Comunicação assertiva melhora relacionamento com clientes e colaboradores

relacionamento com clientes e colaboradores

Comunicação assertiva melhora relacionamento com clientes e colaboradores, esse é o tema do artigo de hoje, escrito por Vivian Rio Stella.

Saber se comunicar é uma demanda cada vez mais presente no mercado de trabalho e exige escuta, empatia e cuidado com as palavras.

Desde o início da pandemia, comunicar-se de forma clara é uma demanda cada vez mais importante no ambiente profissional, principalmente nesse modelo de trabalho remoto.

Ser assertivo (no sentido amplo do termo) é indispensável para ter um bom relacionamento com os clientes e também para criar um ambiente de trabalho positivo, já que é capaz de minimizar e resolver conflitos, além de motivar a equipe e permitir uma busca eficiente de soluções benéficas para todo o time.

Comunicação assertiva é, sinteticamente, adotar um discurso eficiente, claro e objetivo, levando em consideração as dificuldades, necessidades, desejos e direitos de quem se expressa e de ouve ou lê a mensagem.

Clientes e colaboradores: Assertividade

Em outras palavras, assertividade tem muito a ver com empatia. “Mesmo nas comunicações virtuais, é importante entender que existe uma ou muitas outras pessoas do outro lado, cada uma com suas histórias e frustrações e seus desafios.
Ainda hoje, muitas práticas de gestão remota estão desalinhadas com o mundo virtual. Não podemos automatizar o que fazíamos no ambiente presencial”, afirma Vivian Cristina Rio Stella, especialista em Linguística e fundadora da VRS Academy.

Clientes e colaboradores: Acordo com o profissional

Além disso, de acordo com a profissional, para que a assertividade seja possível, é preciso saber diferenciar os canais de comunicação. Ela explica que “A comunicação assertiva está totalmente relacionada à forma de se expressar de acordo com o contexto e com o canal. Um e-mail é diferente de uma reunião, por exemplo.

No primeiro, é possível ser apenas um transmissor de informação. Já durante as comunicações ao vivo, o ideal é criar um ambiente mais propício para o diálogo, mais aberto para as pessoas se expressarem, um espaço de escuta e não apenas de fala”.

Estudos apontam que falhas na comunicação são responsáveis por boa parte dos problemas de execução nas empresas porque causam conflitos, desmotivam e estressam os colaboradores.

Clientes e colaboradores: 3 máximas importantes

“A boa comunicação se baseia em três máximas importantes: seja assertivo, escute com empatia e se adeque ao contexto. Isso tem a ver com avaliar quem está envolvido na reunião, em qual momento ela acontece ou quanto de conteúdo cabe em uma mensagem.
Além disso, precisamos nos escutar, saber qual é a nossa intenção quando enviamos uma mensagem ou ligamos para uma pessoa e cuidar das palavras para não cometermos excessos”, finaliza Vivian.

Clientes e colaboradores: Sobre Vivian Rio Stella

Mãe de duas filhas pequenas. Doutora e pós-doutora em Linguística, atua há 15 anos ministrando palestras e cursos customizados sobre comunicação, aprendizado de adultos e liderança. Certificada Lego® Serious Play®, professora de cursos abertos da Casa do Saber, Casper Libero e Aberje. Apaixonada por pesquisa e lifelong learning. Idealizadora da VRS Cursos.

Clientes e colaboradores: Sobre a VRS Academy

Consultoria de aprendizagem corporativa há 8 anos no mercado. A partir de palestras, rodas de conversas, jornadas e workshops customizados para as empresas, a VRS Academy se pauta pelo conceito de Lifelong Learning – aprender é para toda a vida.
Com a convergência de mídias, a consultoria realiza diversas ações que estimulam a interação efetiva dos participantes, saindo do piloto automático e construindo as competências necessárias.
A VRS conta com uma rede de facilitadores que têm experiências tanto no universo acadêmico quanto no corporativo. As ações da consultoria são integradas, utilizando técnicas didáticas, inovadoras e criativas.

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