós-doutora em Linguística, atua há 15 anos ministrando palestras e cursos customizados sobre comunicação, aprendizado de adultos e liderança. Certificada Lego® Serious Play®, professora de cursos abertos da Casa do Saber, Casper Libero e Aberje. Apaixonada por pesquisa e lifelong learning. Idealizadora da VRS Cursos.

Clientes e colaboradores: Sobre a VRS Academy

Consultoria de aprendizagem corporativa há 8 anos no mercado. A partir de palestras, rodas de conversas, jornadas e workshops customizados para as empresas, a VRS Academy se pauta pelo conceito de Lifelong Learning – aprender é para toda a vida.
Com a convergência de mídias, a consultoria realiza diversas ações que estimulam a interação efetiva dos participantes, saindo do piloto automático e construindo as competências necessárias.
A VRS conta com uma rede de facilitadores que têm experiências tanto no universo acadêmico quanto no corporativo. As ações da consultoria são integradas, utilizando técnicas didáticas, inovadoras e criativas.

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui