Especialista dá dicas para entrevista de trabalho on-line

entrevista de trabalho on-line

A internet facilita a busca por uma vaga no mercado de trabalho, mas recrutamento virtual impõe desafios.

Em um país assolado pelo desemprego, cada entrevista para uma vaga de trabalho merece preparação e atenção redobradas. E quando isso acontece durante uma pandemia, em que boa parte das empresas opera de forma remota, os desafios são ainda maiores.

psicólogo especialista em Crises e Emergências e especialista em Recursos Humanos Alexandre Garrett conta que os recrutadores de RH estão se adaptando a uma nova forma de escolher os colaboradores. 

Entrevista de trabalho on-line: Diante do futuro

“Se colocar diante de seu futuro empregador já é um momento cheio de tensão para quem precisa do trabalho. Quando você tem a entrevista pessoal, é mais fácil o recrutador te contratar, mas na tela, ele não consegue fazer uma leitura completa da sua expressão corporal”, avalia.

Segundo o especialista, que atua há mais de 20 anos no setor de RH, além da formação e qualidades técnicas, os candidatos a uma vaga precisam demonstrar possuir características que são essenciais para o teletrabalho.

“As empresas estão muito interessadas nas questões comportamentais, como capacidade de resiliência, de desenvolver autoconhecimento e de trabalhar em equipe à distância. Tem que ter muita autoconfiança porque o teletrabalho cria a falta de vínculo, tem que se interessar pela atividade, ter um propósito e ser engajado com o trabalho”, comenta.

Entrevista de trabalho on-line: Na hora da entrevista

Na hora da entrevista, escolha um lugar da casa iluminado, com bom sinal de internet e sem ruídos. Garrett conta que o candidato tem que ter uma boa comunicação verbal e clareza de ideias.

“A pessoa tem que estar relaxada para ter uma conversa mais franca e ser objetiva quando questionada sobre os motivos que a fazem querer a vaga. A pessoa tem que aparentar que está pronta e equilibrada para assumir as novas funções”, completa.

O candidato precisa ter boa comunicação verbal e clareza de ideias durante a entrevista

Entrevista de trabalho on-line: Facilidade

Mas se por um lado a distância pode atrapalhar no processo da entrevista, por outro, facilita a busca por uma vaga. “As ferramentas de disponibilização de vagas on-line permitem buscas por formação, funções e possibilitam que o currículo seja distribuído de forma mais rápida e eficaz”, comenta Garrett.

O especialista tem um portal dedicado ao assunto e disponibiliza uma ferramenta com mais de 50 mil vagas. “Por meio dessa ferramenta o candidato pode enviar não só o currículo, mas um vídeo de apresentação ao recrutador, o que pode aumentar as chances de contratação”, afirma. Para acessar a ferramenta, basta acessar https://portaldogarrett.com.br/

Entrevista de trabalho on-line: Dicas para se sair bem em entrevista de trabalho

– Tente ficar calmo
– Se comunique com clareza
– Seja objetivo quando questionado sobre os motivos que o fazem querer a vaga
– Demonstre autoconfiança e pro atividade
– Escolha um lugar da casa para a entrevista sem ruídos, claro e que tenha bom sinal de internet
– Posicione o equipamento em um tripé ou mesa

Alexandre Garrett é psicólogo especializado em Crises
e Emergências e especialista em RH

Leia também – Dispara a procura por profissionais especializados em controle de custos.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui