Metodologias ágeis para o home office – Veja algumas dicas

Metodologias ágeis

Dti digital traz em sua cultura as metodologias ágeis e lista os principais pontos para auxiliar os trabalhadores remotos.

Para preservar a saúde dos funcionários, grandes empresas seguem aderindo ao home office.

Deixamos de lado o problema de não precisar enfrentar trânsito com o deslocamento até o escritório, porém nos deparamos com barulhos de reforma na casa do vizinho, dividimos espaços com familiares, entre outras disputas de atenção.

Para obter sucesso, é preciso ter organização e foco para manter a produtividade no trabalho remoto, entregar os resultados e dar suporte aos times, mesmo dentro de casa.

Metodologias ágeis: o que o CEO da DTI Digital conta

“Por isso, mais do que nunca, nesse momento, precisamos pensar diferente. Precisamos ser criativos, ser adaptáveis.

Vamos aproveitar esse período para percebermos o que é desperdício no trabalho convencional e o que é realmente necessário para gerar valor ao cliente, afinal, é isso que importa”, afirma Marcelo Szuster, CEO da dti digital, desenvolvedora e consultora de estratégias para transformação digital em empresas.

Especialistas em metodologia agilista, a dti digital enxergou na crise da Covid-19 uma forma de compartilhar esse conhecimento para que os trabalhadores enxerguem uma facilidade de se reinventar e manter a produtividade durante o expediente. Por isso, separou cinco dicas:

Metodologias ágeis: Comunicação

Se tínhamos problemas de comunicação dentro do escritório, provavelmente a distância só os aumentará.

Por isso, evite usar apenas e-mails como forma primordial de comunicação. Utilize o celular, ligue, chame para uma reunião online, mande mensagem no canal interno ou opte por outras possibilidades de conversa.

Metodologias ágeis: Autoavaliação

Você já deve ter ouvido a seguinte frase em algumas de suas reuniões virtuais: “Nessa quarentena estou trabalhando mais do que nunca”.

Isso pode ocorrer porque em casa temos mais concentração do que no trabalho, já que não existem tantas distrações externas. Mas atenção, não confunda mais horas trabalhadas com mais tempo produtivo.

Não adianta trabalhar durante 12 horas seguidas e chegar no fim do dia sem ter gerado nenhum valor concreto para o seu cliente.

Metodologias ágeis: Frequência

Os “encontros” semanais de planejamento dos próximos passos e as reuniões diárias de andamento dos projetos podem ser bons aliados na busca por transparência, e manter a frequência desses ritos é fundamental.

Nestes encontros é importante que as pessoas estejam “vulneráveis”, falem de suas dificuldades, barreiras, processos, conclusões e peçam ajuda, se necessário. A colaboração só vem a partir da vulnerabilidade e, de forma remota principalmente, ninguém conseguirá trabalhar sozinho.

Metodologias ágeis: Organização

Se você ainda não atualizou seus direcionamentos para o novo contexto de coronavírus, poderá ter dificuldade de continuar gerando valor real para o cliente.

Orientações pensadas pelo time e que façam sentido, especialmente nesse período, são essenciais para manter a relevância de quem paga pelos seus serviços.

Por isso, organize-se para conseguir passar os feedbacks e novos direcionamentos mesmo à distância.

Metodologias ágeis: Motivação

Trabalhar alinhado com o time é essencial para manter a comunicação remota com os seus colegas.

Em home office, o propósito tem que estar ainda mais difundido, tem a ver com cultura e com motivação. Inserir essas questões nos times não é dever só do RH e sim da equipe.

O objetivo dessas dicas é agregar o agilismo na produção para otimizar o trabalho remoto. “O mindset ágil nunca foi tão necessário quanto agora, muitas de suas ferramentas e frameworks são de grande valor trabalhando à distância.

Nos cabe saber adaptar e manter essas práticas em diferentes contextos”, conclui o CEO. O empreendedor é responsável pelo maior podcast de agilidade do Brasil chamado ” Os Agilistas” , onde compartilha mais dicas e conhecimento sobre o tema.

Metodologias ágeis: sobre a dti digital

Fundada em 2009 por Marcelo Szuster, Vinicius Paiva, Raoni Resende, Guilherme Salles, Lucas Costas e Felipe Silveira, a dti digital nasceu com o propósito de promover a transformação digital em grandes empresas.

Especialista em metodologias ágeis e design thinking, a dti digital coloca o cliente no centro de sua atuação, orientando-os em uma jornada de transformação com o uso dos serviços adequados para melhorar a experiência dos clientes finais e criar novos modelos de negócio.

Com um time com mais de 700 funcionários organizados em tribos/squads, sede baseada em Minas Gerais e alguns escritórios sendo criados – inclusive fora do Brasil, a empresa conta com grandes clientes como Vale, VLi, Localiza Hertz, Hermes Pardini, FCA e Serasa Experian.

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