Especialista em produtividade dá dicas de como criar uma rotina diferente para 2021

Como criar uma rotina

 Especialista em produtividade ensina como criar uma rotina em 2021 para que o seu dia a dia seja produtivo.

Por Michel Helal, especialista em produtividade com mais de 700 alunos espalhados por todo mundo.

Então, é Natal, e o que você fez?

Seria uma canção natalina ou a voz da consciência nos questionando o quanto somos comprometidos em transformar nossas metas de vida em realidade?

Ok, 2020 foi um ano anormal. Mas já faz cerca de nove meses que vivemos esta nova realidade. Criamos novas rotinas familiares, dinâmicas de estudo, relação com o trabalho e cuidados com os mais idosos.

E dentro disso tudo deve haver organização para caber o espaço que é devido para os nossos sonhos. Não em um lugar utópico, mas, um lugar real, de ação e realização.

Mas como sair do viver do automático, do modo apagador de incêndio, e ir para o que eu transformo meus sonhos e ambições em realidade? A resposta é simples mas não é fácil: fugir das distrações.

E são elas: redes sociais, jogos – sejam eles para celular ou online -, a fofoquinha no corredor do escritório ou o cobertor e sofá deliciosos do home office te chamando para assistir uma série. Tudo isso é gatilho para nos tornar uma vítima de interrupções e distrações no trabalho e na vida.

E essas válvulas de escape são atrativas porque a sociedade hoje é pautada no prazer imediato. E as pessoas ficaram mal acostumadas e viciadas em ter bônus express.

Para sair de onde se está e ir para outro patamar é preciso disciplina para fazer o que precisa ser feito mesmo que você não queira fazer. Primeiro, o dever. Depois, a recompensa!

Embora não haja um sistema infalível que possa eliminar completamente os distúrbios e desvios, vou te dar sete passos para te ajudar a ser mais produtivo e alcançar seus sonhos:

Como criar uma rotina: Compromisso pessoal

Para você ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela SLAC® Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching-, menos de 8% dos brasileiros conseguem cumprir as metas estabelecidas em sua totalidade.

Por isso é importante você mapear quais metas estão alinhadas ao seu propósito de vida para que possa tirá-las do mundo dos sonhos e transformá-las em realidade.

Como criar uma rotina: Evite ser multitarefa 

Ao contrário do que se imagina, alternar entre as atividades ao invés de focar em cada uma delas individualmente gasta 40% de tempo a mais. E quem averiguo isso foi a pesquisa realizada pela American Psychological Association.

Então seja monotemático, determine suas prioridades e aloque tempo suficiente para cada tarefa. Dessa forma, você pode trabalhar no que é importante primeiro e ter tempo suficiente para concluir o resto de suas tarefas.

Como criar uma rotina: Desative as notificações do seu celular

Ou desligue seu telefone durante o horário de trabalho para evitar verificá-lo o tempo todo. O mesmo se aplica ao seu computador se tiver ativada as notificações na área de trabalho.

Como criar uma rotina: Gerenciar interrupções

Existem certas interrupções no home office ou no escritório que são inevitáveis, como aquela pausa para cozinhar,  seu gerente solicitando uma (video)reunião rápida ou um colega pedindo ajuda.

Para lidar com isso, sua melhor abordagem é informar as pessoas ao seu redor sobre sua necessidade de foco. Ative seu status como “ocupado / indisponível” em seu aplicativo de chat de trabalho e avise para seus familiares que está desenvolvendo uma atividade importante.

Ao prever e ter um plano em vigor para gerenciá-los, isso minimizará suas chances de ser afetado por interrupções.

Como criar uma rotina: Não procrastine o que é chato

Todos nós temos essa tarefa grande e importante que não queremos fazer, mas sabemos que temos que fazer porque ela tem a maior consequência se não a concluirmos. Então que ela seja a primeira função do seu dia!

Como criar uma rotina: Faça pausas

Elas são essenciais para manter a produtividade no trabalho. Trabalhar na frente de um computador pode levar a um estilo de vida sedentário, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Mesmo um micro-break de 30 segundos pode aumentar seus níveis de produtividade em até 30%.

Como criar uma rotina: Beba água

Embora saibamos que devemos, é fácil esquecer de beber bastante água durante o dia de trabalho. Muitos de nós recorremos ao chá ou ao café porque a cafeína nos mantém vivos. No entanto, assim como nos intervalos, beber água é essencial para manter os níveis de produtividade no trabalho.

Não beber água suficiente pode causar desidratação e também dores de cabeça, cansaço e ganho de peso. Uma boa dica para evitar a desidratação é manter uma garrafa de água em sua mesa, pois ela pode servir como um lembrete para beber água constantemente.

Espero que essas dicas sejam uma boa base para que você não sucumba à perturbação e distração do dia a dia. E tenha em mente que a mudança não acontece da noite para o dia. Comece pequeno e seja consistente. Se você escorregar, sacuda a poeira e tente novamente.

O desenvolvimento de hábitos acontece gradualmente, então, à medida que você se mantém atualizado, logo começará a notar as mudanças que está fazendo e, eventualmente, desfrutará dos frutos de seu trabalho.

Leia também – Como criar uma rotina de trabalho saudável.